Meu AdoroCinema
    Escritora acusa Lars von Trier de forçar funcionárias a nadar nuas com ele
    Por João Vitor Figueira — 20/12/2017 às 19:28
    facebook Tweet

    Segundo a escritora Anne Mette Lundtofte, o cineasta dinamarquês e o produtor Peter Aalbæk Jensen, fundadores do estúdio Zentropa, diziam que experiência era "ritual de iniciação".

    Getty Images

    O cineasta Lars von Trier e o produtor Peter Aalbæk Jensen foram acusados de coagir funcionárias da produtora Zentropa a tirar a roupa diante deles e nadarem nuas com ambos. A escritora Anne Mette Lundtofte escreveu um artigo para a revista The New Yorker em primeira pessoa detalhando o ambiente na companhia.

    "Nadar nu na piscina é um ritual da Zentropa. Quando você tira a roupa diante de Aalbæk Jensen e von Trier, você é aceito no círculo dos iniciados. Todas as pessoas lá (supostamente) fizeram isso. Alguns dos maiores críticos de cinema da Dinamarca fizeram isso", afirma Lundtofte, escritora conterrânea dos cineastas que costumava admirar ambiente anárquico e provocador da empresa até perceber que a companhia era um ambiente de trabalho tóxico. A autora escreveu um livro chamado Zentropia, lançado em 2013, sobre a produtora.

    Björk revela que foi assediada por Lars von Trier

    "Eu também nadei. Eu não me sinto bem com isso hoje em dia, mas na época eu queria muito uma coisa: Eu queria a minha história [para o livro]", relata. A piscina fica localizada na propriedade da Zentropa, nos arredores de Copenhague. A autora menciona que uma mulher cuja identidade ela prefere não revelar, mas chama apenas de Sarah, foi abordada por von Trier em 2011. O cineasta queria que ela se despisse e entrasse na piscina com ele. Sarah, que na época trabalhava como consultora musical no departamento jurídico da companhia, recusou a proposta. A autora relata que Aalbæk Jensen repreendeu a funcionária e deu um ultimato: "Ou você pula na piscina comigo ou eu terei de demitir você."

    Reprodução/Twitter
    Peter Aalbæk Jensen.

    O relato da autora ainda menciona que Aalbæk Jensen e von Trier fizeram críticos de cinema se despirem durante o Festival de Cannes em uma competição para definir quem iria entrevistar Nicole Kidman, estrela de Dogville (2003). De acordo com a escritora, Aalbæk Jensen costumava chamar funcionárias e estagiárias mulheres de "vadia" ou "prostituta" e praticar bullying com elas.

    Lundtofte se disse frustrada com o silêncio da imprensa especializada em relação às denúncias contra a Zentropa que ela publicou em seu livro. "As pessoas que ousaram falar alguma coisa, como as mulheres que eu entrevistei, se tornaram párias na Zentropa — e a nação ignorou. Poucas pessoas ficaram assustadas quando souberam que Aalbæk Jensen apalpava os seios e as nádegas de suas empregadas, ou que ele mostrava seu pênis, ou que ele simulava atos sexuais para jovens mulheres, ou que ele batia em estagiários diante de seus colegas de trabalho como 'punição'."

    Em novembro deste ano, nove mulheres acusaram Peter Aalbæk Jensen de assédio sexual e bullying no ambiente de trabalho. Entre elas estava a produtora Meta Louise Foldager Sørensen, que trabalhou com von Trier em Anticristo (2009) e Melancolia (2011). Autoridades dinamarquesas abriram uma investigação oficial para apurar as denúncias.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Trailers
    Malévola - Dona do Mal Trailer Legendado
    Patrocinado
    El Camino: A Breaking Bad Film Trailer Legendado
    A Luz no Fim do Mundo Trailer Legendado
    O Enigma da Rosa Trailer (2) Legendado
    Desafio de um Campeão Trailer Legendado
    Sereia Predadora Trailer Original
    Todos os últimos trailers
    Notícias de cinema Personalidades
    10 atuações marcantes de Fernanda Montenegro
    NOTÍCIAS - Personalidades
    quarta-feira, 16 de outubro de 2019
    Kevin Feige é promovido na Marvel
    NOTÍCIAS - Personalidades
    terça-feira, 15 de outubro de 2019
    Morre Robert Forster, ator de Jackie Brown e Breaking Bad
    NOTÍCIAS - Personalidades
    segunda-feira, 14 de outubro de 2019
    Enquete da Semana: Qual dessas crianças merece um prêmio de melhor atuação?
    NOTÍCIAS - Personalidades
    domingo, 13 de outubro de 2019
    Enquete da Semana: Qual dessas crianças merece um prêmio de melhor atuação?
    Kevin Hart volta ao trabalho em Jumanji após acidente
    NOTÍCIAS - Personalidades
    quinta-feira, 10 de outubro de 2019
    Kevin Hart volta ao trabalho em Jumanji após acidente
    Últimas notícias de cinema Personalidades
    Filmes mais esperados
    Filmes mais esperados
    Back to Top