Minha conta
    Festival de Cannes 2016: Maeve Jinkings e a expectativa pelo lançamento de Aquarius

    A atriz interpretou a filha da personagem de Sônia Braga no filme brasileiro que está na disputa pela Palma de Ouro.

    Apesar de ter ficado mais conhecida do grande público devido à novela A Regra do JogoMaeve Jinkings já há alguns anos tem se destacado no cinema brasileiro. A começar por O Som ao Redor, onde ficou marcada pela icônica sequência da máquina de lavar roupas, mas também por Amor, Plástico e Barulho (com sua impressionante interpretação da canção "Chupa Que É de Uva") e no recente Boi Neón, onde mais uma vez brilhou como Galega.

    Após repetir a parceria com o diretor Kleber Mendonça Filho e interpretar a filha de Sônia Braga em Aquarius, a atriz está também na Croisette para, juntamente com cerca de 40 pessoas da equipe, promover o lançamento mundial no Festival de Cannes. Uma estreia bastante esperada, visto que o longa-metragem foi listado pela Cahiérs du Cinéma como um dos filmes mais aguardados de 2016.

    Dois dias antes da primeira exibição, conversamos com Maeve sobre os mais diversos assuntos: carreira, interesses, diferenças entre cinema e TV e até mesmo política. Nesta matéria iremos nos ater ao trecho relacionado a Aquarius, mas ainda nesta semana publicaremos todo o restante deste rico material. Fique de olho!

    ADOROCINEMA: Aquarius prestes a estrear e há uma expectativa enorme vinda de todo mundo que torce pelo cinema brasileiro. Como tem sido lidar com esta expectativa?

    MAEVE JINKINGS: Sempre tento não pensar muito nisso, porque fica muito pesado. Quando estou em um festival tento sempre curtir o festival, conhecer o lugar, ver um monte de filmes, quais artistas novos posso conhecer... Mas é claro que comove muito ver tantos colegas brasileiros juntos, torcendo. Acho que é um pouco de torcida de seleção em campo.

    AC: Creio que a palavra é exatamente esta: torcida. Todo mundo ficou muito feliz de Aquarius ter sido selecionado para a mostra competitiva, e agora existe esta torcida nem tanto por premiação, mas que ele seja bem recebido.

    MAEVE: Faz bem para a nossa auto-estima. Cinema é identidade também. Estar aqui e ter a chance de falar do que é ser brasileiro hoje, de alguma maneira, ainda mais no atual contexto político. É compartilhar com outras pessoas, algo muito poderoso.

    AC: Você já pôde ver o filme?

    MAEVE: Não vi a versão final ainda, mas um corte bem adiantado. E fiquei muito feliz com o que vi.

    AC: O que você pode adiantar sobre o filme, cuja história é tão envolta em mistério?

    MAEVE: Não posso falar muita coisa (risos) Eu sou a filha da Sonia [Braga], que é uma pessoa incrível, muito generosa e bem-humorada. No dia em que a conheci fiquei nervosa, mas ela é uma pessoa que desmistifica a si mesmo muito rapidamente. O Kleber [Mendonça Filho] tem um grande talento ao montar a equipe que irá trabalhar com ele, o que é uma boa parte da receita de sucesso. Foi muito bom trabalhar em Aquarius, assim como é muito bom estar todo mundo junto aqui. Vieram quase 40 pessoas! A gente até estava junto quando saiu a indicação.

    AC: Vocês souberam quando a indicação foi anunciada mesmo, não com alguma antecedência?

    MAEVE: A gente soube um dia antes apenas, mas sem saber em qual sessão. Achávamos que seria na Un Certain Regard, mas que existia uma chance de ir para a competitiva. Eu e a Sonia estávamos em Nova York quando recebemos a notícia e ficamos muito emocionadas. A Sonia mesmo disse o quão especial era ir para Cannes justamente com este filme, pelo que significa para a carreira dela e por esta amizade que nasceu entre a equipe.

    AC: Este é o seu segundo filme com o Kleber. Você falou em equipe e amizade, em relação a O Som ao Redor o que pôde perceber de diferença em relação às filmagens?

    MAEVE: Filmei Aquarius quando estava começando a gravar A Regra do Jogo, que era um universo muito novo para mim. Então quando fui ao Recife me senti voltando a um lugar muito conhecido, não só pela questão espacial mas porque muita gente de O Som ao Redor estava em Aquarius. E também por conta do temperamento do Kleber. É engraçado que muita coisa aconteceu após o filme, para todos nós, e ao mesmo tempo somos nós. Isso foi muito importante para mim, em um momento em que estava fazendo algo tão diferente, como televisão. E é engraçado que Aquarius é muito diferente de O Som ao Redor mas, ao mesmo tempo, é o Kleber, é o olhar dele. Você percebe que é o mesmo cara que fez os dois filmes.

    AC: Você também estará no próximo filme dele, Bacurau?

    MAEVE: Já falei que, se ele não me chamar, eu vou atrapalhar as filmagens! Quando ele disser silêncio vai aparecer uma louca gritando no set (risos)

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top