Madagascar 3 - Os Procurados
    Ruim
    Madagascar 3 - Os Procurados

Fórmula desgastada

por Francisco Russo

A grande dificuldade em fazer inúmeras sequências é trazer em cada filme elementos novos de forma que a série, como um todo, fuja do marasmo. Madagascar 2, lançado em 2008, já caía neste problema, ao repetir situações dos quatro amigos em aventuras no país-título. Em Madagascar 3 eles enfim conseguem sair do continente africano mas, apesar dos novos personagens e da mudança de cenário, o filme cai no que de pior existe para um longa-metragem: o tédio.

A história desta vez leva Alex, Marty, Melman, Gloria, pinguins e macacos rumo a Mônaco, primeira parada no longo percurso visando o retorno aos Estados Unidos. Um caminho feito aos saltos, através de um roteiro que privilegia a ação em detrimento de uma história, deixando várias situações mal explicadas e alguns buracos pelo caminho. Para escondê-los, nada como colocar muita correria em cena, de forma que o espectador não tenha tempo para reparar no quanto todo o exibido não faz muito sentido. Uma tática cada vez mais comum em Hollywood, usada também no recente Sherlock Holmes - O Jogo de Sombras.

Em meio à saudade de casa que acompanha os personagens, o filme passeia por vários recantos europeus em uma fuga alucinada da agente de controle animal Chantal Dubois. Uma vilã típica da animação: obcecada em atingir seu objetivo, sem se importar com quem cruza pelo caminho, e dotada de poderes sobrehumanos que a permitem agir da forma que bem entender. Se por um lado isto possibilita que a personagem realize feitos incríveis, por outro sua falta de humanidade a infantiliza bastante. O mesmo acontece com os novos personagens vindos do circo, que seguem estereótipos para que possam ser facilmente identificados pelo público infantil. Para eles o filme até tem seus atrativos, graças às cores e aos vários objetos jogados em direção ao público, no caso da exibição em 3D. Aos adultos, restam apenas as breves citações a filmes, como Conduzindo Miss Daisy e O Que é Que Há, Gatinha?, marca registrada da série.

O único ponto de Madagascar 3 que chama a atenção é seu aspecto visual, especialmente quando o circo com o qual fogem é reformulado. Inspirado no Cirque du Soleil, é um verdadeiro espetáculo visual que, se por um lado chama a atenção pelas cores e movimentos, por outro ressalta mais uma vez a pouca importância dada ao roteiro. Algo surpreendente ao saber que seu autor é Noah Baumbach, exaltado pelo trabalho nos diálogos feito em filmes como A Lula e a Baleia e O Fantástico Sr. Raposo.

Madagascar 3 é um filme tedioso, que até avança em relação à história dos personagens principais mas seguindo um rumo que nada traz de novo à série como um todo. Repleto de piadas e situações repetitivas, o filme peca pela insistência em uma fórmula que já se mostrava desgastada no filme anterior. Para completar, alguns dos personagens mais queridos do público, como o rei Julian e os pinguins, perderam espaço para novos personagens que não possuem o mesmo carisma. Fraco.

• Leticia Lima
      O filme está INCRÍVEL MARAVILHOSO OK?E VCS QUE FALAM QUE O FILME É HORRÍVEL É PORQUE ESTÃO CEGOS
    • Mikael L.
      Nunca vi um filme tao belo até hoje igual madacascar 3, fora os efeitos 3d, sinceramente o único filme que vir muitas cenas realmente saindo da tela e o grande final no circo foi um espetáculo semi igual, coisa incomparável ate hoje, no modo tridimensional, o MELHOR 3d que existe, não somente aquele 3d fraco de profundidade, mais sim rico em poup ups saltando da tela constantemente se misturando em harmonia ao erredo da história, um abuso do 3d nada visto, elegante e charmoso o filme promove o 3d de modo espetacular, chegando a passar de avatar que foi quem popularizou com a história do 3d !!!