Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Rubem Fonseca: 7 filmes marcantes do escritor
    Por Vitória Pratini — 15 de abr. de 2020 às 17:41
    facebook Tweet

    Um dos maiores autores brasileiros faleceu nesta quarta-feira (15), aos 94 anos.

    O escritor brasileiro Rubem Fonseca faleceu no início da tarde desta quarta-feira (15) no Rio de Janeiro, aos 94 anos. Ele teve um infarto em seu apartamento, no Leblon, foi levado ao hospital pela filha, onde acabou morrendo.

    Um dos maiores autores do Brasil

    Fonseca foi responsável por escrever livros celebrados como "Agosto" (1990), que virou uma série de TV na Rede Globo em 1993, "Feliz Ano Novo" (1976), "A Coleira do Cão" (1963) e mais recentemente "José" (2011) e os contos "Axilas e outras histórias indecorosas", "Amálgama", "Histórias Curtas", "Calibre" e "Carne Crua".

    As obras dele foram adaptadas para os cinemas e para as telinhas. O AdoroCinema selecionou uma lista de filmes e séries marcantes baseados em livros de Rubem Fonseca, e outros que contaram com o roteiro do escritor.

    Livros de Rubem Fonseca viraram filmes

    Mandrake

    Inspirado nos livros "A Grande Arte" e "Mandrake, a Bíblia e a Bengala", o telefilme, baseado na série da HBO, é estrelado por Marcos Palmeira e acompanha Mandrake, um advogado carioca malandro e mulherengo que ajuda ricos que estão passando por dificuldades financeiras a darem a volta por cima. Para isso, usa chantagem ou métodos questionáveis. A série teve duas temporadas foi indicada duas vezes ao International Emmy Awards, e posteriormente gerou este telefilme.

    Mandrake está disponível na HBOGo.

    A Grande Arte

    Dirigido por Walter SallesA Grande Arte é inspirado na obra homônima de Rubem Fonseca. Esse suspense policial, coprodução entre EUA e Brasil, é estrelado por Peter Coyote, que interpreta Peter Mandrake, fotógrafo norte-americano que busca o serial killer que assassinou sua amiga prostituta e estuprou sua namorada. Ele se alia ao assassino profissional Hermes e adentra o submundo carioca.

    O Cobrador

    Baseado em quatro contos do escritor — "O Cobrador", do livro homônimo; "Passeio Noturno", do livro "Feliz Ano Novo"; "Cidade de Deus", do livro "Histórias de Amor"; e "Placebo", do livro "O Buraco na Parede" — é dividido em episódios. Cada um deles questiona os valores da civilização ocidental e do capitalismo selvagem. O Cobrador é estrelado por Lázaro Ramos e Peter Fonda.

    Bufo & Spallanzani

    Inspirado no livro homônimo de Rubem Fonseca, e contando com roteiro do escritor, Bufo & Spallanzani acompanha um detetive de uma companhia de seguros. Ele investiga a morte de um fazendeiro, que fez um seguro de um milhão de dólares e descobre situações exóticas, se envolvendo cada vez mais com o caso. José MayerMaitê ProençaTony Ramos estão no elenco. 

    Bufo & Spallanzani pode ser assistido no Canal Brasil.

    Lúcia McCartney, uma Garota de Programa

    Adaptação de um romance homônimo de Rubem Fonseca, publicado originalmente em 1967, Lúcia McCartney, uma Garota de Programa acompanha a protagonista intepretada por Adriana Prieto. Garota de programa e fã dos Beatles, ela se torna objeto de interesse de um diplomata que contrata os serviços de um advogado pouco escrupuloso para tirá-la dos bordéis.

    Filmes roteirizados por Rubem Fonseca

    O Homem do Ano

    O Homem do Ano não é inspirado em um livro de Rubem Fonseca mas tem roteiro do escritor, e foi dirigido por seu filho, José Henrique Fonseca. Estrelado por Murilo Benício, o filme acompanha a transformação de um homem comum em um assassino e herói de toda uma cidade após uma ingênua aposta entre amigos.

    Stelinha

    O premiado Stelinha — vencedor de 12 prêmios no Festival de Gramado em 1991 — foi outro filme que contou com roteiro de Rubem Fonseca. Dirigido por Miguel Faria Jr., a produção segue o encontro de uma ex-rainha da MPB com um roqueiro em ascensão numa madrugada em Copacabana, e como um ajuda o outro no mundo da música, em realidades completamente diferentes. Ester Góes e Marcos Palmeira estão no elenco.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top