Star Wars apresentou o verdadeiro inimigo de Leia há 42 anos - e ele ainda é canônico
Ana Pilato
Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

Se Lord Tion não lhe parece familiar, é porque você não prestou atenção suficiente à trama intergalática.

Se você nunca se interessou pelo Universo Expandido de Star Wars, deixou passar muitas coisas, sim, mas... a grande maioria delas não é canônica. No passado, a Lucasfilm considerava absolutamente tudo, até mesmo o que se contradizia durante romances, quadrinhos, filmes e videogames, como cânone.

No entanto, com a venda para a Disney, a saga passou por uma reestruturação forçada. O resultado é que algumas coisas foram adicionadas ao universo "Legends", que abrange tudo aquilo considerado fora do cânone da franquia. Curiosamente, o inimigo pessoal mais amargo da Princesa Leia (Carrie Fisher) não teve que enfrentar essa mudança.

Maior inimigo de Leia é canônico

Em 1981, quatro anos após o lançamento do primeiro Star Wars, parte da equipe original se reuniu com dubladores que interpretariam Han Solo, Princesa Leia e o restante dos personagens em uma ficção auditiva de 13 capítulos. Na verdade, houve tempo para mergulhar no que o filme deixou passar e enchê-lo como se fosse um peru de Natal.

Um desses fillers é Lord Tion, um nobre que controla diversos sistemas solares e prestigiado comodoro da Marinha Imperial que sempre busca aumentar sua influência e poder. Tion liderou o ataque do Império a Ralltiir, bombardeando o planeta devido à sua simpatia pelos rebeldes. Lá encontramos Leia, que seduziu o lorde para ajudar a Aliança Rebelde a partir sem que um espião fosse descoberto dentro de sua nave.

“Escrevi um tema de amor para Leia e Luke”: George Lucas não lhe contou e John Williams imortalizou o incesto de Star Wars em sua trilha sonora

Lord Tion reaparece em Alderaan acreditando que vai propor casamento à princesa, mas descobre que eles são rebeldes e os ameaça, embora acabe morrendo no tiroteio subsequente. O nobre vilão tornou-se, em sua breve aparição, o inimigo de Leia, mas, ao mesmo tempo, a pessoa que lhe fornece dados adicionais que ela posteriormente utiliza nos filmes.

Seria muito fácil para Star Wars renegá-lo, mas, surpreendentemente, ele entrou de maneira furtiva em Star Wars Rebels: The Rebellion Begins. Ainda não sabemos se Tion aparecerá novamente no universo da saga, mas, pelo menos, temos certeza de que ele existe.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados