Minha conta
    My French Film Festival: Mostra online tem 11 produções dirigidas por mulheres; saiba como assistir de graça

    Com o melhor do cinema em língua francesa, a programação de 2022 traz o olhar feminino em filmes de drama, comédia e animação.

    Desde o dia 14 de janeiro, está acontecendo a 12ª edição do MyFrenchFilmFestival, evento online e gratuito que apresenta o melhor do cinema em língua francesa. São 30 filmes, legendados em 10 idiomas, disponíveis por 30 dias e em mais de 70 plataformas ao redor do mundo. Focada em temas como diversidade, juventude, amor, sensualidade e descoberta, a seleção de 2022 conta com mais de 10 produções dirigidas por mulheres, percorrendo gêneros como drama, comédia e animação.

    Ficou curioso? Então veja a seguir alguns desses títulos – e não deixe de conferir a programação completa clicando aqui. Vale ressaltar que, no Brasil, três serviços de streaming participam da mostra: MUBI (para assinantes), Belas Artes à la Carte e Filmicca (em ambos, basta fazer um cadastro para assistir sem qualquer taxa).

    My French Film Festival: Curtas infantis roubam a cena com animações encantadoras; veja como assistir de graça

    HORACIO

    Horacio é um curta-metragem animado em que Guillaume mata o personagem-título "porque ele estava gritando muito alto". Uma notícia tragicômica como às vezes se lê nos jornais. Durante o seu julgamento, a pobreza do motivo do assassinato é desconcertante. Detido por 10 anos, Guillaume gradualmente esquece a história que não convenceu ninguém. Quando ele sai da prisão, alguém grita novamente. Com direção de Caroline Cherrier, o filme participou da seleção oficial do Festival de Annecy 2021.

    LOVE HURTS

    Em Love Hurts, Sam (Noée Abita) é uma jovem reservada e misteriosa que conhece Troy (Andranic Manet), um adolescente ultraviolento insensível à dor. Ela se deixa lentamente levar pelo seu mundo. Um mundo cheio de amor, socos e música, no qual os limites do razoável são constantemente ultrapassados. Dirigido por Elsa Rysto, o curta-metragem esteve no Festival de Clermont-Ferrand 2021.

    DUSTIN

    O curta-metragem Dustin é ambientado em um hangar desativado, onde um grupo de jovens parisienses dança em uníssono, embalada por 145 BPM de música techno. No meio da multidão estão Dustin (Dustin Muchuvitz), um jovem transgênero, e a sua gangue formada por Félix (Félix Maritaud), Raya (Raya Martigny) e Juan (Juan Corrales). À medida que a noite avança, a histeria coletiva se transforma em doce melancolia e a embriaguez, em falta de ternura. A direção fica por conta da estreante Naïla Guiguet, que saiu vitoriosa do Festival de Toronto 2020.

    PLAYLIST

    No longa-metragem Playlist, de Nine Antico, Sophie (Sara Forestier) tem 28 anos e acaba de descobrir que conseguiu um emprego em uma famosa editora parisiense. O sonho dela? Não exatamente, pois gostaria de se dedicar à carreira de cartunista. Quando ela conta ao namorado Jean (Pierre Lottin) que está grávida, tudo explode. Eles se separam, e ela deve voltar a servir mesas como sua amiga Julia (Laetitia Dosch), uma aspirante a atriz. Como sobreviver na cidade sob tais condições?

    À MODA ANTIGA

    Dirigido por Yasmine Bahechar, o curta-metragem suíço À Moda Antiga se passa em algum lugar de Genebra, onde um grupo de garotas cria laços de amizade entre os rios Rhône e Arve – que se encontram e se misturam de maneira homogênea. A partida de alguém pode virar tudo de cabeça para baixo. Existem aqueles que partem e aqueles que ficam. Aqueles que partem deixam lembranças para trás. Aqueles que veem as pessoas partirem detêm a memória e guardam as lembranças.

    Confira as demais produções do My French Film Festival que são comandadas por mulheres:

    • Uma Vida Doida, de Raphaël Balboni e Ann Sirot
    • O Meio do Horizonte, de Delphine Lehericey
    • Hold Me Tight, de Léoluna Robert-Tourneur
    • Lua, de Zoé Pelchat
    • O Céu de Alice, de Chloé Mazlo
    • Astralium, de Lucie Andouche
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top