Minha conta
    Os melhores filmes de 2016 segundo a redação do AdoroCinema

    Top 20 de filmes que vão ficar na nossa memória.

    Mais tradicional do que panetone e rabanada, chegou a nossa lista de melhores filmes do ano!

    Combinamos as listas pessoais dos críticos do AdoroCinema para apresentar os 20 filmes mais marcantes de 2016. Valem todos os títulos lançados comercialmente no Brasil este ano, mesmo que tenham sido produzidos em 2015.

    Como a lista precisou ser fechada com antecedência, títulos aguardados como Rogue One - Uma História Star WarsNerudaSieranevada não puderam ser vistos por todos os editores, e ficaram de fora. Sacrifícios são necessários! (Mas o AdoroCinema continua fiel à Força).

    Descubra os nossos favoritos, em texto e em vídeo, e depois conheça as listas pessoais da equipe do site. Quais são os seus preferidos de 2016?

    20º A Odisseia de Alice

    Direção: Lucie Borleteau

    Do que se trata? A engenheira Alice (Ariane Labed) está acostumada a ser a única mulher entre os homens dos navios cargueiros. Enquanto o namorado espera por ela em terra, Alice se apaixona pelo capitão do navio.

    Crítica do AdoroCinema: "A abordagem madura do sexo é acompanhada por um olhar naturalista das relações humanas [...] A eficiência das descrições é potencializada por diálogos primorosos, ora perfeitamente naturais, ora literários e reflexivos, quando Alice lê o diário de um marinheiro falecido, ou quando escreve para o namorado distante". Leia a crítica completa, escrita por Bruno Carmelo, e assista ao trailer.

    19º O Silêncio do Céu

    Direção: Marco Dutra

    Do que se trata? Mario (Leonardo Sbaraglia) flagra em segredo a esposa Diana (Carolina Dieckmann) sendo estuprada dentro de casa. Surpreso, ele não consegue reagir. Depois disso, ela lida com o trauma sem contar para ninguém, enquanto ele esconde o fato de ter testemunhado o crime.

    Crítica do AdoroCinema: "Um filme claustrofóbico e um tanto perverso, por fornecer ao espectador um olhar onisciente sobre a situação. A violência continua, muito após o estupro, no esfacelamento do casal e nas pequenas chantagens de Mario, visando extrair a confissão de que precisa para efetuar o próprio luto". Leia a crítica completa, escrita por Bruno Carmelo, e assista ao trailer.

    18º Cinco Graças

    Direção: Deniz Gamze Ergüven

    Do que se trata: Na Turquia, cinco irmãs são tratadas a mão de ferro pelos avós. Após um incidente envolvendo os garotos do bairro, elas são mantidas prisioneiras em casa, até se casarem.

    Crítica do AdoroCinema: "A clausura das jovens é demonstrada às vezes como prisão, às vezes como fantasia. As cinco atrizes são excelentes, e os momentos de brigas e brincadeiras entre elas transmitem uma energia sincera. A câmera mantém seu olhar próximo, acompanhando a movimentação, enquanto a luz natural e os ruídos locais potencializam a atmosfera de intimidade". Leia a crítica completa, escrita por Bruno Carmelo, e assista ao trailer.

    17º Deadpool

    Direção: Tim Miller

    Do que se trata? Vítima de um câncer, Wade Wilson (Ryan Reynolds) se submete a uma experiência científica que o transforma no mercenário tagarela. Ele busca a vingança contra o homem que o enganou e sequestrou o amor da sua vida.

    Crítica do AdoroCinema: "Ação? Tem também e é outro trunfo do longa de estreia do diretor Tim Miller [...]. A violência é usada numa escala compatível com a do humor. Numa direção oposta à do frenesi de Michael Bay, por exemplo, aqui é possível 'apreciar' cada detalhe dos embates, muitas vezes, em câmera lenta mesmo (pode até piscar - os olhos mesmo). Não, você não está sendo enganado". Leia a crítica completa, escrita por Renato Hermsdorff, e assista ao trailer

    16º Capitão Fantástico

    Direção: Matt Ross

    Do que se trata? Cansado da civilização, Ben (Viggo Mortensen) decide criar os seis filhos pequenos na floresta, em contato exclusivo com a natureza. Mas um incidente força a família à voltar para a cidade. As crianças descobrem pela primeira vez a vida moderna.

    Crítica do AdoroCinema: "O filme é divertidíssimo, mas também muito inteligente ao oferecer alguns momentos dramáticos de grande qualidade. Enquanto se mostram preparados para a sobrevivência e muito conhecedores de noções filosóficas e sociológicas, as crianças não possuem qualquer trato social". Leia a crítica completa, escrita por Lucas Salgado, e assista ao trailer.

    15º Tangerine

    Direção: Sean Baker

    Do que se trata? No dia em que sai da cadeia, Sin-Dee (Kitana Kiki Rodriguez) descobre que seu cafetão e namorado está saindo com outra mulher. Indignada, ela passa os dias atravessando as ruas de Los Angeles para acertar as contas com a amante.

    Crítica do AdoroCinema: "Passado na véspera de Natal, à medida em que o dia avança, a trama aparentemente ingênua vai ganhando contorno de análise social (sem nenhum tipo de tom professoral, diga-se). Do preconceito sexual ao comportamento do imigrante, há um quê de melancolia no ótimo clímax". Leia a crítica completa, escrita por Renato Hermsdorff, e assista ao trailer.

    14º A Bruxa

    Direção: Robert Eggers

    Do que se trata? No século XVII, uma família religiosa é banida de sua comunidade, e passa a viver isolada na natureza. Os pais dizem aos filhos para nunca entrarem na floresta, com medo do ataque de uma bruxa. Um dia, o filho recém-nascido desaparece.

    Crítica do AdoroCinema: "Para contribuir ao clima sombrio, A Bruxa aposta na construção de efeitos analógicos, físicos, muito mais viscerais do que as criações digitais contemporâneas. O cineasta extrai medo do isolamento, da floresta fechada, da presença de bichos comuns, além de mostrar criatividade e ótimo senso de composição quando humanos e animais entram em conflito". Leia a crítica completa, escrita por Bruno Carmelo, e assista ao trailer.

    13º Rua Cloverfield, 10

    Direção: Dan Trachtenberg

    Do que se trata? Michelle (Mary Elizabeth Winstead) acorda trancada no porão de um desconhecido. Este homem (John Goodman) afirma que a salvou de um acidente, e que um ataque químico tornou o ar venenoso. Mas ela pode acreditar nele? O que pode acontecer se ela fugir de lá?

    Crítica do AdoroCinema: "Um filme claustrofóbico que consegue criar suspense e tensão por seus 105 minutos de duração. [...] Mary Elizabeth Winstead se sai muito bem na pele de Michelle. Ela interpreta uma garota que passa por uma situação de muita dificuldade, mas que em momento algum se revela frágil. O veterano John Goodman interpreta Howard e entrega uma atuação incrível". Leia a crítica completa, escrita por Lucas Salgado, e assista ao trailer.

    12º A Juventude

    Direção: Paolo Sorrentino

    Do que se trata? Dois amigos idosos (Michael Caine e Harvey Keitel) estão hospedados num hotel de luxo. Enquanto um deles pensa em fazer o seu último filme, e outro quer distância da música. Juntos, eles relembram suas carreiras e as histórias da infância.

    Crítica do AdoroCinema: "A Juventude oferece ao espectador um punhado de sequências lindas e líricas, que encantam. A trilha sonora de David Lang é elegante e rende momentos avassaladores, como o desfecho estrelado por Michael Caine. [...] Daqueles filmes que não apenas emocionam, mas repercutem na memória por um bom tempo". Leia a crítica completa, escrita por Francisco Russo, e assista ao trailer.

    11º O Valor de um Homem

    Direção: Stéphane Brizé

    Do que se trata? Thierry (Vincent Lindon) está desempregado. Este homem de 51 anos de idade passa por diversas formações inúteis e entrevistas humilhantes. Até o momento em que consegue um emprego num supermercado, sendo forçado a reproduzir com os colegas a exploração que vem sofrendo.

    Crítica do AdoroCinema: "Stéphane Brizé sempre foi um diretor focado em relações humanas e histórias de amor. Talvez por isso sua abordagem poética tenha funcionado tão bem com o conteúdo político. O Valor de um Homem é uma obra revoltada, mas melancólica, belíssima em sua empatia com cada personagem". Leia a crítica completa, escrita por Bruno Carmelo, e assista ao trailer.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top