Minha conta
    Big Little Lies: HBO nega censura criativa contra diretora durante a 2ª temporada

    Sem qualquer aviso, a emissora teria tirado a direção criativa das mãos de Andrea Arnold para entregá-la a Jean-Marc Vallée, que comandou a primeira temporada.

    Se Big Little Lies foi aclamada por sua representatividade feminina, a situação pode não ser a mesma atrás das câmeras. Uma reportagem especial do Indiewire revela um conflito nos bastidores da série, onde a visão criativa da diretora Andrea Arnold teria sido ignorada pela HBO, que chamou Jean-Marc Vallée (diretor da primeira temporada) para finalizar os episódios.

    Aparentemente, o plano do showrunner David E. Kelley sempre foi unificar os estilos das diferentes temporadas, mas nada disso foi anunciado para Arnold, que teve total liberdade criativa no set, a ponto de convocar sua própria equipe de produção. Curiosamente um dos primeiros a rejeitar publicamente a renovação de Big Little Lies, Vallée estava ocupado com a produção de Sharp Objects na época, o que culminou na contratação da outra diretora.

    Apesar das estrelas e produtoras executivas Reese WitherspoonNicole Kidman terem aprovado a parceria com a cineasta de Docinho da América, a HBO teria entregue a direção criativa do drama para Vallée, que editou os capítulos em seu estilo e ainda encomendou mais 17 dias de refilmagens. Por conta das regras da associação de diretores, a presença de Arnold foi obrigatória nas novas gravações, mas quem comandou a situação foi o Jean-Marc, ainda com cargo de produtor executivo na segunda temporada.

    Getty Images

    Diante da repercussão que tal reportagem teve nas mídias sociais e dentre a imprensa, a HBO negou tudo, através de uma declaração oficial: "Não existiria uma segunda temporada de Big Little Lies sem Andrea Arnold. Nós da HBO e os produtores estamos incrivelmente orgulhosos de seu trabalho. Como qualquer outro projeto de televisão, os produtores executivos trabalham de forma colaborativa na série e acreditamos que o produto final fala por si mesmo."

    Mesmo que as performances de Witherspoon, Kidman, Laura Dern, Shailene WoodleyZoë KravitzMeryl Streep sejam muito elogiadas, boa parte da crítica especializada aponta problemas com a edição da segunda temporada, demonstrando, realmente, uma transformação de estilo entre os episódios. Sem falar que, além do presidente da HBO não acreditar numa possível 3ª temporada, é importante perceber como Andrea Arnold não participou de entrevistas promocionais de Big Little Lies desde seu retorno às telinhas. Caso seja real, quão irônico (ou melhor, triste) seria ver a voz de uma mulher sendo censurada, numa série onde seu grande trunfo é, justamente, colocar seis complexas personagens femininas no centro da narrativa?

    O último episódio da segunda temporada de Big Little Lies será exibido no próximo domingo, 21 de julho, às 22 horas pela HBO. Confira nossa crítica do penúltimo episódio.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top