Críticas AdoroCinema
3,5
Bom
Paraísos Artificiais

Mais que mil palavras

por Roberto Cunha

O maior desafio para o produtor Marcos Prado, de Ônibus 174, Tropa de Elite e Tropa de Elite 2 (os mais conhecidos), era estrear como diretor de ficção, livre do peso que essas obras pudessem jogar em suas costas. Afinal, a cobrança por algo de calibre semelhante, quer ele queira ou não, é um caminho natural. E a primeira coisa que dá para dizer de Paraísos Artificiais é mesmo não sendo tão forte como os outros, ainda assim existe algo em sua pegada que pode fazer efeito no público.

Na história, um jovem se deixou levar pela ideia do dinheiro fácil para solucionar problemas difíceis e ao bancar a mula para traficantes internacionais acabou perdendo anos de sua vida atrás das grades. Já livre, ele vê seu irmão trilhar caminho parecido, fazendo com que reflita sobre seu passado sem imaginar que uma antiga paixão, também daquele mundo, se fará presente.

Com uma narrativa não linear, o roteiro vai e volta no tempo para mostrar como os protagonistas Nando (Luca Bianchi) e a DJ Erika (Nathalia Dill), de certa (e toda) forma levados pelos amigos Patrick (Bernardo Melo Barreto) e Lara (Lívia de Bueno), mergulharam numa espiral de escolhas, movidas pela emergência. De fato, esse é o maior alerta do filme e é assustador. Se o poeta Baudelaire dizia que a felicidade é feita de pequenos prazeres, os personagens megulham de cabeça nessa máxima através da experimentação (drogas novas ou um sexo a três), sem ligar muito para uma possível viagem ruim ou sem volta, seja ela psíquica ou física, como a morte. Para eles, o futuro é o agora.

Do elenco afiado, pululam personagens jovens, sobrando para o veterano Roney Villela o papel de "guru" infiltrado na horda festiva. Em função disso, são dele algumas frases bem humoradas, que podem incomodar os mais exigentes, achando-o caricato demais, esquecendo que esses coroas, que não "abandonam" a juventude, existem de verdade. Entre as curiosidades, uma ponta do diretor bancando um paizão boa praça e cabeça feita.

De Amsterdã ao nordeste do Brasil, o universo dos frequentadores de festas longas, regadas a drogas sintéticas, está bem retratado. Não será difícil para o espectador comum (não frequentador desses ambientes) se sentir levemente entorpecido por cenas de muito bom gosto, sem exageros estéticos e com boa dose de ousadia no quesito sexo. O mesmo acontece com a trilha sonora, em total simbiose com as sequências, capaz de convencer até mesmo os que não curtem o gênero "bate-estaca" tão comum nestes locais de pouco amor e muito ecstasy. Assim, essa produção dá seu recado com diálogos não muito longos e imagens sensoriais, que valem mais do que mil palavras.