Minha conta
    Oscar 2019: Ator de Roma teve visto negado aos Estados Unidos e pode perder premiação

    Apenas um mês para que a situação seja, enfim, regularizada.

    Por mais que tenha sido o recordista de indicações ao Oscar deste ano, um dos atores de Roma pode ser excluído da badalada, e sempre aguardada, cerimônia de premiação. Jorge Antonio Guerrero, intérprete de Fermin no longa dirigido por Alfonso Cuarón, já tentou o visto de entrada nos Estados Unidos por três vezes, sempre negado.

    Em entrevista ao El Sol de Tijuana, o ator explicou que a primeira tentativa foi feita ainda antes do lançamento de Roma, quando tentou ir aos Estados Unidos como turista. Na época, foi recusado porque o serviço de imigração norte-americano não acreditou na justificativa dada, acreditando que ele queria ir ao país para trabalhar ilegalmente.

    A segunda tentativa foi já em meio à campanha publicitária em torno de Roma nos Estados Unidos, enquanto que a terceira foi pouco antes da cerimônia de premiação do Globo de Ouro. Em ambas, também recusado.

    "Se conseguisse que algum oficial do consulado ou alguém da embaixada lesse os convites recebidos [dos eventos], alguém poderia entender a presença do artista e a troca cultural existente entre as duas nações", comentou o ator. Guerrero ainda fará uma quarta tentativa de obter o visto, de forma a participar da cerimônia do Oscar, agendada para 24 de fevereiro. Mas, diante de tal histórico, é bem provável que mais uma vez não obtenha êxito.

    Vale lembrar que esta não é a primeira vez que um artista estrangeiro é impedido de comparecer na cerimônia do Oscar. Em 2017, o diretor Asghar Farhadi não pôde ir à premiação devido à ordem executiva assinada pelo recém-empossado presidente Donald Trump, que impedia que cidadãos do Irã entrassem no país. Tal atitude impulsionou a campanha de O Apartamento, que acabou levando o Oscar de melhor filme estrangeiro.

    Indicado em 10 categorias no Oscar 2019, Roma está disponível na Netflix e com sessões especiais realizadas em algumas cidades brasileiras.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top