Liga da Justiça
    Bom
    Liga da Justiça

Deu liga

por Lucas Salgado

Já pedindo perdão pelo trocadilho, informo ao leitor que finalmente deu liga no universo cinematográfico da DC. Não estamos diante do primeiro bom filme do estúdio - Mulher-Maravilha já havia feito bonito neste sentido -, mas pela primeira vez há de fato a sensação de que estamos diante de algo maior, de algo que vale a pena ser mais explorado.

Após o irregular Batman vs Superman e o trágico Esquadrão Suicida, é muito bom ver os personagens da DC ganhando destaque e profundidade em cena. E este é justamente o ponto principal: desenvolvimento de personagens. A Warner finalmente conseguiu fazer com que o público se interessasse por todos os protagonistas, criando um cenário em que todos são importantes para a história e todos ganham espaço para brilhar.

Seria um erro fazer um Liga da Justiça em que apenas Batman, Superman e Mulher-Maravilha são importantes. Obviamente, são os nomes mais reconhecidos, mas Flash, Aquaman e até Cyborg ganham espaço quase tão importante em cena. Se a dinâmica e interação entre os heróis era algo que não funcionava em BvS - como esquecer da conexão "Martha" -, aqui é um dos destaques, graças a uma boa química e a um elenco talentoso e carismático.

Gal Gadot está cada vez mais confortável no papel de Diana Prince, mostrando sensibilidade e, é claro, muita força e determinação. Já Batman tenta lidar com a culpa pela morte do Superman, ao mesmo tempo em que lida constantemente com sua própria mortalidade e humanidade em um time de super-heróis. Ben Affleck segue bem no papel, passando de forma clara a impressão de que estamos diante de um sujeito já cansado de tudo aquilo, mas que sabe que deve continuar lutando. Os novos nomes (Ezra MillerJason Momoa e Ray Fisher) não decepcionam, embora o primeiro pode incomodar um pouco os fãs do tom sombrio da DC, uma vez que o Flash aqui é praticamente o alívio cômico do filme. Há, de fato, um exagero, mas ele entrega sim alguns momentos bem divertidos.

Para completar o time, como todo mundo já sabia, Henry Cavill retorna como Superman e tem sua melhor participação no papel. O Homem de Aço, que sempre foi um herói problemático, uma vez que o fato de ser praticamente imbatível prejudica a criação de situações ameaçadoras, aqui surge de forma imponente, mas também marcada por sua morte. O retorno do herói é o ponto mais alto da produção, propiciando uma ótima cena de ação e um tocante reencontro.

Se por um lado, a presença de Cavill é um destaque. Por outro, oferece um dos momentos mais revoltantes do filme, que é a abertura, que lembra um pouco o clima de Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Mas este não é o problema, mas sim o fato do ator surgir com o rosto bem deformado, consequência da retirada digitalmente do bigode que não pôde tirar por causa das gravações de Missão Impossível 6. Ficou tão artificial que gera o questionamento se realmente valia a pena manter a cena.

Falando em cenas de ação, é importante destacar que tivemos uma grande evolução com relação aos filmes anteriores, inclusive Mulher-Maravilha. A opção por confrontos em ambientes claros valorizou o trabalho da equipe de efeitos visuais e evitou aquele cenário borrado do final de BvS.

Sem querer despertar o ódio dos fãs da DC, é evidente que há uma clara "marvelização" no que diz respeito ao tom do universo cinematográfico. Além dos confrontos com luminosidade, Justice League (no original) investe bastante no humor e nos momentos mais simpáticos, que ajudam a criar empatia pelos personagens. Dentre as semelhanças com o universo Marvel, agora negativamente, destaca-se a presença de um vilão pouco interessante e nada desenvolvido. O Lobo da Estepe (Ciarán Hinds) é uma figura pouco ameaçadora e seus "ajudantes" são tão dispensáveis como os milhares de alienígenas vistos no primeiro Vingadores ou os robôs comandados por Ultron na sequência.

Embora incômodas para os fãs, as comparações entre DC e Marvel ficam ainda mais inevitáveis diante da entrada de Joss Whedon no projeto. Ele é um dos roteiristas do filme e também dirigiu parte das filmagens, após o afastamento de Zack Snyder por causa de uma tragédia pessoal. O crédito de diretor, no entanto, segue apenas com Snyder, enquanto Whedon divide o roteiro com Chris Terrio (Argo e Batman vs Superman).

A chegada de Whedon no universo DC é positiva. Não apenas pelo bom trabalho na Marvel, mas pelo fato de ser um nome criativo e talentoso. No entanto, a entrada repentina em Liga da Justiça não foi o cenário ideal. O filme conta com problemas claros de construção da narrativa, seja no roteiro, seja na montagem. Há a clara impressão de que foi uma obra remontada, com visões conflitantes trabalhando numa só produção. Sendo mais direto, o longa é uma bagunça. As apresentações são jogadas de forma pouco naturais e o vilão surge de forma aleatória e pouco impactante em diversos momentos. A bagunça, no entanto, é suavizada por heróis realmente cativantes e por um cenário geral que merece ser explorado.

Conhecido pelas trilhas dos filmes de Tim Burton, o compositor Danny Elfman volta a trabalhar num filme da DC 25 anos após Batman: O Retorno. Ele faz um trabalho realmente interessante, principalmente por unir a sua trilha para Batman, a de Rupert Gregson-Williams para Mulher-Maravilha, e o clássico tema de John Williams para Superman - O Filme. E as referências aos filmes anteriores da DC (além do presente universo) não estão apenas na trilha, mas em frases e até poses presentes no roteiro. É interessante ver Cavill fazendo a clássica pose de Christopher Reeve.

Ao final, temos duas cenas pós-crédito, uma bobinha e uma realmente importante. É fundamental que o espectador permaneça na sala até o último segundo. Liga da Justiça não é o filme perfeito, mas é uma luz de esperança no universo da DC. É a obra que consegue ser tudo aquilo que os fãs de Batman vs Superman fingem que ele é.

• Giuliano Couto Galvão
      Problema de junta: junta tudo e joga fora kkk
    • Giuliano Couto Galvão
      Filme muito porcaria e o crítico fez uma porca crítica. Queria que o Coringa acabasse com essa Liga da Justiça. Fizeram uma injustiça com os heróis da DC, isso sim.
    • Sandro Souza
      Para mim, o filme é honestamente construído e muito bem concluído. Claro que Bale foi o melhor Batman de todos os tempos no cinema, mas o Afleck se saiu muito bem também. O Cavill, como homem de aço, beira a maravilhosa atuação do Reeves e, para mim, seria um acerto maior envolver o Grant Gustin para o papel do Flash, já que ele já arrasa nas telinhas. E o que dizer da maravilhosa Gal Gadot? Melhor Mulher maravilha que já vi.
    • Iran
      Se 3,5 é o acordar imagine o 4,4 de Deadpool e o 4,7 de Vingadores: Guerra Infinita
    • Iran
      Falta vilão, um herói que a tenha defeitos, história mais envolvente e bons atores
    • Iran
      Mano, não é ser Marvelino, é ter bom gosto, todos os filmes da Marvel são um mega sucesso de bilheteria, coisa que os filmes da DC só faz bem as vezes, e todos os filmes da Marvel geram prêmios, diferente dos filmes da DC, é só ver as críticas de cada filme, a maioria dos filmes da DC são médios/ruins nas visões dos críticos, diferente da Marvel que tem como a maioria filmes medianos/bons, os filmes da Marvel são sim melhores na maioria das vezes, não é atoa que a própria DC apelou pra alívio cômico igual a Marvel, e não vem dizer que o Gigante Despertou só porque falaram que é um filme médio..... Se vc fala isso de uma crítica que deu 3,5 então a DC realmente está mal das pernas
    • Sergio
      Cara, não impõe tua opinião como a única e certa. Fica até feio. Aceite opiniões diferentes, já que teu comentário contradiz o que tu mesmo afirma. Critica quem vê defeitos no filme, mas tu tb vê defeitos. Então, entenda que cada um pensa de uma forma.
    • Pablo Ferraz Cardoso
      Quando vejo esse Batman atual bate uma saudade do diretor Christopher Nolan e do brilhante ator Christian Bale! Unica vez que conseguiram acertar no Batman fora dos quadrinhos e desenhos. Achei o filme extremamente mediano, tem muito o que aprender com a Marvel e Joss Whedon! Na minha humilde opinião o Jack Snider até agora acertou apenas no filme ''O Homem de Aço'' de 2013. Que Flash foi esse? Fala serio kkkkk Por isso a bilheteria dos filmes da DC ultrapassam os bilhões de dólares.
    • Jack Napier
      exatamente.Os Marvelinos estão tão aterrorizados com o acordar da gigante DC que ficam pregando fakenews por aí.
    • Renan Henrique
      O que falta nos filmes da DC: vilão.
    • Natalio S.
      Tem razao
    • Zemarcos
      Como fã, fui assistir preparado para um filme ruim, tamanhas as críticas. E, para minha surpresa, adorei! Vibrei muito com as cenas de ação e efeitos especiais e ri bastante com o Flash. Sensacional!
    • Julio Cezar
      o filme foi ótimo e eu a estou na expectativa dos próximos...
    • Naiara E. Andre
      Bom galerinha (minha opinião). Eu achei o filme bom, mais acredito que poderia ser bem melhor, eles apresentaram o flash, ciborg e aquamen rápido d+, poderia ter um filme de cada um e interligando-os aos poucos. Eu tive um sentimento de que o filme foi feito correndo, como se fosse uma competição. Com relação ao batman, (meu heroi favorito) nos desenhos o batman é o cara mais foda... tipo o cara é um gênio e é sério. Realmente poderiam ter visto mais os desenhos da liga da justiça para fazer o filme, hehehe! vlw!
    • Gabriel F.
      Filme merda
    • peterson d.
      Veiii esse filme é bem mediano, o Batman faz merda o filme inteiro, apanha o filme inteiro, fica com medo do Superman o filme inteiro, sem motivo algum pois nas HQ'S ele até já matou o Superman ( tudo isso tirando que eles quiseram fazer o Batman virar o homem de ferro com aquelas piadinhas).
    • lenon
      se tem coisa que não ficol legal , o cara ta fazendo jus a critica
    • Ronald Pereira Soares
      Esses criticadores de cinemas são muito é egoísta, idiotas e desagradecidos. Desde dar apoio para que a warner faça um segundo filme ainda melhor que o primeiro filme da liga da justiça, mas não, ficam é caçando um jeito pra ferrar o filme, sendo que o filme ficou bom. Assim, tem umas coisas no filme que não foi legal, mas nem tudo é perfeito. Mas mesmo assim o filme fica com uma nota de 8 a 9.
    • Michelle Fonte
      A química entre a equipe e ver todos eles lutando juntos, fora que a maior parte das cenas de humor foram bem encaixadas foram os pontos altos do filme. Mas por um lado faltou algumas cenas a mais pra brilhar um pouco mais o Flash e o Ciborgue que foram os mais afetados pelos cortes de última hora. Enquanto a maiorias das cenas de humor deram certo, outras nem tanto: Batman ele é mais irônico mesmo quando está junto da Liga mas em combate ele NUNCA faria aquela piada de é realmente tem algo sangrando aqui. Batman nunca assume que está realmente ferido enquanto luta. Esperava um pouco mais da sagacidade dele também na luta final com o Lobo da Estepe porque ele é o estrategista da equipe. O vilão nem se fale porque foi super mal desenvolvido. O filme de um modo geral tem premissas muito boas e te deixa com aquele gostinho de quero mais da relação entre os integrantes da Liga.
    • Michelle Fonte
      Não é necessário um filme solo antes de todo mundo pra assim se começar um filme de todos juntos. X-Men lá do início começou sem a origem de ninguém e deu certo mesmo assim. Começar de frente pra trás tá permitido tambem rs