Minha conta
    Festival de Cannes 2016: Woody Allen retorna à abertura com o morno Café Society

    "Sempre vejo as coisas de forma romântica. Isto sempre arruína minha vida", disse o diretor na entrevista coletiva realizada após a sessão.

    Foi dada a largada! Com um rígido esquema de segurança, consequência dos atos terroristas ocorridos na França em 2015, a 69ª edição do Festival de Cannes teve início com a apresentação de um velho conhecido em nova roupagem: Woody Allen, agora bancado pelo recém-criado Amazon Studios, concorrente direto da Netflix no mercado de plataformas online - mas fique tranquilo, pois o filme será antes exibido nos cinemas.

    O veterano diretor pela terceira vez apresentou seu novo filme na abertura do festival, um recorde na história do evento - após Dirigindo no Escuro (2001) e Meia Noite em Paris (2011), a bola da vez é Café Society. Se o longa esteve longe de encantar, ainda assim conseguiu provocar algumas risadas do público que lotou a sala Debussy, segunda maior do imponente Palais des Festivals. Rolaram até alguns aplausos no final.

    O AdoroCinema pôde conferir o longa-metragem e, por mais que tenha aprovado o lado comédia romântica, criticou a instabilidade da história como um todo, devido à uma súbita e mal estruturada mudança de tom. Confira nossa crítica!

    Logo após a exibição, como de hábito, foi a vez do próprio Woody conversar com os jornalistas, devidamente acompanhado do fotógrafo Vittorio Storaro e dos atores Jesse Eisenberg, Kristen StewartBlake Lively e Corey Stoll. Ele logo explicou o porquê de Café Society não figurar entre os concorrentes à cobiçada Palma de Ouro: "Não acredito em competição em termos artísticos, apenas no esporte. Quando você vê um Rembrandt, um Picasso ou um Matisse você decide qual gosta mais, apenas isto." O que não o impede de vir a Cannes, é claro! "Adoro a atmosfera, o entusiasmo, a conversa sobre cinema... Mas estar em competição não faz sentido para mim."

    Woody respondeu também sobre o papel interpretado por Jesse Eisenberg, por muitos considerado uma persona mais jovem do próprio diretor. "Eu o interpretaria de forma mais neurótica e unidimensional. Jesse é um artista mais completo que eu e o fez de um jeito mais complexo do que seria capaz." Jesse, por sua vez, admitiu que ter sido chamado de "Woody Allen jovem" o ajudou bastante no início da carreira, uma década atrás.

    Após revelar que pensou na estrutura de Café Society como se fosse um romance literário, o que fez com que se colocasse no posto de narrador, o diretor também revelou o porquê da escolha de Kristen Stewart para interpretar Vonnie. "Podemos acreditar que ela é uma garota de Nebraska e também sofisticada, em Manhattan. Ela poderia fazer os dois lados desta personagem." A atriz falou um pouco sobre como foi trabalhar com um ícone como Woody Allen. "Este é o melhor relacionamento que posso ter com diretores, de me ensinar algo que não sei como fazer [..] Muitas pessoas querem entreter e ser divertidas, isto não é ruim. Mas poucos conseguem ser genuínos."

    Questionado sobre o porquê de situar Café Society nos anos 1930, Woody Allen revelou ter sido uma escolha pessoal. "Provavelmente é tolice, mas adoro os filmes de Hollywood desta época. Remete á minha infância." E aproveitou para mandar um recado aos que temem pela sua idade. "Tirei a sorte grande! Tenho 80 anos, não acredito nisto! Sinto-me tão jovem, isto é espantoso!"

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top