Minha conta
    Cine PE 2017: A misantropia de Borrasca encara o retrato tocante de Los Leones

    Entre os curtas, Aqui Jaz propõe o novo caminho da produção independente, Retratos da Alma prega a preservação da natureza.

    A chuva torrencial que cobre a cidade de Recife quebrou a quarta parede e invadiu a tela do Cine PE 2017. Uma tempestade no céu representa as vidas de Gabriel e Diego, protagonistas de Borrasca. A morte do amigo Enzo provoca tristeza, mas também ressentimentos de uma amizade marcada por traições, e a misantropia como enfrentamento cotidiano e reflexão artística. A verborragia peculiar de uma adaptação teatral é suavizada pela mise en scène (de sombras, jazz e claustrofobia) imersiva, da qual se salta a todo momento pela atuação excessivamente declamatória de Francisco Eldo Mendes.

    Los Leones articula o frio como um componente da miséria de sua protagonista. A vida de Mariana Koballa, uma transsexual exilada numa ilha a 40 quilômetros de Buenos Aires, é contada numa estrutura minimalista, de base pictórica, tempo dilatado, com elipses sobre seu passado, seu presente e, tragicamente, seu futuro. Assim, como por acidente, André Lage encontra um enredo que surge sorrateiro e se revela arrebatador, num documentário bonito e dolorido.

    Críticas em breve.

    Aqui Jaz é um projeto experimental estimulante, realizado na garra por Brenda Ligia Miguel — que atua, dirige, escreve, produz, monta, faz de tudo em seu curta-metragem. E faz bem. Apesar de flagrante inexperiência, da encenação amadora, a cineasta contorna as limitações do registro em iPhone 5S e encontra soluções criativas (principalmente na edição) para criar clima, explorar o extracampo e invocar os delírios da protagonista.

    Retratos da Alma tem uma preocupação ecológica quase institucional, num convite à reflexão com dois grandes momentos: associar uma vida em harmonia com a natureza a uma vida em harmonia com a própria natureza, humana; e a capacidade da imagem e do som (num desenho belíssimo) em potencializar as belezas do meio ambiente, assim conquistando a empatia e convencendo o espectador sobre a sua mensagem. 

    Hoje no Cine PE 2017

    O Crime da Gávea será o quarto longa-metragem em competição no Cine PE 2017. A noite de sexta (30) começa com o documentário pernambucano O Menino do Canto do Mar, a animação cearense Peleja do Sertão e o doc paulista Mulheres Negras: Projetos do Mundo, pelas competitivas de curtas.

    Críticas do Cine PE 2017

    Real - O Plano Por Trás da História

    O Jardim das Aflições

    O Crime da Gávea

    O AdoroCinema viajou a convite da organização do evento. 

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top