Um Parto de Viagem
    Ruim
    Um Parto de Viagem

Gestação indigesta

por Lucas Salgado

O longa Se Beber, Não Case! não foi o primeiro trabalho nem do diretor Todd Phillips, nem do ator Zach Galifianakis, mas é impossível negar que a carreira da dupla se resume à antes e depois da louca despedida de solteiro em Las Vegas.

Com sequência já encaminhada, Se Beber, Não Case! arrebatou o Globo de Ouro de melhor filme comédia/musical e faturou quase US$ 280 milhões nos cinemas dos Estados Unidos.

Com tudo isso, Phillips e Galifianakis – um dos destaques da produção – tiveram seus nomes alçados à ícones da comédia. O ator inclusive conquistou espaço na televisão, com a série "Bored to Death", e na internet, através da série de entrevistas "Between Two Ferns" no site Funny or Die.

Era de se esperar, com toda esta badalação, que a dupla repetisse o êxito em sua nova parceira nas telonas, ainda mais contando com a ajuda do ótimo Robert Downey Jr. (Homem de Ferro 2), mas não foi isso que aconteceu.

Ao contrário de The Hangover (no original), o novo filme não vai lhe deixar gargalhando, podendo no máximo lhe deixar com um sorriso no rosto, e só não chega a ser um fracasso total graças às presenças de Downey Jr. e Galifianakis.

A química entre a dupla de protagonistas é uma das poucas coisas que salvam o filme de ser uma bomba completa. A fotografia também se destaca, explorando bem a intenção de se rodar um road movie, assim como a homenagem/referência à série "Two and a Half Men". A trilha sonora, no entanto, marca importante dos "filmes de estrada", aqui está em segundo plano.

O único momento em que a trilha está à serviço da trama é quando personagem de Galifianakis canta "Hey You", clássico da banda Pink Floyd, durante uma viagem a base de drogas.

Michelle Monaghan (Missão Impossível 3), Jamie Foxx (Código de Conduta) e Juliette Lewis (Coincidências do Amor) integram o núcleo coadjuvante da produção e em momento algum merecem destaque.

Um Parto de Viagem parece um filme que não foi de fato bem pensado. Ao que parece, os realizadores acreditaram que o talento do diretor e o carisma dos protagonistas eram suficientes para encobrir todas as falhas do roteiro. Isso pode acabar se tornando verdade nas bilheterias, mas uma dupla que levou um Globo de Ouro pelo último trabalho não deveria se contentar apenas em criar um blockbuster.