Minha conta
    Festival de Toronto 2017: No elenco de Borg/McEnroe, Shia LaBeouf faz primeira aparição desde que foi detido

    Um dos protagonistas do filme de abertura, ator confessou paralelo entre a própria vida e o jeito explosivo do personagem real que interpreta.

    Foi mais para uma “raquetada” o pontapé inicial do Festival de Toronto 2017. O TIFF (Toronto International Film Festival, em inglês) deste ano foi aberto oficialmente com o longa Borg/McEnroe, focado no confronto entre dois lendários tenistas nos anos 1980, interpretados pelo sueco Sverrir Gudnason e Shia LaBeouf, respectivamente.

    Ambos os atores, o diretor Janus Metz e Stellan Skarsgård, que interpreta o técnico de Björn Borg, estiveram presente na coletiva de imprensa para defender a própria obra. “Não faz sentido fazer um filme sobre esportes. Tem que ser sobre pessoas”, se adiantou o cineasta.

    A maioria das perguntas, no entanto, foram sacadas diretamente para Shia, que não aparecia publicamente desde julho, depois de ter sido detido por comportamento violento (e racista). No longa, o ator interpreta o explosivo John McEnroe, tenista de pavio curto em ascensão na carreira, que terá que encarar pela frente, numa final de Wimbledon, o frio (e quatro vezes campeão do Torneio) Björn Borg.

    Uma das cenas do filme traz McEnroe encurralado pela imprensa, querendo falar sobre tênis, mas somente sendo perguntado a respeito de seu temperamento. Aproveitando a deixa, um jornalista o questionou se seria pelo mesmo motivo (“vida pessoal”) que Shia não concedia mais entrevistas. O ator negou que esteja evitando a imprensa, mas não fugiu da resposta: “É um paralelo que eu tenho com ele [o personagem], se limitou a responder, sempre de maneira econômica.

    Getty Images

    O viés “drama esportivo baseados em fatos reais” do filme de abertura pode ser tomado como um bom indício da tendência para a “coleção” 2017 do TIFF, uma vez que, pelo menos mais duas aguardadas produções a serem exibidas no festival seguem a mesma linha.

    Uma delas é Battle of the Sexes, também passado nas quadras de tênis, que opõe o ex-campeão Bobby Riggs (Steve Carell) e a líder da classificação feminina Billie Jean King (Emma Stone), tendo o machismo em jogo; e a cinebiografia da ex-patinadora no gelo Tonya Harding, interpretada por Margot Robbie em I, Tonya.

    O Festival de Toronto segue até o dia 17 de setembro, com cobertura do AdoroCinema.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top