Anya Taylor-Joy é uma premiada atriz norte-americana, mais conhecida por interpretar Beth Harmon na minissérie, O Gambito da Rainha, onde conquistou o Globo de Ouro. Anya foi criada na Argentina até os seis anos de idade, depois mudou-se para Londres, onde a sua família morava. O sonho de se tornar atriz surgiu ainda jovem e só foi se tornar possível quando lhe foi oferecido um emprego para ser modelo.
Quando Anya tinha quatorze anos, ela usou suas economias para se mudar para Nova York. Na época, foi uma decisão muito difícil, pois ela precisou deixar a escola para prosseguir como atriz. Seu primeiro papel foi em Endeavour (2012-Atualmente), série britânica da ITV, onde ela participou em apenas um episódio. Depois disso, ela migrou para o gênero de terror, onde recebeu o apelido de “Rainha do Grito”. Seus principais filmes no horror foram: A Bruxa (2015), Fragmentado (2016) e Puro-Sangue (2017).
A excelente atuação nos filmes e as críticas positivas que obteve em festivais, concederam a atriz o selo de estrela em ascensão, fazendo com que ela saísse do gênero de terror e migrasse para outras produções, como por exemplo: Peaky Blinders (2013-Atualmente) e Emma (2020). Seu auge viria em 2020, quando protagonizou O Gambito da Rainha, minissérie original da Netflix. A personagem Beth Harmon garantiu a jovem o prêmio de melhor atriz principal em Minissérie ou Telefilme, no Globo de Ouro.
Tempo depois, particpou dos longas O Homem do Norte e O Menu.
Já em 2023, a atriz voltou a ser indicada para o Globo de Ouro do ano por Melhor Atriz por conta do longa O Menu.