Minha conta
    Sex Education: Conheça a carreira de Asa Butterfield, o Otis da série

    Lançado ao estrelato com O Menino do Pijama Listrado, Asa quase foi o Homem-Aranha no lugar de Tom Holland.

    Aqueles que estão assistindo a série Sex Education, último sucesso da Netflix, provavelmente reconheceram o cativante personagem Otis de algum lugar. Aos 21 anos, o ator Asa Butterfield, protagonista da trama, acumula um currículo de dar inveja para muitos artistas mais velhos.

    Aproveitando a aclamação do projeto que ainda conta com Gillian AndersonKedar Williams-Stirling em seu elenco principal, o AdoroCinema preparou uma retrospectiva para que você relembre a carreira de Asa desde que ele era apenas uma estrela mirim. Vamos conferir?

    Netflix

    Nativo de Londres, o pequeno Asa já demonstrava interesse pelas artes desde cedo: não por acaso, ele pediu a seus pais para que o colocassem na companhia teatral da escola, prometendo que continuaria se dedicando integralmente aos estudos. E foi justamente durante uma peça que ele foi avistado por um caça-talentos local, que o convidou a fazer uma participação no telefilme Um Amigo Inesperado, em 2006.

    Após algumas pontas em séries e comerciais, Butterfield fez sua primeira grande audição aos 10 anos para O Menino do Pijama Listrado, filme que viria a se tornar um sucesso aqui no Brasil logo em seu lançamento. O curioso é que o papel do protagonista Bruno foi tão disputado que ele precisou refazer seu teste mais de 10 vezes. Haja determinação! 

    Imagem Filmes

    Ironicamente, o desconhecimento de Asa a respeito do Holocausto, que era um plano de fundo para a trama, foi crucial para sua seleção. Os produtores estavam à procura de atores que soubessem pouco sobre a temática para que a inocência de Bruno fosse a mais verídica possível. 

    No mesmo ano, Asa começou a ser uma criança disputada nas produções de médio porte em Hollywood. Ele passou para um teste no filme Sr. Ninguém, com Jared Leto, mas recusou para participar da série Merlin por um motivo específico: soube que, caso seu personagem agradasse, ele continuaria aparecendo em episódios subseguintes. O ator agradou e retornou para mais alguns outros episódios, ainda na primeira e segunda temporada. 

    Após uma nova oportunidade, Butterfield também deixou de lado Merlin para que pudesse filmar Nanny Mcphee e as Lições Mágicas, em 2010, trabalhando ao lado de Emma Thompson. Sua atuação foi bastante elogiada, assim com o próprio longa, que cativou a crítica e o público. 

    Aos 13 anos de idade, o ator entrou em seu maior projeto até então: o filme A Invenção de Hugo Cabret, dirigido pelo renomado Martin Scorsese. Após uma excelente recepção, o longa tornou-se o queridinho das premiações no ano 2012 e saiu do Oscar com cinco premiações, além das indicações de Melhor Direção e Melhor Filme. Era o ápice da promissora carreira de Asa. 

    Paramount Pictures

    Contrariando todas as apostas, Asa optou por dar uma pausa em sua carreira após a temporada de premiações e dedicou-se a outras atividades. Junto a seu pai, ele desenvolveu um aplicativo de celular e começou a se aventurar no universo dos games, posteriormente tornando-se jogador profissional de um jogo eletrônico chamado Destiny. 

    Dois anos depois, Butterfield voltou a atuar com mais uma grande produção: a aventura intergalática Ender's Game - O Jogo do Exterminador, ao lado de nomes de peso, como Harrison Ford e Ben Kingsley. Com um retorno abaixo do esperado, o filme trouxe opiniões mistas e a atuação de Asa sofreu críticas. 

    Nos anos seguintes, Asa estrelou produções que não tiveram grandes divulgações no Brasil, como X+Y e Drama em Família, agora com um visual muito mais adulto. 

    Paris Filmes

    Mas o que chamou a atenção entre 2015 e 2016 foi a polêmica envolvendo sua escalação como o novo Homem-Aranha do Universo Cinematográfico Marvel, que estava passando por revitalizações na época. Asa chegou a ser confirmado por produtores, mas algumas discussões em fóruns online complicaram sua situação. 

    A atitude de Asa desagradou a Sony e a Marvel e ele perdeu o papel. Anos mais tarde, Butterfield admitiu seu erro e comentou ter se deixado levar por opiniões negativas. Ainda de acordo com o ator, ele estava tão animado para o papel que queria provar ser a melhor escolha. Fica difícil imaginar outro Homem-Aranha atual senão o Tom Holland

    Reprodução Facebook

    Esquecidas as polêmicas, Asa retornou para os cinemas no filme O Lar das Crianças Peculiares, onde foi dirigido por Tim Burton e contracenou com Eva Green. Sua altura de 1,83 metro o ajudou a conquistar o papel, já que Burton queria um ator com aparência jovial mas que fosse alto para transmitir o personagem da melhor maneira.

    Depois de realizar seu filme mais romântico até o momento, O Espaço Entre Nós, Asa voltou para a ativa de vez e filmou diversos longas nos anos de 2017 e 2018, com estreias programadas no Brasil para esse ano! Entre eles estão Time Freak, The White CircusDepartures

    Fox

    E agora, chegando ao momento atual, Asa participa de Sex Education interpretando o adorável Otis, que vem conquistando cada vez mais o coração dos fãs. E para quem pensa que ele se acomodou, Butterfield está filmando dois longas e já tem contrato assinado para mais dois. Haja disposição!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top