Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    O Garoto da Bicicleta
    Críticas AdoroCinema
    4,0
    Muito bom
    O Garoto da Bicicleta

    À Procura

    por Lucas Salgado

    Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne são dois dos diretores mais cultuados do cinema internacional. Nascidos na Bélgica, os irmãos já realizaram obras como Rosetta, O Silêncio de Lorna e A Criança, e agora investem na história de um garoto que custa a aceitar que foi abandonado pelo pai. Na busca pelo progenitor, o menino acaba encontrando sua bicicleta e uma espécie de tutora provisória.

    O Garoto da Bicicleta é mais um belo filme dos Dardenne e tem como característica principal algo que é bem comum nas produções da dupla, ou seja, a naturalidade. Utilizando-se muitas vezes da câmera na mão, os diretores em momento algum deixam de lado a suavidade com que cuidam de cada tomada. Tudo é muito limpo, por mais que a história muitas vezes se encaminha para uma vertente mais obscura. Parte do mérito deve ser dividido com o diretor de fotografia Alain Marcoen, parceiro de longa data dos cineastas.

    É curioso notar como a busca do personagem principal pelo pai acaba colocando a câmera em um movimento quase que permanente. São pouquíssimas as tomadas paradas e as passagens do menino andando de bicicleta são muito inspiradas. A lamentar apenas a má utilização de uma trilha sonora clássicas nessas cenas. A trilha aparece em poucos momentos, mas sempre que aparece incomoda.

    O estreante Thomas Doret é o responsável por interpretar o personagem-título, que responde pelo nome de Cyril. O jovem tem uma atuação convincente e é responsável direto pelo sucesso da produção. Quem também se sai muito bem é Cécile de France (Além da Vida). A atriz dá vida à cabeleireira Samantha, que conhece Cyril de forma inusitada, mas logo inicia uma relação de cumplicidade e amor com o garoto.

    Agressivo e arredio no início, Cyril vai sendo "domado" com o amadurecimento de sua relação com Samantha, mas o importante é que essa mudança não é feita de uma hora para outra, com o garoto dando muito trabalho para a mulher.

    Apesar do trabalho da figurinista Maira Ramedhan Lévy não chamar muita atenção, é notória a opção por colocar o tal "garoto da bicicleta" quase sempre de camisa vermelha, numa referência clara a sua personalidade esquentada.

    Com um belo plano final, Le Gamin au Vélo possui 87 minutos de duração e neste tempo consegue conta muito bem sua história. Todos os filmes dos irmãos Dardenne são como aulas de amor pelo cinema e com este aqui não é diferente. Tudo é pensado em detalhes e as cenas rodadas com uma delicadeza e precisão dignas de destaque.

    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema

    Comentários

    Mostrar comentários
    Back to Top