Minha conta
    Hollywood em crise? Steven Spielberg e George Lucas falam em "implosão" da indústria

    Os cineastas têm enfrentado dificuldades para produzir seus novos projetos, e vêm a televisão como uma possível solução.

    por Bruno Carmelo

    Se tem algo que Steven Spielberg e George Lucas conhecem muito bem, é o mercado de cinema norte-americano. Por isso, quando os dois afirmam durante um congresso em uma universidade norte-americana que a indústria está em crise, é melhor levar a opinião a sério. Os dois cineastas, autores de alguns dos maiores sucessos de todos os tempos, estão com dificuldades para conseguir financiamentos para seus filmes.

    Recentemente, Spielberg demorou para produzir Lincoln, que quase virou um telefilme da HBO. Seu projeto de Robopocalypse, que já tinha Chris HemsworthAnne Hathaway confirmados no elenco, foi considerado caro demais e acabou engavetado. Mesmo a sequência de As Aventuras de Tintim encontra dificuldades para acontecer, já que a bilheteria do primeiro filme não foi muito expressiva. Já George Lucas demorou muito tempo para conseguir financiamento para Red Tails, e tem produzido apenas séries de televisão há anos.

    Spielberg foi categórico sobre a situação atual: "Eventualmente, vai acontecer uma implosão - ou uma grande ruptura. Vai haver uma implosão quando três, quatro ou talvez meia dúzia de mega produções vão dar errado, e isso vai mudar o paradigma". Esses comentários aparecem no momento em que Hollywood está tendo algumas surpresas: as imensas produções John Carter: Entre Dois Mundos, Jack, o Caçador de Gigantes e Battleship - A Batalha dos Mares tiveram resultados muito abaixo do esperado, e as pequenas produções Uma Noite de Crime, 42 - A História de uma Lenda e O Lado Bom da Vida surpreenderam nas bilheterias.

    A solução? Os dois apontam para a televisão, que parece mais aberta do que o cinema. Spielberg pensa mesmo em produzir conteúdo exclusivo para XBox, já George Lucas acha que os filmes podem ter ingressos a preços diferentes, dependendo do valor da produção.

    Você concorda com eles?

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top