Minha conta
    12 filmes inspiradores baseados em histórias reais de mulheres: Elas superaram o sexismo
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.
    Co-escrito com:
    Vitória Pratini

    Emma Stone, Julia Roberts, Lupita Nyong'o, Meryl Streep e Octavia Spencer são algumas das estrelas que representaram figuras tão importantes para a luta feminista.

    Direito ao voto, reconhecimento nos esportes, liberdade de expressão, equidade salarial, divisão de tarefas... As mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço, voz e respeito na sociedade, apesar de ainda terem um longo caminho a percorrer. E cada um desses avanços foi possibilitado por décadas de luta contra o sexismo, o machismo, a misoginia e o assédio.

    Para celebrar figuras tão importantes, o AdoroCinema listou 12 filmes baseados em histórias reais de mulheres que superaram o preconceito e o ódio com muita força, talento e estilo. Confira a seguir: 

    A GUERRA DOS SEXOS

    Divulgação

    A Guerra dos Sexos: Considerada uma das melhores tenistas e atletas femininas de todos os tempos, Billie Jean King (Emma Stone) lutou pela igualdade entre homens e mulheres na sua modalidade. Ativista, ela participou da mais famosa Batalha dos Sexos – partida amistosa entre tenistas de sexos opostos – contra o ex-campeão Bobby Riggs (Steve Carell), que levantava a bandeira do chauvinismo de forma exagerada na mídia.

    ESTRELAS ALÉM DO TEMPO

    Divulgação

    Estrelas Além do Tempo: Em plena Guerra Fria, as dedicadas e inteligentes Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe) foram pioneiras. Parte da equipe da NASA de "computadores" humanos, elas foram responsáveis por calcular as complexas equações que permitiram que astronautas viajassem com segurança ao espaço. Entretanto, sofriam preconceito por serem mulheres e negras, e eram obrigadas a trabalhar em sigilo, sem levar o crédito.

    TERRA FRIA

    Divulgação

    Terra Fria: Mãe solteira, Josey Aimes (Charlize Theron) precisava sustentar seus filhos sozinha. Ela foi trabalhar em minas de carvão pois pagava melhor do que os ditos "empregos de mulher". Eram os anos 70, mulheres não eram bem vindas nesse ambiente, e constantemente sofriam humilhação e assédio sexual. Ignorada pelo sindicato e inconformada com a situação, ela levou o caso à justiça. A personagem foi inspirada em Lois Jenson, responsável pela primeira ação de classe por assédio sexual da história dos Estados Unidos.

    UMA EQUIPE MUITO ESPECIAL

    Divulgação

    Uma Equipe Muito Especial: Durante a Segunda Guerra Mundial, os jogadores profissionais de baseball são praticamente todos convocados para o front. Assim, um grupo de garotas é chamado para montar a primeira Liga Profissional Feminina de Jogadoras de Baseball nos Estados Unidos. Inicialmente vistas como rostinhos bonitos, elas conseguem mostrar seu talento e atingem o estrelato. A personagem de Geena Davis no filme foi inspirada livremente em Dorothy "Dottie" Kamenshek, uma das melhores jogadoras da época.

    AMELIA

    Divulgação

    Amelia: Amelia Earhart (Hilary Swank) foi a primeira aviadora mulher a voar sobre o Oceano Atlântico, em 1928, recebendo como condecoração a "The Distinguished Flying Cross". Pioneira, ela escreveu livros sobre suas viagens e lutou pela igualdade de gênero, ajudando a criar a organização The Ninety-Nines, para mulheres pilotos. Amelia desapareceu em 1937, no Oceano Pacífico, após tentar dar uma volta no globo. Sua vida, carreira e sumiço até hoje são motivo de fascínio para muitos.

    RAINHA BANDIDA

    Divulgação

    Rainha Bandida: Nascida em uma família de casta baixa na Índia, Phoolan Devi (Seema Biswas) teve uma infância humilde, um casamento malsucedido, foi abusada sexual e psicologicamente em algumas aldeias pelas quais passou, até que entrou para o mundo do crime. Ela se tornou uma lenda ao roubar e matar ricos para ajudar mulheres pobres, sendo exaltada na imprensa como uma Robin Hood moderna. Ficou oito anos presa. Quando as acusações foram retiradas, ela foi solta, concorreu ao parlamento e foi eleita duas vezes.

    SECRETARIAT - UMA HISTÓRIA IMPOSSÍVEL

    Divulgação

    Secretariat - Uma História Impossível: Apesar de amar cavalos desde pequena, Penny Chenery (Diane Lane) não tinha experiência em corridas. Quando seu pai adoeceu, ela assumiu o controle do estábulo dele e entrou no ramo das competições, uma área até então masculina. Ela promoveu Secretariat, o primeiro vencedor da Triple Crown em 25 anos e um dos melhores cavalos de corrida de todos os tempos, e se tornou uma das primeiras mulheres a ser admitida como membro do Jockey Club.

    RAINHA DE KATWE

    Divulgação

    Rainha de Katwe: Órfã de pai e moradora de uma região pobre, Phiona Mutesi (Madina Nalwanga) teve uma infância difícil, largando a escola por falta de dinheiro. Ela superou todas as expectativas ao seu redor, tornando-se uma das primeiras jogadoras mulheres de xadrez da história da Uganda. Em apenas quatro anos, ela chegou à sua primeira Olimpíada de Xadrez e foi a primeira mulher de Uganda a ser Mestra do Xadrez, certificação dada a jogadoras por bons resultados em competições internacionais.

    DRAGSTER

    Divulgação

    Dragster: Primeira mulher a competir em corrida de Dragster, veículo leve com motores extremamente potentes, Shirley Muldowney (Bonnie Bedelia) superou as expectativas nos anos 50. Donas de casa bonitas não eram levadas a sério, não havia corredoras profissionais, e muitas pessoas acreditavam que o esporte não era lugar para mulheres. Ela foi a primeira vencedora da competição de Top Fuel.

    AS SUFRAGISTAS

    Divulgação

    As Sufragistas: No início do século 20, as mulheres ainda não tinham o direito ao voto no Reino Unido, até que ativistas conhecidas como sufragistas formaram um movimento que viria a ser uma das primeiras expressões do feminismo. A personagem de Carey Mulligan no filme não existiu na vida real, mas foi livremente inspirada na ativista Hannah Mitchell; a de Helena Bonham Carter foi baseada em Edith Garrud, uma das primeiras mulheres instrutoras de artes marciais. Já o papel de Meryl Streep, Emmeline Pankhurst, foi de fato uma das fundadoras do movimento, tendo inspirado inúmeras sufragistas na vida real.

    FRIDA

    Divulgação

    Frida: Frida Kahlo (Salma Hayek) até hoje é um ícone do feminismo e da liberdade feminina. Conhecida como a aclamada pintora mexicana, esposa de Diego Rivera (Alfred Molina), amante do político Leon Trostky (Geoffrey Rush) e vítima de uma dolorosa doença, Frida também foi rebelde e revolucionária. Vivendo como queria, aceitando quem era e sendo original do seu próprio jeito, ela pintava sobre infertilidade, igualdade de gênero, abortos espontâneos, distúrbios e enfermidades, sem regras e imposições.

    ERIN BROCKOVICH - UMA MULHER DE TALENTO

    Divulgação

    Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento: Desempregada e mãe de três filhos, Erin Brockovich (Julia Roberts) consegue um bico em um pequeno escritório de advocacia, apesar da pouca experiência com a lei. Ela descobre que a água de uma cidade está sendo contaminada por uma grande corporação. Usando todo seu poder de convencimento, Erin consegue fazer com que os moradores a ajudem a montar um caso contra a companhia. Desafiando todas as probabilidades, ela vence a ação.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top