Minha conta
    “Não entendi”: Martin Scorsese cancelou esta lendária série de gangsters depois de apenas um episódio
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    O cineasta é mais conhecido por seus filmes épicos de gangster. Alguém poderia pensar que Família Sopranos se adequaria exatamente ao seu gosto, mas, na verdade, ele não tem absolutamente nada a ver com a série de sucesso.

    Quando se trata da melhor série de televisão de todos os tempos, normalmente não demora muito para que o título Família Soprano apareça. Afinal, a saga do submundo e da família criada por David Chase com seus personagens diferenciados e moralmente ambivalentes (especialmente James Gandolfini, é claro, que desempenhou o papel de sua vida como o chefe da máfia, Tony Soprano) e seu arco narrativo épico ainda são considerados grandiosos, mesmo 25 anos depois de a produção policial ter sido transmitida pela primeira vez.

    Só que mesmo que Família Soprano em si tenha tido um enorme impacto cultural: sem os grandes clássicos dos filmes da máfia, a série, que durou mais de seis temporadas, provavelmente teria parecido diferente, se tivesse existido - como será o caso em vários episódios, citando extensivamente O Poderoso Chefão e Os Bons Companheiros, de Martin Scorsese, que certa vez Chase referiu como “seu Alcorão”.

    Nem Oppenheimer, nem Anatomia de uma Queda: Quais são os dois filmes de 2023 favoritos de Martin Scorsese?

    É claro que Martin Scorsese não só lidou com o crime organizado em Os Bons Companheiros, mas também em vários outros trabalhos, desde Caminhos Perigosos a Cassino até o sucesso do Oscar, Os Infiltrados e, mais recentemente, O Irlandês. Com isso em mente, pode-se pensar que o apreço que o idealizador de Família Soprano tem por seus filmes é mútuo – mas na verdade, o diretor de Assassinos da Lua das Flores desistiu após apenas um único episódio do sucesso da HBO, como revelou em entrevista à Sight & Sound (via The Belfast Telegraph).

    “Acho que só vi um episódio de Família Soprano porque não me identifico com aquela geração do submundo”, admite Scorsese. “Você mora nessas casas grandes em Nova Jersey? Eu não compreendo isso. Você usa palavrões de quatro letras na frente de suas filhas na mesa de jantar? Eu não entendo. Eu simplesmente não cresci assim”.

    HBO

    Ao longo de sua longa carreira, Scorsese enfatizou repetidamente a importância de sua educação católica e ítalo-americana para seus filmes e como as regras de comportamento prevalecentes na casa de seus pais se refletiram no microcosmo social de Os Bons Companheiros. Enquanto Tony Soprano permite que sua família leve uma vida luxuosa, Scorsese cresceu com a dura realidade das ruas de Nova York, que também desempenha um papel importante em seu cinema. Sua aversão a Família Soprano é extremamente subjetiva – e talvez ele devesse dar outra chance à série em algum momento, afinal, existem tantas semelhanças entre esta produção e seus longas, quanto diferenças.

    Família Soprano está disponível no catálogo da Max.

    *Tradução de site parceiro do AdoroCinema

    Família Soprano
    Família Soprano
    Data de lançamento 1999-01-10 | min
    Séries : Família Soprano
    Com James Gandolfini, Edie Falco, Lorraine Bracco
    Usuários
    4,4

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top