Minha conta
    Alejandro G. Iñárritu vai receber Oscar especial por obra em Realidade Virtual

    Carne e Areia, exibida no Festival de Cannes, conquistou a Academia e o mundo.

    David Buchan

    O cineasta Alejandro G. Iñárritu terá que arrumar um espaço na lotada estante de sua casa para acomodar seu quinto Oscar. Bicampeão consecutivo do prêmio de Melhor Diretor - por BirdmanO Regresso -, o mexicano receberá um troféu extraordinário por Carne e Areia, sua aclamada obra em Realidade Virtual.

    "Os diretores da Academia estão orgulhosos em conceder um Oscar especial a Carne e Areia, obra na qual Alejandro Iñárritu e seu fotógrafo Emmanuel Lubezki abriram novas portas para nossa percepção cinematográfica. A obra multimídia, uma experiência artística de Iñarritú, é uma expedição profundamente emocional e fisicamente imersiva ao mundo dos imigrantes que cruzam o deserto do sudoeste americano nas primeiras horas do dia. Mais do que uma inovação criativa na forma ainda emergente da Realidade Virtual, a obra nos conecta visceralmente à complexa realidade política e social da fronteira Estados Unidos-México", declarou John Bailey (Feitiço do Tempo), presidente recém-eleito da Academia, em comunicado oficial.

    Exibido no Festival de Cannes 2017, Carne e Areia é um filme-instalação que torna seus experimentadores - como são chamados os espectadores na Realidade Virtual - em observadores diretos de uma tentativa de travessia da linha que separa o país governado por Donald Trump do Estado latino-americano. No meio da empreitada, no entanto, os mexicanos são violentamente interceptados por tropas estadunidenses. Descrita como uma experiência intensa e assustadora, Carne e Areia foi muito elogiada pela crítica internacional e posteriormente vendida para colecionadores privados de arte por volta de € 3 milhões.

    Com esta decisão, a Academia não só reconhece a tecnologia que promete mudar o futuro do cinema - e da humanidade -, como também dá mostras de que deseja se tornar mais progressista. Além de ter diversificado seu corpo de membros - anteriormente formado, em sua maioria, por homens brancos - recentemente, a instituição também tem atuado cada vez mais politicamente. Na última premiação, por exemplo, O Apartamento, do diretor Asghar Farhadi, cuja ida aos Estados Unidos foi vetada por Trump, ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro - e a vitória de Iñarritu e Lubezki também pode ser lida como uma declaração direta contra a nova administração dos EUA.

    Os artistas mexicanos receberão seu Oscar especial no dia 11 de novembro. A cerimônia geral da premiação da Academia, por sua vez, acontecerá em 4 de março de 2018. Fique ligado na cobertura do AdoroCinema!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    • Festival de Cannes 2017: Crise de imigrantes é tema de realidade virtual criada por Alejandro G. Iñárritu
    • Festival do Rio 2017: Realidade Virtual, o futuro do cinema - e da humanidade
    Comentários
    Back to Top