Em 2007, Chris Evans lançou dois filmes — na verdade, vários outros, mas não tão significativos quanto Quarteto Fantástico e Surfista Prateado e Sunshine - Alerta Solar. Dois títulos completamente diferentes. Enquanto o primeiro marcou seu destino, o outro permaneceu em seu coração.
Evans, que todos conhecemos como Capitão América, é uma figura muito reconhecida no cinema de super-heróis, mas seu verdadeiro orgulho não faz relação com a Marvel. Esse privilégio fica por conta do longa de Danny Boyle que, apesar de ser um fracasso, é, para o ator, um dos seus melhores trabalhos.
Marvel Studios
O público preferia outro filme
"Eu teria tido uma carreira diferente se as pessoas tivessem visto [Sunshine - Alerta Solar]", disse Chris Evans ao Moviefone em 2011. Na época, o ator lamentava que as pessoas não iam ao cinema para ver seus bons filmes e praticamente implorava aos fãs para aproveitarem o suspense de ficção científica de Boyle.
Cerca de dez pessoas assistiram. Ninguém vai ver meus bons filmes. Todo mundo vai ver Quarteto Fantástico, mas ninguém vê Sunshine. Eu teria uma carreira diferente se as pessoas tivessem assistido. Eu amo esse filme. Eu amo Danny Boyle. Adoro a experiência que tive e adoro o elenco. É um daqueles filmes que amo do começo ao fim.
Chris Evans deve sua popularidade aos filmes de super-heróis, e especificamente ao Universo Cinematográfico Marvel, mas não esconde que seus interesses são outros. "Fazer filmes como Capitão América me permite fazer filmes como Código de Honra. Você faz aqueles filmes de grande orçamento para poder fazer algo pelo qual é verdadeiramente apaixonado", diz ele na entrevista. Mas, o que talvez reconforte Evans é saber que o filme de ficção científica de Boyle, com ele e Cillian Murphy não passaria despercebido hoje.
Imagina o seguinte cenário: o Sol corre o risco de desaparecer e, caso isto ocorra, será o fim de toda a humanidade. A última esperança é a nave espacial Icarus II e sua tripulação de 8 pessoas, que transporta uma bomba atômica do tamanho da ilha de Manhattan, que teoricamente alimentará uma nova vida dentro do Sol. Porém, durante a viagem e sem contato com a Terra, eles descobrem o sinal de S.O.S. da Icarus I, a nave enviada 7 anos antes com o mesmo objetivo e cuja causa do fracasso é desconhecida.
A tripulação fica dividida entre alterar a trajetória da missão, de forma a obter a bomba existente na Icarus I, o que traria à missão mais uma chance de sucesso, ou seguir o plano original. A decisão recai sobre Capa (Murphy), o físico da tripulação, que decide ir à outra nave. Porém a mudança de trajetória causa avarias à Icarus II, iniciando uma série de problemas enfrentados na reta final da missão.
Disney+
Além de ter Boyle como diretor, o longa conta com Alex Garland e essa dupla simplesmente lançou há poucos dias Extermínio 3: A Evolução, ou seja, impossível não notar essa obra!
Garland é um mestre da ficção científica e, com Sunshine, propõe um dilema muito interessante: não seria mais ético exterminar a humanidade se o planeta ficar sem recursos do que condenar as gerações futuras a uma vida de calamidade?
"Para mim, Sunshine era uma história sobre um mundo moribundo e alguém dizendo: 'Ao salvar temporariamente o mundo agora, tudo o que você está fazendo é atrasar o horror da extinção para seus ancestrais, e isso não é justo com eles. Devemos assumir esse horror para nós mesmos, e não legá-lo, por assim dizer, aos nossos tataranetos', porque chegaremos ao mesmo ponto, que é a morte térmica do universo", disse Garland à GQ enquanto promovia Guerra Civil.
"Danny disse: 'Não, vamos encontrar um jeito.' Eu disse: 'Não vamos encontrar um jeito.' Essa discordância — uma espécie de discordância baseada na física — se estendeu a todos os tipos de coisas relacionadas ao filme e ao que o antagonista acreditava ou defendia.", continuou o cineasta.
Embora o filme tenha sido aclamado pela crítica, a reação do público não foi a esperada, arrecadando apenas 32 milhões de dólares em bilheteria mundial com um orçamento de 40 milhões de dólares. Ainda assim, é uma daquelas preciosidades que vale a pena ser descoberta através do Disney+.