O episódios ocorreu durante as gravações de Os Aventureiros do Ouro, um longa-metragem de 1969 dirigido por Joshua Logan.
Hoje com 96 anos, Clint Eastwood é uma verdadeira lenda de Hollywood - embora pareça improvável que o vejamos atuando novamente. Sua última aparição frente às câmeras foi em 2021, em Cry Macho - O Caminho Para a Redenção, um filme no qual ele mesmo dirigiu.
Mesmo que sua carreira tenha eventualmente se ramificado para a direção, Eastwood era um ator extremamente talentoso. Na década de 1960, ele explodiu de vez para a fama com a Trilogia dos Dólares, uma franquia dirigida por Sergio Leone e composta por Por um Punhado de Dólares, Por uns Dólares a Mais e Três Homens em Conflito.
"Nunca confie em ninguém em um set de filmagem italiano": Este foi o conselho de Clint Eastwood após sua experiência com Sergio LeoneClint Eastwood foi expulso de Os Aventureiros do Ouro
No entanto, isso não o impediu de ser expulso de um set de filmagem em 1969, quando já era mundialmente conhecido. Como relatou em uma entrevista de 1974 com Brian Linehan, ele foi barrado nos bastidores de Os Aventureiros do Ouro depois que um segurança no portão não o reconheceu.
Segundo Eastwood, o guarda achou que ele parecia "suspeito" porque chegou ao local em uma caminhonete mais simples e estava desarrumado. Além disso, seu nome não estava na lista autorizada, então, o profissional não hesitou em lhe negar a entrada.
“Eu estava usando minhas roupas velhas de trabalho e um segurança me parou na entrada. Ele não acreditava que eu fosse o astro do filme e disse que eu precisava de um passe. Acabei tendo que convencer o sujeito de que realmente trabalhava ali”, contou o ator.
“Eu dirijo uma caminhonete, e acho que o segurança era da velha guarda e achava que um ator deveria chegar de limusine ou algo assim. Ele achou que eu era um vagabundo. Eu estava vestido como um mendigo e ele não me deixou entrar”, acrescentou.
"Cheguei com a caminhonete e o cara disse: 'Bem, não temos seu nome aqui.' Eu respondi: 'Sim, mas eu tenho que estar no estúdio 21 em cinco minutos e eles estão me esperando.' E ele insistiu: 'Bem, não temos seu nome aqui.' Então eu disse: 'Bem, se vocês não têm meu nome, tudo bem.' Dei meia-volta com a caminhonete e voltei para o meu escritório na Universal", pontuou Eastwood.
Não demorou muito para que ligassem para o escritório perguntando por ele. "Alan Jay Lerner perguntava: 'Onde você está? Onde você está?' E eu respondia: 'Bem, não sei, estou aqui na Universal, onde me deixam entrar, mas lá na Paramount não me deixam. Não sei qual é o problema.'"
No fim das contas, tudo deu certo, e Eastwood conseguiu rodar Os Aventureiros do Ouro. Dirigido por Joshua Logan, o longa-metragem conta também com as presenças de Lee Marvin, Jean Seberg e Harve Presnell.