Christopher Nolan estava certo em A Origem: Especialista em sonhos explica o quão preciso é o filme de ficção científica: "Eu daria uma nota 9 em 10"
Bruno Botelho dos Santos
-Redator | crítico
Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

O filme de Christopher Nolan estrelado por Leonardo DiCaprio já foi elogiado pela crítica e pelo público da época do lançamento.

Algo muito comum nos filmes de Christopher Nolan é que o cineasta tenta ser o mais preciso possível ao mostrar na tela – no caso de Interestelar (2014) repercutiu até no mundo da ciência. Agora, o neurocientista e especialista em sonhos Rahul Jandial deixou claro que isso também se aplica em A Origem (2010).

A Origem "é fantástico" segundo especialista em sonhos

Em conversa com a Penguin Books UK, Rahul Jandial elogia o trabalho de Christopher Nolan quando se trata de refletir sonhos em imagens, principalmente tudo relacionado à sua construção. Estas foram suas palavras sobre o assunto:

É fantástico. Às vezes, quase se cria sozinho. Isso é muito importante, não precisamos ativar os sonhos e sonhar, é independente do estímulo, o que significa que não precisamos acioná-lo. Os sonhos vêm, surgem sem a nossa intenção, então isso é verdade

"Criamos e percebemos o nosso mundo, somos os criadores dos nossos sonhos. Ora, isto pode parecer óbvio ou evidente, mas durante milhares de anos, como pensávamos que o cérebro estava inativo enquanto dormíamos, os sonhos tinham de vir de fora do crânio. Agora sabemos com certeza que os sonhos vêm do cérebro humano, o que é ótimo", explica.

"Quando sonhamos, criamos nossa paisagem onírica", conta Jandial. "A área motora do nosso cérebro, a área visual do nosso cérebro, estão ativas, não é só imaginação. É devido à atividade neuronal que tanto os pensamentos acordados quanto os dormindo ativam o cérebro".

Muitos pensamentos complexos sobre sonhar e acertar a maioria deles e fazer um filme que adoro. Se eu tivesse que avaliar de 0 a 10, sendo 10 o mais preciso, eu daria um generoso 9

É evidente que Nolan não iria deixar nada ao acaso, e até ele mesmo foi capaz de reconhecer quando queria usar algo em Interestelar e teve que descartar por ser irreal. Com A Origem tudo foi mais complicado, mas além de criar um blockbuster que arrebatou as bilheterias – US$ 828 milhões nos cinemas –, ele também fez um filme muito preciso.

*Tradução de site parceiro do AdoroCinema

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados