Minha conta
    Pantera Negra: Fãs da DC se mobilizam para atacar filme da Marvel

    Grupo quer repetir ação contra Star Wars - Os Últimos Jedi e diminuir a nota do público de Pantera Negra no site Rotten Tomatoes. A internet reage e acusa ação de racismo e imaturidade: "Vocês são patéticos".

    Milhares de pessoas se mobilizaram virtualmente para dar notas baixas para Pantera Negra no Rotten Tomatoes, maior site agregador de críticas profissionais da internet que também conta com uma seção de notas do público. Segundo organizadores, o motivo é atacar a Disney, mas internautas enxergam falta de maturidade e racismo implícito na ação.

    Um evento foi criado no Facebook para encontrar apoiadores e até o fechamento desta matéria quase 4 mil pessoas se comprometeram a atacar o longa-metragem da Marvel Studios. A organização do evento foi responsabilidade da página Down With Disney's Treatment of Franchises and its Fanboys. O grupo se define como uma mobilização de fãs que desaprovam a forma como a Disney cuida da franquia Star Wars, fãs da DC e fãs de X-Men com receios em relação ao futuro da saga mutante após a venda da 20th Century Fox.

    Facebook/Reprodução

    O grupo cita como inspiração o ataque contra Star Wars - Os Últimos Jedi arquitetado por fanboys irritados com o desenvolvimento de Luke Skywalker enquanto personagem e com o protagonismo feminino na trama dirigida e roteirizada por Rian Johnson. Os motivos para atacar Pantera Negra? O grupo diz representar as pessoas que se "desapontaram" com "a forma da Disney de fazer negócios" e outros fatores "especialmente as manipulações corporativas que criaram uma má cobertura da imprensa para o Universo Estendido da DC", diz o texto. "Eu sinto que é o momento de contra-atacar todos que estão debaixo da Disney e fazer o estúdio do Mickey parar de pagar críticos de cinema para destruir os filmes da DC Comics", acusa o texto, assumindo um risível viés conspiracionista.

    Os organizadores afirmam que vão tentar sabotar as notas de Vingadores: Guerra Infinita e de séries da Marvel na Netflix. Além disso, o grupo pretende cometer a maior atrocidade conhecida na era da apreciação da cultura pop nas redes sociais: espalhar spoilers de Pantera Negra na web.

    A ação do grupo, que aparenta não ter nada melhor para fazer com suas vidas, foi recebida com deboche e repreensões na internet. No mural do evento há diversas pessoas que citam a mobilização como "ridícula" e "patética". Muitos também apontaram que a indisposição contra o primeiro filme sobre um herói negro da Marvel pode ser o indício de um racismo implícito. 

    "Isso é totalmente ridículo. Eu ainda me considero um fã da DC, mas vamos encarar que o DCEU não está bem. Ao invés de ficar irritado com a Disney e com a Marvel, fique irritado com a Warner Bros. e exija que eles façam filmes melhores a partir de agora. Se você gosta do DCEU, bom para você, mas me parece que isso [a campanha] é puro racismo e sexismo porque vocês não querem que seus quadrinhos tenham fortes heróis negros e heroínas", escreveu um fã. "Começo a me perguntar se as pessoas só criaram esse evento porque a maior parte do elenco e da equipe [de Pantera Negra] são negros", disse outra pessoa.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top