Minha conta
    It - A Coisa: Diretor fala sobre os problemas que teve com palhaços da vida real

    Os clowns profissionais não estão nada felizes com a obra de Andrés Muschietti.

    A essa altura do campeonato, não é segredo para ninguém que It - A Coisa é um dos maiores fenômenos de 2017. Além de ter conquistado o apoio quase que universal da crítica, o longa de Andrés Muschietti (Mama) já quebrou vários recordes de bilheteria. Mas uma classe continua descontente: a dos palhaços profissionais — e o diretor resolveu se pronunciar sobre o caso:

    "É, me fale mais sobre isso. Sim, há um palhaço que está me incomodando. Bem, não é exatamente isso. Para ser justo, ele é um bom sujeito, mas fica me perguntando por que ele, como palhaço, faria algo assim [que Pennywise faz]. Fui muito educado e disse que as crianças têm medo de palhaços. Acho que, acima de tudo, os palhaços estão se beneficiando da publicidade. A coulrofobia [medo crônico de palhaços] está voltando, mas existem palhaços assustadores e palhaços legais. Então os palhaços precisam pensar que tipo de clowns eles querem ser, certo? Quero dizer, se eles assustam crianças, ele as assustam porque são assustadores", afirmou Muschietti (via CinemaBlend).

    Dias antes da estreia de It - A Coisa, no dia 7 de setembro, algumas unidades policiais dos Estados Unidos entraram em estado de alerta por causa da possível aparição de "palhaços assustadores" — indivíduos mascarados como clowns medonhos com o intuito de causar pânico na população —; além disso, a Associação Mundial dos Palhaços divulgou nota condenando o retrato dos clowns que é demonstrado em It - A Coisa, afirmando que a obra de Muschietti mancha a imagem da arte da palhaçaria profissional.

    Não é a primeira vez que os profissionais do ramo se posicionam contra uma obra audiovisual. A quarta temporada de American Horror Story, Freak Show, também foi muito criticada por apresentar palhaços assustadores — mais especificamente o Twisty de John Carroll Lynch, que estará em Cult, sétimo ano da popular antologia de Ryan Murphy. Portanto, esta provavelmente será uma controvérsia eterna: sempre que um longa ou série apresentar um palhaço maléfico, os profissionais do ramo vão reclamar e se posicionar contra a trama, algo que é certamente natural.

    E você, o que acha da problemática? Bem, cou sem polêmica, o certo é que o embate entre a versão jovem do Clube dos Perdedores e o Palhaço Dançante permanece trilhando o caminho do sucesso. Com mais de US$ 372 milhões arrecadados nas bilheterias ao redor do mundo, é apenas uma questão de tempo para que a nova adaptação da obra homônima de Stephen King se torne o filme de terror mais bem sucedido de todos os tempos.

    Coestrelado por Bill Skarsgård, Jaeden Lieberher, Sophia Lillis e Finn Wolfhard, It - A Coisa recebeu nota máxima na crítica do AdoroCinema. O filme está em cartaz nos cinemas brasileiros.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top