Minha conta
    Hugh Jackman publica vídeo raro e faz homenagem emocionante a Isaac Bardavid, dublador brasileiro de Wolverine
    Caio Garritano
    Caio Garritano
    -Redator
    Redator e Community Manager do AdoroCinema. Especialista em filmes e séries de ficção, principalmente ligadas ao Universo Marvel e Harry Potter.

    Responsável por dar voz ao Wolverine ao longo de 17 anos nos desenhos e filmes brasileiros, Bardavid faleceu aos 90 anos.

    Faleceu nesta terça-feira aos 90 anos o ator e dublador Isaac Bardavid após complicações de saúde causadas por problemas respiratórios. Pioneiro na dublagem brasileira, Isaac acumulou dezenas de papéis de destaque ao longo de mais de 30 anos de carreira. Um dos mais famosos é, sem dúvidas, o trabalho como dublador do Wolverine nos desenhos animados e na versão em português dos filmes estrelados por Hugh Jackman. Em 2017, os dois chegaram a se conhecer após o lançamento de Logan, última vez em que deu voz ao personagem, e ao saber da partida de Bardavid, o astro de Hollywood prestou uma emocionante homenagem. 

    Dublador de Wolverine há 23 anos se despede do herói em vídeo emocionante

    Em seu perfil oficial no Instagram, Hugh Jackman publicou um vídeo em que ele aparece ao lado do dublador nos bastidores do programa The Noite, do SBT. No vídeo, o intérprete do Wolverine repete uma fala do filme Logan, e Bardavid emenda com a versão brasileira, surpreendendo o ator, que escreveu na legenda: "Isaac Bardavid. Que lendário. Que vida e legado. Que voz! 'Não seja aquilo que te fizeram'. Descanse bem, meu amigo".

    Em 2017, durante o encontro dos dois, Jackman elogiou o trabalho de seu dublador na versão brasileira, "Fico tocado, é um prazer conhecê-lo. As pessoas não têm ideia de quantas pessoas são necessárias para criar um filme. O senhor é parte desse amor deles [fãs] tanto quanto eu", afirmou o ator. Bardavid, então, respondeu falando sobre como passou a valorizar mais o trabalho de dublagem após o sucesso que fez dando voz ao Wolverine no Brasil. "Eu considerava a dublagem uma coisa menor. Mas diante da dimensão que a figura do Wolverine tomou, estou mudando meu conceito e vendo que a dublagem é uma coisa maior, um fenômeno", concluiu Bardavid. 

    Diretor de X-Men escolhe quem pode substituir Hugh Jackman no papel de Wolverine

    Nas redes sociais, não só a família e os fãs lamentaram a partida do dublador, mas também outros colegas de profissão. “Vamos continuar a pedir a Deus em orações e mandar todo nosso amor e carinho ao querido Isaac (...) Eu te amo muito, meu querido amigo”, escreveu o dublador Guilherme Briggs. O dublador e diretor Garcia Jr., voz do He-Man e ex-chefe do núcleo de dublagem da Disney, foi um dos primeiros a informar a morte a seus seguidores no Instagram. "Nada a dizer além de 'obrigado por tudo'", escreveu. 

    Além do Wolverine, entre seus papéis mais lembrados estão Freddy Krueger na franquia de terror A Hora do Pesadelo e Obi-Wan Kenobi em Star Wars. Em animações, foi o Tigrão em Ursinho Pooh, Comissário Gordon em Batman e Esqueleto em He-Man. Isaac Bardavid também deixa um legado enorme na teledramaturgia brasileira, sua estreia na Globo aconteceu em 1970 na novela Irmãos Coragem. Também atuou em Meu Pedacinho de Chão (1971), Selva de Pedra (1972), Escrava Isaura (1976), O Astro (1977), Salve Jorge (2012), Além do Horizonte (2013) e na série Dois Irmãos (2017). 

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top