Há 33 anos, ele dava seus primeiros passos na tela: Você reconhece este ator mundialmente famoso?
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

Você talvez tenha identificado quem é este ator americano que fazia sua primeira aparição na televisão em 1993.

>

Indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por Os Infiltrados (2007) e ao de Melhor Filme por O Vencedor (2011) — do qual foi produtor e protagonista —, Mark Wahlberg é uma das figuras mais célebres de Hollywood atualmente. Embora hoje esteja mais presente em plataformas de streaming do que no cinema, ele continua sendo um produtor reconhecido e um ator que mantém a média de rodar dois filmes por ano.

Mas você já o viu em seu primeiríssimo papel?

O início de Mark Wahlberg como "Marky Mark"

Trata-se de Mark Wahlberg, que na época era conhecido por seu nome artístico, Marky Mark. Após passar um período na prisão e ter uma breve passagem de alguns meses pela boy band de seu irmão, New Kids on the Block (1984), Wahlberg integrou o grupo de hip-hop Marky Mark and the Funky Bunch (1991-1992).

Foi nesse período, enquanto posava para ensaios de cueca que impulsionaram sua notoriedade, que ele se arriscou na atuação no telefilme The Substitute (1993).

O papel principal foi de Amanda Donohoe, que vinha de um papel recorrente na série L.A. Law. Ela interpreta uma professora substituta criminosa. Mark Wahlberg vive um aluno turbulento que logo percebe o jogo perigoso da personagem.

Curiosidade dos bastidores: O telefilme foi escrito sob o pseudônimo "Cynthia Verlaine", que ocultava David S. Goyer — futuro roteirista da trilogia Batman de Christopher Nolan, de Blade e de Batman vs Superman. Na época, Goyer já havia assinado os roteiros de Garantia de Morte (com Jean-Claude Van Damme) e Kickboxer 2: A Vingança do Dragão.

E depois?

Após esse papel, Wahlberg abandonou o nome Marky Mark e apareceu nos créditos de Um Novo Homem (1994), mas começou a se destacar em Diário de um Adolescente (1995), no qual interpretou o melhor amigo do personagem de Leonardo DiCaprio. No ano seguinte, conseguiu seu primeiro papel de protagonista no suspense Medo, dirigido por James Foley, antes de atuar em Doce Inocência e no consagrado Boogie Nights: Prazer Sem Limites, de Paul Thomas Anderson (1997).

Na sequência, vieram Três Reis (1999), de David O. Russell, Mar em Fúria, de Wolfgang Petersen, Caminho Sem Volta, de James Gray, e Planeta dos Macacos (2001). A partir daí, Wahlberg consolidou sua carreira colaborando com diretores marcantes em papéis complexos, alternando-os com comédias mais leves e comerciais, ao mesmo tempo em que se tornava um dos produtores mais poderosos de Hollywood.

facebook Tweet
Links relacionados