Argo
    Você assistiu Argo ?

Adriano Silva
    Adriano Silva

Enviada em 9 de fevereiro de 2014
    Filme vencedor do Oscar que em momento algum me surpreendeu, é sim um bom filme mais não foge das mesmas história envolvendo EUA e o Irã, não é atoa que ganhou o Oscar de melhor filme né os americanos sempre vão puxar a sardinha pro lado deles!!!!
    Sidnei C.
    Sidnei C.

Enviada em 5 de agosto de 2013
    Argo foi consagrado pelo Oscar como o melhor filme de 2012, um ano sem unanimidades, onde Lincoln, O Mestre, Amor e A Hora Mais Escura dividiram vários prêmios da crítica. Argo, no entanto, venceu os mais populares e em maior número (Globo de Ouro, o BAFTA na Inglaterra, o César na França, etc.)
    Esta badalação toda pode muitas vezes ser prejudicial a qualquer filme, gerando uma expectativa exagerada. Argo é um bom filme? Do ponto de vista estritamente de cinema, sim. Se questionarmos se sua visão dos fatos é "literalmente" politicamente correta ou não, nossa opinião sobre o filme pode mudar.
    Argo é o melhor filme (ou o melhor filme americano) de 2012? Provavelmente, não. Mas isto não tira seus méritos. Em seu terceiro filme como diretor, Ben Affleck reafirma seu talento como diretor, mas com certeza foi mais criativo e inspirado em seu primeiro - Medo da Verdade (Gone, Baby, Gone). O filme prende a atenção até o final, com certeza. Mas talvez ao final, o excesso de situações "em cima da hora" chegue a prejudicar a verossimilhança de uma história real!
    John Goodman (presente também em O Voo) e Alan Arkin (o avô de Pequena Miss Sunshine) como os contratados de Hollywood para o filme falso roubam as cenas em que aparecem, num filme em que o elenco em geral está muito bem entrosado.
    Affleck marca mais um ponto em sua carreira como diretor, num filme que vale a pena ser visto, mesmo por aqueles que desconhecem o fato histórico recente retratado. Por isso, é elogiável a sequência de abertura que dá um panorama geral da situação em que a história do filme se insere.
    Matheus S.
    Matheus S.

Enviada em 22 de julho de 2013
    Ben Affleck sempre foi uma figurinha que causava certos questionamentos em Hollywood. Ele já participou de ótimos filmes, como é o caso de Gênio Indomável (no qual ganhou o Oscar junto com o Matt Damon por melhor roteiro) e Atração Perigosa (filme no qual dirigiu e protagonizou, igualmente à Argo). Mas por outro lado ele já protagonizou filmes massacrados pela crítica, clássico caso de Demolidor – O Homem Sem Medo. Então quando saiu a notícia de que ele iria dirigir e protagonizar um filme de alto escalão e de um assunto tão difícil quanto Argo todos ficaram extremamente desconfiados sobre o resultado final. Quando o filme chegou aos cinemas brasileiros em novembro do ano passado eu posso afirmar que, todos que tem o mínimo bom senso cinematográfico, concluíram que o Ben Affleck concluiu o seu trabalho com maestria.

A história verídica narra o plano da CIA para libertar seis diplomatas americanos que estavam vivendo em sigilo na casa de um diplomata canadense que mora no Irã. Isso porque eles conseguiram fugir (muito dificilmente) da embaixada americana no Irã durante uma invasão de protestantes islâmicos. Ninguém tinha a mínima ideia de como fazer isso, já que a segurança e a desconfiança sobre estrangeiros (principalmente americanos) no Irã estavam altíssimas. Então surge o Tony Mendez (Ben Affleck) com a ideia de chegar ao Irã sobre uma nova identidade (agora canadense) com a proposta de filmar um filme falso, e assim poder libertar os seis americanos do país. O nome do filme falso que iriam rodar era “Argo” (daí o nome do filme original), e ele falava sobre lutas interestelares e outras coisas fictícias. Precisando de cenários exóticos para filmar, Tony vai até algumas pessoas importantes do Irã para poder ter permissão para filmar em lugares exóticos do país.
    Com a ajuda de diversas entidades de segurança americana e de alguns figurões de Hollywood, o filme continua com essa jornada tensa e perigosa para libertar apenas esses seis americanos. Mas com a soltura desses seis outros tantos serão soltos, todos estavam presos no Irã por questões políticas.
    (Como o filme é cheio de detalhes geográficos e históricos me perdoem por qualquer erro sobre o enredo em si, e também pelo não aprofundamento na história).

Apenas com esse breve resumo já deu pra notar as proporções quase épicas desse filme. Então agora aquela certa desconfiança sobre o Ben poderia ser explicada. Mas como eu já disse no início o Bem concluiu o seu trabalho de forma magistral. Sua direção é pulsante, aprofundada nos detalhes corretos e com uma carga dramática nos momentos corretos. Se no começo do filme ele pode parecer parado e sem graça um pouco mais a frente vocês podem ver o alto nível emocional presente nele. Diversas cenas filmadas no Irã são altamente tensas e prendem nossa atenção, fazendo com que fiquemos presos a história desses seis diplomatas e que torcemos por eles até o fim. Outra característica marcante e magistralmente introduzida no filme pelo Ben é a utilização de diversas sequencias de animação e algumas reportagens e matérias reais, exibidas no tempo em que tudo aquilo realmente aconteceu. Isso faz com que nos aprofundemos ainda mais sobre o que os islâmicos e os americanos pensavam sobre o tema.
    O roteiro, mesmo com tantas “pontas soltas” e detalhes marcantes e decisivos, aparece na tela de uma forma perfeita! Mesmo que por alguns momentos o filme pareça confuso não demora muito para entendermos o perfeitamente. O aprofundamento sobre diversos detalhes políticos e históricos é perfeito, fazendo com que fiquemos a par de tudo o que aconteceu realmente. As atuações também estão de parabéns. O Ben Affleck se sai muito bem no papel do Tony, mas ele continua sendo melhor como diretor. A escalação coadjuvante não deixa a desejar, interpretando seus papeis com carga emocional na medida certa e de uma forma bem convincente. Destaque, é claro, para o ótimo Alan Arkin!

Uma produção notável tanto por sua qualidade artística como por seu grande conteúdo histórico: assim pode ser classificado Argo. O filme contem momentos cheios de “educação histórica”, mas também tem lugar garantido para altas doses de adrenalina e tensão, fazendo assim com que o filme se torne indispensável para qualquer um que adore uma obra divertida e ainda assim artística e com muito conteúdo.
    Vinipassos
    Vinipassos

Enviada em 30 de junho de 2013
    Achei o roteiro muito bom, a trilha sonora melhor ainda, além do filme possuir alguns momentos cômicos bem legais. Argo conseguiu me prender na cadeira durante todo o filme, a cada momento a trama fica mais intensa. Gostei muito da fotografia q usaram, colocando dentro da "confusão".
    Excelente e verídico. Boa, Ben Affleck.
    Reuler M.
    Reuler M.

Enviada em 28 de junho de 2013
    Um filme excepcional... Te prende do começo ao fim. Você fica numa grande expectativa para ver o que acontece com os seis americanos presos no Irã. Merecido o Oscar!!!
    André L.
    André L.

Enviada em 9 de junho de 2013
    É um filme excepcional, que de imediato critica a forma norte-americana de intervencionismo na política dos países que eles têm interesse econômico. O filme é complexo, porém, de fácil linguagem. Possui humor, suspense, drama, política... é muito interessante. Um ótimo filme!
    Gabriella F.
    Gabriella F.

Enviada em 5 de junho de 2013
    O filme é bom e isso é inquestionável. Mas me parece que ganhou o oscar mais por patriotismo que por mérito.
    Átila V.
    Átila V.

Enviada em 23 de junho de 2013
    Ótimo filme, fez por merecer ao ganhar o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. Tensão do começo ao fim. O filme já começa com bastante ação, mostrando a invasão da Embaixada dos EUA em Teerã por militantes islâmicos, da qual escapam apenas 6 funcionários. É justamente aí que se desenrola a trama, que fica cada vez mais envolvente e prende a atenção do espectador. Ben Affleck mandou bem como diretor e também como Tony Mendez.
    Luis R.
    Luis R.

Enviada em 22 de março de 2014
    Argo é um filme admirável.A trama é baseada em fatos reais, o enredo enfoca uma operação nada ortodoxa para liberar reféns no Irã em 1979.
    Raphael M.
    Raphael M.

Enviada em 10 de maio de 2013
    Eu tenho uma coisa comigo , não gosto muito de filmes desse estilo . No caso que retrata e fala sobre política de diferentes países e ainda mais quando se é baseado em fatos reais. Mas sinceramente esse filme me surpreendeu. Não foi a toa que ganhou o oscar de melhor comédia , ação , e muito , mas muito suspense mesmo. Sofri junto com os personagens , sofri com os apuros que eles passaram no ndo. Uma excelente escolha pro final de semana.