Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Pantera Negra: Rotten Tomatoes vai banir quem tentar sabotar nota do filme
    Por João Vitor Figueira — 2 de fev. de 2018 às 16:04
    facebook Tweet

    "Apesar de respeitar as diversas opiniões de nossos fãs, nós não aceitamos discurso de ódio", diz um comunicado da companhia.

    Marvel Studios

    O site Rotten Tomatoes anunciou que vai bloquear e remover os comentários de fãs que se mobilizarem para atacar um filme com base em discursos de ódio. A medida surge um dia depois de um grupo de fãs da DC e pessoas insatisfeitas com os rumos que a franquia Star Wars tomou sob o comando da Disney afirmarem que vão sabotar a nota do público para Pantera Negra no site, conhecido por agregar notas da imprensa especializada em seu "Tomatômetro".

    "Nós do Rotten Tomatoes temos orgulho de termos nos tornado uma plataforma para fãs apaixonados debaterem e discutirem sobre entretenimento e nós levamos essa responsabilidade a sério", diz um comunicado oficial divulgado pelo site. "Apesar de respeitar a diversidade de opiniões dos nossos fãs, nós não aceitamos discurso de ódio. Nossa equipe de segurança e nossos especialistas sociais continuam monitorando de perto as nossas plataformas e qualquer usuário que se envolver em atividades assim será bloqueado do nosso site e seus comentários serão removidos o mais rápido possível."

    Um grupo chamado Down With Disney's Treatment of Franchises and its Fanboys organizou um evento no Facebook que atraiu quase 4 mil apoiadores para uma causa infame: Dar notas baixas para Pantera Negra no Rotten Tomatoes na tentativa de "protesta" conta "a forma da Disney de fazer negócios". O grupo de fanboys também acusava a Disney de "pagar críticos de cinema para destruir os filmes da DC Comics" e criticava o enredo de Star Wars - Os Últimos Jedi, notável por apresentar uma nova faceta de Luke Skywalker e pelo protagonismo feminino da trama.

    A ação do grupo foi recebida com escárnio, afinal os apoiadores do grupo tinham motivações patéticas, mas também houve muita gente que notou indícios de racismo implícito na ação de boicote ao primeiro filme da Marvel Studios sobre um herói negro — e que conta com um elenco majoritariamente negro. "Isso é totalmente ridículo. Eu ainda me considero um fã da DC, mas vamos encarar que o DCEU não está bem. Ao invés de ficar irritado com a Disney e com a Marvel, fique irritado com a Warner Bros. e exija que eles façam filmes melhores a partir de agora. Se você gosta do DCEU, bom para você, mas me parece que isso [a campanha] é puro racismo e sexismo porque vocês não querem que seus quadrinhos tenham fortes heróis negros e heroínas", escreveu um fã no mural do evento no Facebook. "Começo a me perguntar se as pessoas só criaram esse evento porque a maior parte do elenco e da equipe [de Pantera Negra] são negros", disse outra pessoa.

    Tanto o evento quanto a página dos criadores da mobilização sairam do ar, aparentando terem sido desativados pelo Facebook — que alega trabalhar para reprimir o discurso de ódio na plataforma social.

    Com direção de Ryan CooglerChadwick Boseman no papel principal, Pantera Negra estreia nos cinemas brasileiros no dia 15 de fevereiro.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    • Eduardo Cardoso
      Desculpa, Pasquale. Mas quem é você meixmo?
    • Júnior Soares
      Essas crianças de hoje em dia...não sabem mais nem escrever com concordância. Vamos voltar para a escolinha?
    • Eduardo Cardoso
      Quem é vocês mesmo?
    • Monkey D. Luffy
      Ironicamente esse parece ser um dos poucos filmes da marvel que não vai ser mais do mesmo.
    • Jc V.
      Mas essa liberdade não pode ser tirada, é uma forma válida de protesto (embora a causa seja ridícula). Até pq não tem como saber quais as intenções de cada pessoa que votou, bloquear todo mundo que der uma nota ruim seria, de fato, um posicionamento pró-Disney como eles alegam.Mas de boa: quem ainda liga pra notas do RT??!
    • Marcos Adriano Dams
      Tem que banir mesmo
    • Júnior Soares
      Como se o Rotten Tomatoes fosse alguma merda...
    • Bernardo Bastos Guimarães
      Patética essa brigada de fãs que se forma como se fossem eles os proprietários dos ídolos, histórias e artistas. E em cima disso criam teorias e mais teorias da conspiração. Viu um filme, não gostou? Apenas registre sua decepção e não veja mais a sequência, simples. Se uma produtora não receber retorno financeiro, mudará os roteiros. Filmes são apenas negócio; as pessoas não podem pegar isso como se fosse sua vida real.
    • Felipe F.
      Mas acontece se você der nota negativa pro filme apenas por detestar a Disney ou a Marvel, você faz com que a nota do filme caia.
    • Revenant
      Então deem nota 100% pra esse filme e todo mundo fica feliz, pelo menos quem liga pra esse lance de nota não vai ver negatividade a respeito do filme.
    • Mr. Valdenys Virtuoso
      Ao menos isso!
    • Jc V.
      Ok, mas tem um porém: Se o cara fizer um discurso sexista ou racista acho q tem que ser banido mesmo. Mas fazer um discurso de ódio contra a Disney ou os fãs da Marvel não seria exatamente algo socialmente relevante, quer dizer, não podemos equiparar isso com racismo, por exemplo. Até pq essa treta MarvelxDC já tem uns 60 anos de história.Se os caras estão se reunindo pra sabotar o trust Disney (já que o Trump não mexeu um dedo) ou os lucros de SW, por mais que seja algo patético não é algo digno de censura. As pessoas tem o direito a serem idiotas, infelizmente.
    • THANOS de Titã O Titã Louco
      E Tem que Fuder e Cabou!!!
    • Vidamell Vida R.
      É isso aí Rotten! Fiquei sabendo hoje de manhã.
    Mostrar comentários
    Back to Top