Meu AdoroCinema
Os melhores filmes de 2016 até o momento
Por Bruno Carmelo — 02/07/2016 às 06:23
facebook Tweet G+Google

Quais filmes ganharam nota 4,5 ou 5 pelos críticos do AdoroCinema?

Nós já chegamos à metade do ano de 2016, e o AdoroCinema decidiu destacar alguns grandes filmes que vimos este ano. Por enquanto, nada de listas individuais: separamos as nossas críticas escritas de janeiro a junho, com notas entre 4,5/5 e 5/5. 

A lista tem de tudo: filmes premiados no Oscar, animação infantil e produções do circuito alternativo. No fim, a gente também separou alguns títulos com lançamento confirmado, mas que ainda não estrearam nos cinemas.

O que você mais gostou até agora?


A Grande Aposta (EUA, dir. Adam McKay)

Nota: 4,5/5

Do que se trata? Um grupo de corretores nada contra a corrente e aposta na falência do sistema financeiro americano. Vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado.

Crítica do AdoroCinema: "Contundente e incisivo, A Grande Aposta é um grande filme que tão bem retrata o modo de pensar do capitalismo selvagem. Ao mesmo tempo, é uma roda-gigante de citações pop nos sentidos mais diversos, muitas vezes usadas como mero deboche, até mesmo às próprias citações. Com uma edição ágil e diálogos primorosos, responsáveis por vários momentos antológicos, o longa conta ainda com um elenco afinado..." Leia o texto completo.


Spotlight - Segredos Revelados (EUA, dir. Tom McCarthy)

Nota: 4,5/5

Do que se trata? Um grupo de jornalistas investiga escândalos envolvendo pedofilia na Igreja, e descobre centenas de casos de abuso sexual. Vencedor do Oscar de melhor filme e melhor roteiro original.

Crítica do AdoroCinema: "Ao posicionar o espectador dentro da redação [...], o filme não diz apenas da maneira como o jornalismo é feito (ou, pelo menos, deveria), mas da motivação profissional que justifica a denúncia da hipocrisia de uma parte da Igreja, da burocracia imposta pelos poderosos e, principalmente, do abuso decorrente da fragilidade socioeconômica dos mais desfavorecidos". Leia o texto completo


Carol (EUA, dir. Todd Haynes)

Nota: 5/5

Do que se trata? Nos anos 1950, uma mulher casada inicia um relacionamento secreto com a tímida atendente de uma loja de departamento. Mas as duas devem esconder a paixão da sociedade conservadora.

Crítica do AdoroCinema: "Haynes constrói um mundo repleto de sutilezas onde um simples olhar ou toque diz muito. Mas não há pressa, nem extravagância. O diretor dá às duas o tempo necessário para que se conheçam e se apaixonem, de forma que a cada novo minuto fique ainda mais à flor da pele a necessidade absoluta de liberar emoções duramente contidas". Leia o texto completo.


Coração de Cachorro (EUA/França, dir. Laurie Anderson)

Nota: 4,5/5

Do que se trata? Quando a diretora perde sua cadela de estimação, começa a refletir sobre o impacto da morte nas pessoas e na nação inteira. A reflexão vai das mortes em família aos atentados terroristas nos Estados Unidos.

Crítica do AdoroCinema: "As associações são ao mesmo tempo improváveis e pertinentes, comprovando a fineza do raciocínio de Anderson. Seu documentário poderia ser comparado a grandes obras como Nostalgia da Luz e Sem Sol, que também efetuam a transição entre casos pessoais e a dor de toda uma nação, articulando a função do espaço com a função do tempo". Leia o texto completo.


Cinco Graças (França/Turquia, dir. Deniz Gamze Ergüven)

Nota: 4,5/5

Do que se trata? Num vilarejo da Turquia, cinco irmãs são criadas de modo autoritário e conservador. Mas aos poucos, cada uma encontra a sua maneira de se libertar. Selecionado no festival de Cannes e indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

Crítica do AdoroCinema: "Uma obra abertamente feminista, dotada de nuances e questionamentos ímpares. O roteiro debate o casamento forçado, mas também expõe a possibilidade de se casar por amor; ele apresenta homens malvados e perversos, mas outros compreensíveis e progressistas; apresenta algumas mulheres coniventes com o sistema, e outras que questionam as regras. A sociedade complexa deste filme é filmada de perto, com um olhar ao mesmo tempo carinhoso e crítico..." Leia o texto completo.


Deadpool (EUA, dir. Tim Miller)

Nota: 4,5/5

Do que se trata? Adaptação dos quadrinhos de mesmo nome, sobre um mercenário doente que participa de uma experiência científica e adquire poderes especiais.

Crítica do AdoroCinema: "Ação? Tem também e é outro trunfo do longa de estreia do diretor Tim Miller [...]. A violência é usada numa escala compatível com a do humor. Numa direção oposta à do frenesi de Michael Bay, por exemplo, aqui é possível apreciar cada detalhe dos embates, muitas vezes, em câmera lenta mesmo..." Leia o texto completo.


Kung Fu Panda 3 (EUA/China, dir. Jennifer Yuh e Alessandro Carloni)

Nota: 4,5/5

Do que se trata? Po descobre uma vila secreta dos pandas, onde reencontra a sua família e passa a iniciar outros ursos nas artes marciais.

Crítica do AdoroCinema: "Corre com (muita) força a trama pessoal do protagonista, que finalmente vai conhecer o pai de sangue, Li. [...] Kung Fu Panda 3 ainda traz um visual caprichado, com ótimas cenas de luta. Difícil especular para onde a franquia poderia seguir, sem perder em qualidade; se for realmente encerrada aqui, Po e sua turma se despedem com um golpe de mestre". Leia o texto completo.


Boi Neon (Brasil, dir. Gabriel Mascaro)

Nota: 4,5/5

Do que se trata? Iremar é um vaqueiro no sertão nordestino. Ele possui um sonho incomum para os homens da região: tornar-se um grande estilista.

Crítica do AdoroCinema: "Com uma fotografia lindíssima (de Diego Garcia), Boi Neon traz um visual tão impactante quanto a luminosidade vibrante que o título sugere, ao mesmo tempo em que aponta para uma justificada quebra de paradigmas capaz de sensibilizar o cavalo mais xucro. E olha que nem entramos no mérito das (polêmicas) cenas de sexo..." Leia o texto completo.

facebook Tweet G+Google
Pela web
Comentários
Mostrar comentários
Siga o AdoroCinema
Matérias especiais recomendadas
20 possíveis candidatos ao Oscar 2018
NOTÍCIAS - Festivais e premiações
sábado, 18 de março de 2017
20 possíveis candidatos ao Oscar 2018
Estreias de março nos cinemas
NOTÍCIAS - Lançamentos
terça-feira, 28 de fevereiro de 2017
Estreias de março nos cinemas
Oscar 2017: Unidos do AdoroCinema avalia os filmes concorrentes de acordo com os quesitos carnavalescos
NOTÍCIAS - Festivais e premiações
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017
Oscar 2017: Unidos do AdoroCinema avalia os filmes concorrentes de acordo com os quesitos carnavalescos
Oscar 2017: Descubra 20 curiosidades sobre a premiação deste ano
NOTÍCIAS - Festivais e premiações
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017
Oscar 2017: Descubra 20 curiosidades sobre a premiação deste ano
Todas as Matérias especiais de cinema
Trailers
Fragmentado Trailer Legendado
Fragmentado Trailer Legendado
36 003 visualizações
Power Rangers Trailer (3) Legendado
Power Rangers Trailer (3) Legendado
43 458 visualizações
O Poderoso Chefinho Trailer Legendado
O Poderoso Chefinho Trailer Legendado
44 340 visualizações
T2 Trainspotting Trailer Legendado
T2 Trainspotting Trailer Legendado
10 474 visualizações
A Vigilante do Amanhã: Ghost In The Shell Trailer (3) Legendado
A Vigilante do Amanhã: Ghost In The Shell Trailer (3) Legendado
4 135 visualizações
Velozes & Furiosos 8 Trailer Legendado
Velozes & Furiosos 8 Trailer Legendado
131 261 visualizações
Todos os últimos trailers
Back to Top