Minha conta
    Pantera Negra: Rotten Tomatoes vai banir quem tentar sabotar nota do filme

    "Apesar de respeitar as diversas opiniões de nossos fãs, nós não aceitamos discurso de ódio", diz um comunicado da companhia.

    Marvel Studios

    O site Rotten Tomatoes anunciou que vai bloquear e remover os comentários de fãs que se mobilizarem para atacar um filme com base em discursos de ódio. A medida surge um dia depois de um grupo de fãs da DC e pessoas insatisfeitas com os rumos que a franquia Star Wars tomou sob o comando da Disney afirmarem que vão sabotar a nota do público para Pantera Negra no site, conhecido por agregar notas da imprensa especializada em seu "Tomatômetro".

    "Nós do Rotten Tomatoes temos orgulho de termos nos tornado uma plataforma para fãs apaixonados debaterem e discutirem sobre entretenimento e nós levamos essa responsabilidade a sério", diz um comunicado oficial divulgado pelo site. "Apesar de respeitar a diversidade de opiniões dos nossos fãs, nós não aceitamos discurso de ódio. Nossa equipe de segurança e nossos especialistas sociais continuam monitorando de perto as nossas plataformas e qualquer usuário que se envolver em atividades assim será bloqueado do nosso site e seus comentários serão removidos o mais rápido possível."

    Um grupo chamado Down With Disney's Treatment of Franchises and its Fanboys organizou um evento no Facebook que atraiu quase 4 mil apoiadores para uma causa infame: Dar notas baixas para Pantera Negra no Rotten Tomatoes na tentativa de "protesta" conta "a forma da Disney de fazer negócios". O grupo de fanboys também acusava a Disney de "pagar críticos de cinema para destruir os filmes da DC Comics" e criticava o enredo de Star Wars - Os Últimos Jedi, notável por apresentar uma nova faceta de Luke Skywalker e pelo protagonismo feminino da trama.

    A ação do grupo foi recebida com escárnio, afinal os apoiadores do grupo tinham motivações patéticas, mas também houve muita gente que notou indícios de racismo implícito na ação de boicote ao primeiro filme da Marvel Studios sobre um herói negro — e que conta com um elenco majoritariamente negro. "Isso é totalmente ridículo. Eu ainda me considero um fã da DC, mas vamos encarar que o DCEU não está bem. Ao invés de ficar irritado com a Disney e com a Marvel, fique irritado com a Warner Bros. e exija que eles façam filmes melhores a partir de agora. Se você gosta do DCEU, bom para você, mas me parece que isso [a campanha] é puro racismo e sexismo porque vocês não querem que seus quadrinhos tenham fortes heróis negros e heroínas", escreveu um fã no mural do evento no Facebook. "Começo a me perguntar se as pessoas só criaram esse evento porque a maior parte do elenco e da equipe [de Pantera Negra] são negros", disse outra pessoa.

    Tanto o evento quanto a página dos criadores da mobilização sairam do ar, aparentando terem sido desativados pelo Facebook — que alega trabalhar para reprimir o discurso de ódio na plataforma social.

    Com direção de Ryan CooglerChadwick Boseman no papel principal, Pantera Negra estreia nos cinemas brasileiros no dia 15 de fevereiro.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top