Minha conta
    Harry Potter é tema de curso gratuito para a terceira idade em universidade brasileira

    Quem disse que é preciso receber sua carta de Hogwarts aos 11 anos para estudar sobre o mundo mágico?

    Muito além de fazer sucesso comercial e popular, a história de Harry Potter agora será tema de um curso na Unicamp, uma das melhores universidades do Brasil. Gratuito e voltado para o público de meia e terceira idade, a oficina se chama "Harry Potter: História, cultura e relações de gênero no mundo mágico de J.K. Rowling". Muito além de falar sobre o universo mágico, as 16 aulas irão relacionar os livros e filmes com referências à história contemporânea.

    "Eu não pretendo discutir apenas o livro ou o filme em si, mas as referências históricas e culturais usadas pela autora e as questões que ela coloca, como de gênero e racial. Os comensais da morte, por exemplo, que são vilões, se aproximam do nazismo, com a história de raça pura. Então é uma clara referência à história contemporânea", disse Victor Henrique da Silva Menezes, instrutor do curso.

    De acordo com Menezes, a ideia do curso surgiu dos próprios alunos, em uma outra oficina que ele ministrava no projeto UniversIDADE, que oferece diversas aulas gratuitas ao público da terceira idade. "Eu já sou instrutor no UniversIDADE desde 2016. Quando dava minha aula sobre Roma Antiga no cinema, tema do meu mestrado, falava muito sobre referências histórias e usava Harry Potter como exemplo. Metade dos 50 alunos já tinha lido e começou a pedir para que eu fizesse uma oficina só disso", completou o instrutor.

    Com as inscrições encerradas, o curso será ministrado no segundo semestre de 2017 e terá 100 alunos, todos acima de 50 anos.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top