Aos 51 anos, Thierry (Vincent Lindon) está desempregado. Ele faz cursos, formações, mas não consegue nenhum cargo para ajudá-lo a manter o lar, a esposa e o filho deficiente mental. Depois de uma série de entrevistas humilhantes, Thierry é empregado como segurança de um supermercado. Mas seu trabalho consiste justamente em reproduzir com os clientes e com outros funcionários a lógica de dominação a que ele vinha sendo submetido. Como reagir neste caso?
Título original
La Loi du marché
Distribuidor IMOVISION
Ver detalhes técnicos
Ano de produção2015
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades-
Orçamento-
IdiomasFrancês
Formato de produção
-
CorColorido
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Críticas AdoroCinema
5,0
Obra-prima
O Valor de um Homem
As perversas leis do mercado
por Bruno Carmelo
Em 2000, o diretor francês Laurent Cantet mostrou uma família destruída pelas relações de poder dentro do trabalho, em Recursos Humanos. Seu conterrâneo Robert Guédiguian preferiu as ferramentas do melodrama social em As Neves do Kilimanjaro (2011) para mostrar uma comunidade inteira devastada pelo desemprego. Em 2012, o veterano Costa-Gavras filmou com ferocidade as derivas do capitalismo em O Capital, e um ano depois, Martin Scorsese construiu sua versão, repleta de deboche, da especulação financeira em O Lobo de Wall Street. São filmes potentes, mas nenhum deles conseguiu retratar a luta de classes com a mesma simplicidade e poesia que Stéphane Brizé em O Valor de um Homem.
A narrativa é de um minimalismo impressionante. Temos um único personagem principal e apenas um conflito: Thierry (Vincent Lindon) tem cerca de 50 anos e está desempregado. De classe média baixa, com pouca escol...
Segui-los
304 seguidores
Ler as 244 críticas deles
4,0
Enviada em 2 de junho de 2016
O título do filme correto é A lei do mercado. Trata do problema do desemprego europeu e a submissão que as grandes empresas impoem a seus funcionários. Ator sensacional e muito premiado por este trabalho.
Dagoberto M.
Segui-los
138 seguidores
Ler as 202 críticas deles
3,5
Enviada em 28 de agosto de 2017
Um filme realista e principalmente critico a sociedade capitalista e suas imposições. Excelente tomadas de câmeras do protagonista.
Hugo D.
Segui-los
1129 seguidores
Ler as 318 críticas deles
2,5
Enviada em 26 de maio de 2016
Um filme realista demais que foca na situação de um operário que está desempregado, e na casa dos 50 anos não consegue se realocar na mesma área, mesmo se reciclando com cursos. A atuação de Vicent Lindon é impecável, mas o roteiro por vezes é meio arrastado deixando o filme desinteressante. De qualquer modo o filme mostra a crise econômica vivida na Europa e que agora também vivemos situação semelhante no Brasil, só que atingindo ...
Leia Mais
Nelson J
Segui-los
27058 seguidores
Ler as 1 245 críticas deles
3,0
Enviada em 8 de junho de 2016
Homem desempregado e desmotivado precisa encontrar trabalho e mantê-lo sob risco de perder sua casa e ter dificuldades para cuidar do filho deficiente. Boa trama. Encontra trabalho como vigilante de super mercado e tem dificuldade com a rotina e com as punições a clientes e empregados desonestos.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade