Minha conta
    “M*rda mais idiota de todas”: Por que este diretor da Netflix detonou a estratégia de lançamentos do streaming?
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Roteirista de Scott Pilgrim aproveitou estreia de Fallout para soltar o verbo.

    Com mais de 10 anos no mercado dos serviços de streaming, a Netflix é uma das grandes pioneiras da área. Parte de sua identidade original, o modelo de lançamento da plataforma é seguido por praticamente todas as produções seriadas da empresa - com algumas poucas exceções ao longo deste período de existência.

    Apesar de estimular as grandes maratonas, algo que se tornou uma cultura de parte da audiência, este formato também tem seus lados negativos. Além de ser uma estratégia que afeta quem não tem tempo de acompanhar os projetos de maneira intensa, deixando parte do público vulnerável, trata-se de uma estrutura que afeta o lado criativo dessas narrativas.

    Netflix

    Visto que tudo está dentro de um sistema capitalista e a lógica de consumo funciona como guia até para a arte, a indústria cultural faz a roda de filmes e séries rodar de maneira contínua. Assim, esse formato massivo dessas tramas colabora para que muitos não consigam absorver as histórias de maneira profunda - e é por isso que existe um movimento que preza pelo lançamento no mínimo semanal de tais produções.

    Quem está do lado do time que prefere esperar para ver um enredo se desenvolver lentamente é BenDavid Grabinski, roteirista de Scott Pilgrim Takes Off, anime inspirado nas histórias de Bryan Lee O'Malley.

    Lançamentos da Netflix na Semana (15/04 a 21/04): Sequência da ficção científica de Zack Snyder e anime de terror baseado em contos de fada são os destaques

    Após o lançamento completo da primeira temporada de Fallout, o produtor escreveu em seu X (antigo Twitter) sobre esse modelo: “Como alguém que teve toda a temporada estreando de uma vez só, é a m*rda mais idiota de todas. Literalmente não há vantagens”, publicou ele.

    Ele ainda acrescentou um comentário fazendo alusão ao novo sucesso da Marvel, X-Men '97: "Imagine se toda a temporada de X-Men '97 já tivesse saído!!!!!", completou o diretor fazendo referência à repercussão contínua dos episódios da série do Disney+, em especial ao capítulo da semana passada, em que um grande desastre abala os heróis do Instituto Xavier.

    Ella Purnell, a atriz de Fallout, também fez uma das melhores séries de suspense dos últimos anos – que você pode assistir na Netflix

    Após a declaração, ficou claro que o cineasta não foi o responsável pela estratégia de lançamento da sua série. Respondendo um comentário sobre o anime de Scott Pilgrim, ele citou que sua vontade era distribuir "dois episódios semanais durante quatro semanas", mas teve que seguir as decisões da plataforma.

    Ainda que seja interessante poder saciar a curiosidade assistindo uma história completa com rapidez, o lançamento semanal ajuda o público a compreender a história com calma - uma oportunidade para observar os detalhes de cada ponto da trama, bem como aproveitar o conteúdo de maneira atenta sem ser bombardeado por uma enxurrada de informações que podem se perder.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top