Argo
    Você assistiu Argo ?

Fernando Sampaio
    Fernando Sampaio

Enviada em 25 de abril de 2013
    Não gosto de filmes de conteúdo político, mas ARGO, baseado em fatos reais, foi fenomenal, digno do Oscar de melhor filme recebido em 2013, apesar do diretor ter sido preterido pela Academia, que nem sequer o indicou na categoria de melhor direção. Perfeita aula de história contada a partir de um roteiro primoroso.
    Pedro R.
    Pedro R.

Enviada em 11 de abril de 2013
    Sou apaixonado por filmes baseados em fatos reais e acredito que essa história realmente mereceu um filme. Aliás, pessoalmente acredito que este filme é bem superior aos outros últimos ganhadores do Oscar (O artista, O discurso do Rei, Guerra ao terror).

Nota 9.0 por dois motivos. Primeiro achei que faltou explicar os detalhes do plano da missão. Ficou muito resumido. Em segundo lugar, houve vários clichês hollywoodianos de tensão só para colocar tensões sobre os telespectadores (exemplo: o telefone toca e ninguém atende até o último toque; ou então; o carro que esta fugindo dos caras maus tem um problema na marcha). (Aposto que estas coisas não aconteceram na realidade).
    Paulo
    Paulo

Enviada em 25 de abril de 2013
    Um grande filme que relata com clareza a invasão da embaixada americana no Irã.Recomendado.
    Marcio S.
    Marcio S.

Enviada em 6 de abril de 2013
    Cada vez mais o mundo nos mostra o quanto à violência se paga com violência. Tantos americanos como iranianos demonstram isso. Não importa (nunca importa) quem começa. O outro lado quer responder sempre de forma igual ou mais agressiva. Olhando as imagens que Argo nos passa, de um lado ou do outro, os dois povos, querem responder qualquer ato de violência com mais violência.
    Baseado numa história real, este filme nos mostra o sofrimento de reféns feitos pelo povo iraniano ao invadir a embaixada americana em Teerã. Seis funcionários conseguem fugir e se abrigam na casa do embaixador canadense. Ben Affleck filma de maneira documental. As imagens são misturadas com as reais feitas na época e dessa maneira penetramos no barril de pólvora que o Irã se tornou naquela época.
    Enquanto os EUA tentam negociar a libertação dos reféns na Embaixada um agente da CIA, Tony Mendes (vivido por Ben Affleck), tenta elaborar um plano para que se retirem os seis funcionários que estão na casa do cônsul canadense. A idéia: Criar um falso filme para tentar tirar clandestinamente os seis do Irã. A partir dessa idéia o roteiro começa a fazer várias piadas com Hollywood e por que não críticas. Inclusive uma com o próprio Ben Affleck quando pergunta a ele se o que ele quer agora é se tornar cineasta da noite para o dia. Lembrando que ele já fez dois filmes antes desse, sendo Medo da Verdade um filme muito bom.
    O filme escolhido é de um roteiro chamado Argo. O que significa não importa (a brincadeira com o nome do filme também é bem criativa). Entramos no processo de Hollywood para se conseguir fazer um filme. Daí em diante o filme intercala entre cenas de tensão com cenas descontraídas fazendo com que o espectador não fique somente com o que pode acontecer aos reféns e com os seis integrantes que fugiram da embaixada.
    Outro ponto forte do filme é que a personagem de Affleck é extremamente plausível. Ele não é um 007. Ele é uma pessoa normal como nós. Tem família e problemas. É fácil nos identificarmos com ele. Em uma cena, antes de partir conseguimos perceber o quanto ele gosta do filho e que o problema de família que ele possui o atormenta interiormente como faria conosco.
    Os seis refugiados na casa do cônsul canadense cada vez mais se mostram divididos com que decisão deve tomar. Dessa maneira as decisões a serem tomadas de um podem provocar a morte de todos. Só a partir do momento que formarem um grupo coeso irão vencer a adversidade. A Kombi alugada no Irã nos mostra isso, pois ali eles estão todos seguindo em frente de um mesmo objetivo. Quando chegamos ao final estamos presos na poltrona e não conseguimos mais sair da sala sem saber o desfecho daquelas pessoas. Ficamos tensos a cada cena.
    Assim nos fazemos a pergunta: Violência deve gerar Violência? Eu acredito que não, e acho que esse filme nos passa justamente a idéia ao contrário. É minha aposta para melhor filme no oscar 2013.
    Pati Lima
    Pati Lima

Enviada em 29 de março de 2013
    Bom filme. Inteligente, prende a atenção mais do meio ao final. Boa história e atuações. Achei um pouco "Americanizado", filme de Oscar mesmo, merecido. Não sei se de melhor filme, mas merecido.
    Renato R.
    Renato R.

Enviada em 27 de março de 2013
    Filme show de bola, suspense até o final e aquele "friozinho" na barriga pra ver qual será o desfecho.
    Oscar merecido!
    Rebeca S.
    Rebeca S.

Enviada em 27 de março de 2013
    O filme trata da História de Teerã, uma cidade do Irã que 'tirou do poder' o antigo xá - Uma espécie de ditador trouxe muita fome, miséria e tortura, enquanto ele próprio vivia no luxo. Os Estados Unidos forneceram então abrigo político para esse xá. A partir de então, a população se revolta contra os EUA, pois querem que o ditador seja julgado pelo povo Iraniano pelos crimes que ele cometeu lá. Basicamente é isso.

No início do filme, essa história é contada por uma animação narrada quase que como uma explicação didática da época. Isso já contextualiza o espectador.

O povo revoltado com os EUA, faz protestos queimando bandeiras, enforcando qualquer um que parecesse ser americano em locais públicos e... Invadindo a embaixada americana. Ao invadir eles fazem de reféns os servidores americanos - os torturando e obrigando a viver de forma humilhante durante a ocupação. Porém seis destes servidores conseguem fugir durante a invasão, abrigando-se na embaixada Canadense sob sigilo absoluto.

Os protestos tornaram-se diários e cada vez mais brutos, nenhum dos servidores (nem sequer os canadenses) podiam sair na rua pois podiam ser confundidos e mortos.

O governo americano toma consciência disso e então começam a planejar maneiras de resgatar sem intervenção militar dos seis refugiados. É então que a história toma um rumo inesperado - O agente especializado em resgate- Tony Mendez (Ben Afleck - também diretor do filme), enquanto assistia um filme de ficção científica, tem a ideia de forjar um filme falso de ficção científica, para que possa fazer um teste de locação de ambiente para as filmagens no oriente médio (Teerã) e assim fazer com que os refugiados se pareçam com pessoas da equipe do filme. (Diretor, roteirista, designer entre outros) e possa sair do país.

É desta forma então, que ele encontra formas de criar esse filme fictício. Conta com a ajuda do maquiador John Chambers (John Goodman) do filme "Planeta dos Macacos" (isso é baseado em fatos reais, ele realmente era maquiador) e também a ajuda do produtor de cinema Lester Siegel (Alan Arkin), que ajudam-o a pensar em como será esse filme, a forjar um escritório, uma falsa conferência de prováveis atores do filme... Tudo para que realmente engane o governo do Teerã.

O que se dá a seguir eu não vou contar, pois quero muito que você assista esse filme pelos seguintes motivos:

1º É um filme baseado em fatos reais, apesar de que só mostra o lado americano da história e também há alguns acontecimentos que não aconteceram, ou seja, não é uma história que segue a risca a história (por isso é baseado.

2º As fimagens e a ambientação tentaram retratar da melhor forma possível os anos 70 - E nisso contaram com todo o figurino, ambiente, música... Até o ruído (aqueles grãos que aparecem na tela) ele aumentou. E também as imagens de guerra - Nos créditos do filme mostra algumas imagens de arquivo que compara os personagens do filme com os funcionários (em fotos), mostra também imagens da ocupação sendo retratadas durante o filme...

3º Na medida certa mistura humor, sarcasmos, ironia com uma certo drama, um suspense... Aquele frio na barriga de que a qualquer momento o plano pode dar errado e que se você não conhece a história, pode imaginar que todo mundo morre.

Espero não ter dado muitos spoilers (e realmente não dei, o filme é maravilhoso e cheio de sagacidades, não falei de muita coisa

Assistam, o filme é MUITO BOM apesar de tudo! E tudo vale graças ao plano incrível de um filme "de mentirinha"... Das mais improváveis formas...
    Alexsandro S.
    Alexsandro S.

Enviada em 24 de março de 2013
    A coragem de Ben Affleck ao revelar ao mundo a história (muito bem contada) de Argo o colocou ao nível dos grandes diretores de Hollywood. Talvez não reconhecido pela ousadia em contar como visto por olhos civis, sem enaltecer o governo Americano no acontecido e não agradando muito Hollywood com sua crítica inteligente aos diretores e produtores.
    Premiado pela Critics Choice Awards 2013 como melhor diretor e melhor filme e causando estranheza a Academia Hollyoodiana ao premia-lo como melhor filme e sequer indicar Ben Affleck como melhor diretor.
    A realidade nos relatos dos fatos ocorridos, tornam a estória contada de uma maneira dinâmica, não deixando duvida nos fatos.
    Isso tudo o faz jus aos prêmios recebidos, moralmente reconhecendo Ben Affleck como o grande diretor do ano, apontado pelos críticos de cinema do mundo inteiro, inclusive por Rubens Ewald Filho aqui no Brasil.
    Ótimo filme, recomendo à quem gosta de uma boa história!
    Robério M.
    Robério M.

Enviada em 22 de março de 2013
    Muito bom filme. Incrível! Foi tão bem feito que a impressão que se tem é de que realmente foi filmado nos anos 1970. O filme é imparcial, pois logo no início é informado ao expectador que o Xá Reza Pahlevi, que é um ditador sem escrúpulos, foi colocado pelos Estados Unidos. Também nota-se isso quando um dos americanos na embaixada afirma que "nós o apoiamos e agora a população se virou contra nós". Também o filme mostra a que ponto pode chegar o fanatismo religioso. Com toda certeza mereceu o Oscar de melhor filme.
    Edson J.
    Edson J.

Enviada em 17 de março de 2013
    Excelente, um super filme, tudo vai se desenvolvendo no tempo certo, o Ben Affleck soube contar a história sem deixar o filme longo e chato, pelo contrário, é o tipo de filme que você fica preso a ele, sente a emoção. Recomendo que assistam!