Ninguém entendeu, mas esse filme de ficção científica é fantástico: Poderia ter sido uma franquia, mas seu diretor não estava preparado
Amante dos filmes de fantasia e da Beyonce. Está sempre disposta a trocar tudo por uma sitcom ou uma maratona de Game Of Thrones.

O filme aclamado pela crítica, estrelado por Natalie Portman, está disponível no Prime Video.

>

Alex Garland se tornou um dos melhores cineastas de ficção científica. O diretor de títulos como Ex Machina: Instinto Artificial, Guerra Civil e Men - Faces do Medo surpreendeu a todos em 2018 com o lançamento de um filme que, apesar de não ter agradado a todos, é fantástico.

O mesmo é estrelado por Natalie Portman, Jennifer Jason Leigh, Tessa Thompson e Oscar Isaac. Foi um fracasso de bilheteria e aqui no Brasil o filme foi direto para a Netflix em 2020 — contudo, em março deste ano esse longa deixou de estar disponível na gigante do streaming e migrou para o Prime Video —, mas a crítica reagiu muito positivamente - o longa recebeu 4 de 5 estrelas pelo crítico do AdoroCinema.

Estou falando de Aniquilação, onde uma bióloga (Natalie Portman) se junta a uma expedição secreta com outras três mulheres em uma região conhecida como Área X, um local isolado da civilização onde as leis da natureza não se aplicam. Lá, ela precisa lidar com uma misteriosa contaminação, um animal mortal e ainda procura por pistas de colegas que desaparecem, incluindo seu marido (Oscar Isaac).

Aniquilação arrecadou apenas 43 milhões de dólares com um orçamento de 40 milhões de dólares e, como já mencionamos, foi lançado apenas em territórios selecionados. Os críticos, por sua vez, aprovaram o projeto de Garland, chamando-o de "impressionantemente ambicioso" em sua exploração de temas complexos. Eles também disseram que o filme deixa o público "refletido longa e intensamente após os créditos finais".

No entanto, os fracos resultados de bilheteria não foram o motivo pelo qual Aniquilação não foi o início de uma franquia, mas sim o seu diretor! O filme é uma adaptação do primeiro romance da trilogia Southern Reach, de Jeff VanderMeer. A saga literária começa com Aniquilação e continua com Autoridade e Aceitação.

"Não tenho problema se alguém fizer isso, mas não estou interessado na ideia de uma sequência", disse Garland ao IndieWire em 2018. "Sinto que fizemos este filme e este é o filme que fizemos." O cineasta também explicou por que não faz sequências.

Quando algo está pronto, eu termino. [...] Eu imediatamente mudo para outra coisa, então não tenho opinião formada sobre uma sequência de Aniquilação. [...] Sequências não são algo que me interesse. É como quando você não gosta de carne, você não toma a decisão de não comer carne, você simplesmente não come carne. Eu não faço sequências.

O estúdio, no entanto, poderia ter contratado outro diretor ou diretores e concluído a trilogia cinematográfica. Teria sido interessante ver como outros cineastas moldaram esta estranha saga literária de ficção científica. Infelizmente, ficaremos querendo mais.

facebook Tweet
Links relacionados