Argo
    Você assistiu Argo ?

Eduardo P.
    Eduardo P.

Enviada em 20 de março de 2013
    O plano de resgatar americanos levados à força para Israel é conduzido com extrema habilidade por Ben Afleck. Dessa vez, ele prova, definitivamente, seu talento como diretor. A premissa do filme parece complicada; muitos pesonagens, politicagem americana, sub-tramas e, ainda, tem que mexer com os “inimigos” dos americanos. Felizmente, Ben Afleck mexe nisso tudo de forma exemplar. O filme explora as personagem sem deixa-lás rasas, mas não chega à desviar o foco do filme. Ele mexe na política americana tentando mostrar os fatos sem enaltecer ou desmerecer, apontando os defeitos e qualidades daquele sistema e mostrando que o personagem central, Tony Mendez (Ben Afleck), é o herói da história. Ele pode até se encaixar no padrão do “herói americano”, mas ele mesmo não enaltece seu país e sabe de seus defeitos, mas busca a ajuda no sistema, do qual faz parte, e, assim, consegue os aliados necessários. E, em relação aos mulçumanos, eles aparecem de forma mais sóbria possível. O roteiro adaptado, também, é digno de elogios. Custurando tudo de forma competente, o roteiro explora o drama das personagens sem exagerar, costrói os momentos investigativos sem caricaturas e sabe quando dar os alívios cômicos. As referências à indústria Holywood também pontuam diálogos inspirados. Para dar o acabamento impecável, o diretor dá força ao elenco, fortalecendo a união dos atores, sem evidenciar um ou outro. Afinal, a grande atenção está focada na história, que ganha tom de trilher, graças à direção que sustenta o clima de tensão em diversos momentos empolgantes.
    Fernando K
    Fernando K

Enviada em 10 de março de 2013
    ainda não acabei de assistir mas pelo que puder ver nesses primeiros minutos de filme que esse é mas um recado dos americanos pro Irã, mas uma justificativa de que o Irã será a bola da vez.
    Vera Lúcia D.
    Vera Lúcia D.

Enviada em 9 de março de 2013
    Merecia a indicação e o Oscar de melhor diretor. Nesta onda de retrô, o Ben Affleck foi perfeito: fez um ótimo filme, com roteiro detalhista e muito emocionante! Bem retrô isso. rs
    Antonio R
    Antonio R

Enviada em 9 de março de 2013
    Diante de tantos elogios e premiações eu esperava mais. A meu ver se trata de um filme comum de sequestro, mas que está sendo superestimado. Não merecia o Oscar. Ben Affleck, sempre fraco como ator, desta vez acumula funções surgindo também como diretor. A destacar apenas o fato de trazer a tona acontecimentos envolvendo a situação vivida pelos americanos no Irã, que se viram alvo de sequestro por ocasião da queda do regime do Xá Reza Pahlevi. A trama se desenrola com um filme dentro do filme, todavia de forma confusa e com pouca imaginação.
    Alexandre L.
    Alexandre L.

Enviada em 4 de março de 2013
    Um ótimo filme para quem gosta de conspirações e afins. O elenco foi muito bem escalado, história real bem contada, sem enrolação, filme tenso e direto. Mereceu o Oscar, com certeza. Ben Affleck continua sendo um péssimo ator, chato, sem graça, sem carisma, mas aparentemente se achou como diretor, se ele continuar assim, deve definitivamente largar a carreira de ator e investir pesado na de diretor.
    Phelipe V.
    Phelipe V.

Enviada em 4 de março de 2013
    Começa um tanto quanto confuso pra quem é jogado na história pela primeira vez, e com um ritmo lento inicial, vai desenhando uma trama tão interessante que nos deixa absolutamente envolvidos quando, então, a história nos é realmente apresentada.

O filme é eletrizando. Por volta da metade, o roteiro parece encontrar o tom e não para jamais. Algumas coisas desse filme me lembraram "Tudo Pelo Poder" (não a toa George Clooney assina a direção - fato que eu nem sabia antes de chegar aos créditos finais), e toda a intriga internacional com o governo é, a partir de certo ponto, muito bem desenvolvida. O filme empolga, de fato, e quando chega o final, somos capazes de agir internamente da mesma forma que esses personagens.

Ao passo que, sem dúvidas, não é um filme perfeito. Acerta na construção da tensão, sempre crescente, ascendente, construída profundamente a medida que seu protagonista vai se envolvendo mais a fundo em todo aquele esquema. Mas erra, infelizmente, na realização do lado afetivo de Tony Mendez. Sua relação com o filho é tão pouco explorada, que o final nos parece extremamente 'jogado', pra nada. Pode ser defeito de edição, mas a participação de sua ex-mulher é incoerente e absurdamente dispensável. Se não tentasse forçar um final feliz, o filme terminaria muito melhor.

Tecnicamente, é quase perfeito. Figurinos, direção de arte e ambientação, toda a parte técnica - incluindo a maravilhosa fotografia -, é digna de aplausos e prêmios. As sobreposições de imagem também são um acerto muito grande de Affleck, aspecto usado e abusado por ele nesse filme. Mas se como diretor ele arrasa, como ator... não! Fica cada vez mais a impressão que um intérprete melhor poderia estar na tela, Tony Mendez é um personagem sensacional, entretanto, mal interpretado. Não que o filme tenha outros atores com desempenho destacado (até porque os coadjuvantes não chegam nem perto do foco que o filme tem em seu protagonista, e Bryan Cranston, que é FODÃO, está em uma atuação bem comum), mas o personagem que segura o filme merecia uma interpretação à altura.

Mas, o saldo final é mais positivo, bem mais. A cada filme que entrega, Ben Affleck mostra um desenvolvimento maior, crescimento como realizador e uma direção muito mais segura. Esse filme é uma transição pra um cara que, realmente, descobriu o que faz melhor. Mas Affleck só vai se tornar um grande diretor quando deixar de se auto-escalar. Por ora, enquanto não temos ainda uma obra-prima do sr. Afleck, ficamos com o grande filme que é ARGO.
    Leandro M.
    Leandro M.

Enviada em 4 de março de 2013
    Filme muito bom e representa bem o desafio da situação, mas realmente na minha opinião não é tanto para ter ganho o Oscar.

Já vi filmes deste tipo que prenderam muito mais a atenção e não mereceram tamanho reconhecimento. Cito: United 93 (de perder o ar), Falcão Negro em Apuros (muito tenso), entre outros.

Deve ter algum outro aspecto emocional dos americanos que interfere nesta avaliação
    Eder Luis Santana
    Eder Luis Santana

Enviada em 2 de março de 2013
    Nos primeiros minutos de Argo percebe-se porque o filme mereceu tanto destaque no Oscar. É tenso, vibrante, inteligente e com uma vivacidade que não deixa o espectador relaxar até que os créditos finais iniciem a subida ao topo da tela. Ben Affleck pode não ser o melhor ator de Hollywood, mas desempenhou com maestria a direção desse filme que, com certeza, entrará para a história. Um dos principais méritos do filme é o modo como a contextualização foi estabelecida. Mesmo o espectador que pouco sabe sobre os conflitos no Oriente Médio terá a capacidade de entender tudo sobre a história. Isso sem contar o clima de nervosismo estabelecido ao longo de toda a trama, com personagens bem situados e expressivos. Difícil identificar problemas graves que desqualifiquem um filme como Argo. Talvez um olhar aguçado de experts em cinema possa identificar mil e um problemas, mas como espectador comum (e feliz por estar nesse papel) confesso que Argo é uma obra prima da sétima arte.
    Ricardo C.
    Ricardo C.

Enviada em 1 de março de 2013
    Não perca, mesmo que não goste do início!!! Filme muito bem feito e dirigido, crítico e real. Muuuito bom
    Anselmo d.
    Anselmo d.

Enviada em 27 de fevereiro de 2013
    Quando comecei a assistir o filme não entendi o porquê de ter ganhado o oscar. Pareceia brincadeira. Mas quando a trama avançou tudo se explicou. Excelente filme. Gostei muito de como satirizaram Holywood! O único pecado do filme é quando satiriza os diretores: isto supostamente custou o oscar de diretor para o Ben.