Meu AdoroCinema
Olmo e a Gaivota, novo filme de Petra Costa, gera debates e lança campanha viral em apoio à liberdade feminina
Por Laysa Zanetti — 05/11/2015 às 18:49
facebook Tweet G+Google

Meu Corpo, Minhas Regras.

Se em 2013 Petra Costa causou incômodo com sua abordagem sobre a depressão, em Elena, agora ela retorna para tocar em outra ferida, tão global quanto a primeira. Seu novo filme é Olmo e a Gaivota, que mescla ficção e documentário e conta a história de Olivia (Olivia Corsini), uma atriz que está ensaiando para a peça A Gaivota, de Anton Tchekov, quando descobre que está grávida e deverá ser afastada da montagem.

Vencedor de Melhor Longa-Metragem de Documentário pelo Júri Oficial do Festival do Rio 2015, o filme se destaca por narrar de forma aberta o que acontece com a mulher enquanto gera o bebê, focando em seus aspectos psicológicos, suas escolhas e privações. Durante a cerimônia de premiação do Festival do Rio, no último dia 13 de outubro, Petra Costa entregou um emocionante discurso dirigido às mulheres e levantando questões como a liberdade com o próprio corpo e livre arbítrio – temas tão pertinentes em tempos em que direitos são privados e debates sobre o feminismo e o sexismo entram em foco em vários campos, da política nacional ao cinema hollywoodiano.

“Eu queria dedicar esse prêmio à minha mãe e às mulheres. E que em breve eu espero que no Brasil toda mulher tenha soberania total sobre o próprio corpo. Seja para rejeitar uma gravidez, interromper com o aborto, que já é legal há mais de 40 anos na França, nos Estados Unidos, em Cuba... Seja pra mergulhar nela, como é no caso do nosso filme, e ter todos os direitos para fazer isso da melhor forma. Espero também que nenhuma mulher brasileira sofra machismo verbal ou físico, desde a presidenta, às cineastas, às atrizes, às domésticas...às mulheres!”, declarou a diretora. Confira no vídeo abaixo seu discurso completo:



Na ocasião, Petra apareceu usando uma peruca azul, em referência a uma cena do filme, em que Olivia – que não pôde estar presente, aparece com a mesma peruca. O discurso imediatamente repercutiu nas redes sociais, e foi alvo de críticas na página oficial do filme no Facebook, por discutir e apoiar a liberação do aborto. Frases lugares comum, como “se não quer ter filho fecha as pernas”, foram repetidas à exaustão de forma a agredir a posição da cineasta. Em resposta, diversos artistas se uniram em um emocionante vídeo que denuncia a falta de voz das mulheres não só no cinema, mas no que diz respeito ao seu próprio corpo. “Meu Corpo, Minhas Regras” tem a participação de diversos atores que assistiram ao filme e aceitaram o convite para participar da produção. São eles: Alexandre Borges, Bárbara Paz, Bruna Linzmeyer, Fernando Alves Pinto, Gustavo Machado, Johnny Massaro, Julia Bernat, Julia Lemmertz, Nanda Costa, Mumu e Ricardo Targino.



“Este video foi feito também em resposta a agressões verbais que recebemos na nossa página de facebook depois do discurso feito pela diretora Petra na premiação do Festival do Rio. No discurso [vídeo acima] a diretora dedicou o prêmio às mulheres no desejo que nenhuma mulher brasileira seja vítima do machismo, físico ou verbal, e que toda mulher possa ter soberania sobre o próprio corpo. Comentários como "vadia, se não quer ter filho fecha as pernas" inundaram a nossa página. Aqui vai a nossa resposta”, explica a diretora.

A campanha não parou por aí. No Facebook, o vídeo é destaque na página oficial do filme, que lançou um aplicativo para que as pessoas demonstrem o apoio em seus perfis.

Em entrevista ao AdoroCinema, Petra Costa comentou a fluidez do roteiro e como o filme mescla ficção e documentário, e declarou que a convivência com os atores transformou o trabalho em uma relação muito mais íntima do que o inicialmente previsto. "Quando convidamos [Olivia Corsini], descobrimos que ela estava grávida, e o que era para ser um dia se transformou em nove meses".

Ainda sobre a escolha do tema, Petra se posicionou na entrevista de forma bastante semelhante ao coloca no texto do vídeo: "Tanto em livros de ficção quanto em filmes, quase não tem nenhum retrato interessante que entre no mergulho psicológico de o que se passa na mente de uma mulher durante os nove meses, e isso para mim foi perturbador, porque é imaginar que todo ser humano veio a existir através desse processo e não existem retratos que entrem na complexidade que é a maternidade", declarou. "É muito clichê, acho que é muito tabu falar de qualquer problema que possa vir a existir durante esse processo, dúvidas... e o filme veio também ganhando muito desejo de falar disso", concluiu.

Nos cinemas a partir de 5 de novembro, Olmo e a Gaivota é uma co-direção entre Petra e a cineasta dinamarquesa Lea Glob. Ambas se aproximaram pela forma como abordam temas densos, já que Glob produziu um documentário sobre o suicídio do próprio pai, semelhante à forma como Costa contou a história de sua irmã em Elena.

Confira a nossa entrevista completa e o trailer.

Olmo e a Gaivota Entrevista exclusiva com Petra Costa

 


Olmo e a Gaivota Trailer Legendado

 

facebook Tweet G+Google
Links relacionados
Pela web
Comentários
Mostrar comentários
Siga o AdoroCinema
Trailers
Os Incríveis 2 Trailer (2) Dublado
Sexy Por Acidente Trailer Legendado
Sicario: Dia do Soldado Trailer (2) Legendado
Berenice Procura Trailer Oficial
50 São os Novos 30 Trailer Legendado
Creed II Trailer Legendado
Todos os últimos trailers
Últimas notícias de cinema
Conheça Bao, novo curta da Pixar que acompanha Os Incríveis 2
NOTÍCIAS - Lançamentos
sexta-feira, 22 de junho de 2018
Dicas do Dia: Ouija - Origem do Mal e Argo são os destaques de hoje
NOTÍCIAS - Lançamentos
sexta-feira, 22 de junho de 2018
Últimas notícias de cinema
Melhores filmes em cartaz
Vingadores: Guerra Infinita
4,7
Diretor: Joe Russo, Anthony Russo
Elenco: Robert Downey Jr., Chris Hemsworth, Mark Ruffalo
Trailer
Deadpool 2
4,5
Diretor: David Leitch
Elenco: Ryan Reynolds, Josh Brolin, Morena Baccarin
Trailer
Jurassic World: Reino Ameaçado
4,4
Diretor: Juan Antonio Bayona
Elenco: Chris Pratt, Bryce Dallas Howard, Rafe Spall
Trailer
Oito Mulheres e um Segredo
Oito Mulheres e um Segredo
3,9
Diretor: Gary Ross
Elenco: Sandra Bullock, Cate Blanchett, Anne Hathaway
Trailer
Sol da Meia-noite
Sol da Meia-noite
3,6
Diretor: Scott Speer
Elenco: Bella Thorne, Patrick Schwarzenegger, Rob Riggle
Trailer
Hereditário
Hereditário
3,4
Diretor: Ari Aster
Elenco: Toni Collette, Gabriel Byrne, Alex Wolff
Trailer
Todos os melhores filmes em cartaz
Back to Top