Minha conta
    Defensoria Pública do Rio de Janeiro usa Game of Thrones para alertar sobre emissão de documentos

    Seria tudo bem mais fácil se Jon Snow tivesse uma certidão de nascimento...

    HBO

    Já imaginou como seria se Jon Snow (Kit Harington) tivesse uma certidão de nascimento em Game of Thrones? Foi esse o jeito que a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro encontrou para alertar o público sobre a emissão de documentos.

    Atenção: a notícia a seguir contém spoilers da sétima temporada de Game of Thrones.

    No último episódio da sétima temporada da série da HBO, finalmente foi revelado por Bran que Jon é filho de Raeghar Targaryen e Lyanna Stark, que se casaram em segredo depois que o matrimônio do príncipe foi anulado.

    É bem provável que no próximo ano de Game of Thrones, Bran (Isaac Hempstead-Wright) e Sam (John Bradley) façam a revelação para Jon de que seu verdadeiro nome é Aegon Targaryen, enquanto isso, ele não tem nem ideia de que tem pretensão ao Trono de Ferro e de que Daenerys (Emilia Clarke) é sua tia.

    Não seria tudo bem mais fácil se ele tivesse uma certidão de nascimento? Mesmo uma que tivesse sido escondida por Ned Stark (Sean Bean), que guardou muito bem o segredo de Lyanna para que o menino não fosse morto por Robert Baratheon (Mark Addy). Ia poupar um trabalho...

    Pegando como base a história de Jon, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, da forma mais criativa possível, resolveu divulgar como tirar documentos como certidão de nascimento, de casamento, de óbito e identidade, alertando que muitas pessoas no Brasil – bem longe da Muralha – ainda não possuem o registro civil. Confira o post deles:

    "Foi preciso sete temporadas, dragões e muita magia para que, finalmente, a gente soubesse a verdadeira identidade de Jon Snow. Além da tentar descobrir quando, afinal, vamos ver a última temporada, a gente só consegue pensar em uma coisa: seria tudo menos complicado com uma certidão de nascimento na mão, hein!?

    Por incrível que pareça, aqui bem longe da muralha ainda tem muita gente sem registro civil. São pessoas que ficam à margem da cidadania e estão sujeitas a muitas privações. Para mudar esse roteiro, a Defensoria oferece atendimento jurídico gratuito à população que não tem recursos. Em nossas ações sociais, é possível obter ofícios de gratuidade para 2ª via de documentos (identidade, certidões de nascimento e óbito) e habilitação de casamento, além de esclarecimentos sobre ações de alimentos, investigação de paternidade e direitos do consumidor, dentre outros. Divulgamos as ações sociais toda sexta-feira em nossa página.

    Fique de olho, porque a gente não pára nem quando o Inverno chega."

    No ano passado, durante a exibição da sexta temporada de Game of Thrones, a Defensoria Pública de São Paulo havia feito um post explicando que, diferentemente da ficção passada em Westeros, no Brasil não há diferenciação entre os filhos de alguém, não existindo "filhos bastardos" como Jon Snow e Ramsay Bolton (Iwan Rheon) – anteriormente chamado Ramsay Snow.

    Game of Thrones retorna provavelmente em 2019.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top