Minha conta
    Já assistiu? Este filme poderia ter destruído uma grande saga de ação: Foi o mais caro já feito, mas fracassou
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Vinte anos depois, ele seria ressuscitado com um novo longa-metragem que ninguém esperava.

    Composto por cinco filmes lançados ao longo de quatro décadas e com uma série de TV no horizonte, não há dúvidas de que Rambo é uma das sagas de ação mais icônicas da história do cinema. Mas também é verdade que ela poderia ter terminado muito antes. Especificamente com o terceiro filme, Rambo 3, que foi lançado em 1988 sob a direção de Peter MacDonald e novamente com Sylvester Stallone no papel principal.

    Rambo 3
    Rambo 3
    Data de lançamento 19 de agosto de 1988 | 1h 40min
    Criador(es): Peter MacDonald
    Com Sylvester Stallone, Richard Crenna, Kurtwood Smith
    Usuários
    4,0
    Assista agora

    Lançado em 1982 como uma adaptação do romance First Blood, do autor David Morrell, o primeiro filme, Rambo - Programado para Matar, não só provou que era possível levar a história do veterano do Vietnã John Rambo para a tela, como também foi um grande sucesso e acrescentou mais um êxito à carreira de Stallone, que já estava em alta em Hollywood graças ao seu trabalho em Rocky, um Lutador.

    Embora o primeiro filme sempre tenha sido o mais bem avaliado e amado pelo público, o mais bem-sucedido comercialmente foi, sem dúvida, o segundo, Rambo 2 - A Missão, que foi lançado três anos depois e arrecadou mais de 300 milhões de dólares. Entretanto, após o sucesso da primeira sequência, um excesso de confiança no futuro da saga quase acabou com ela para sempre.

    Carolco Pictures

    Com um orçamento de mais de 60 milhões de dólares, Rambo 3 foi o filme mais caro já feito na época, mas sua arrecadação foi pior do que o esperado: com 189 milhões nas bilheterias, o terceiro filme ficou muito aquém da arrecadação de Rambo 2, que custou 25 milhões.

    O enredo teve a guerra afegã-soviética como cenário e revisitou a história de John Rambo em um momento da vida em que ele renunciou à violência. Instalado em um mosteiro regido por costumes budistas, o protagonista encontrou paz de espírito: ele acredita que suas mãos já derramaram sangue suficiente e está pronto para virar a página.

    Entretanto, depois de receber a notícia de que seu velho amigo e antigo mentor, o Coronel Trautman (Richard Crenna), foi feito prisioneiro pelo exército russo e agora está ameaçado de morte, o ex-soldado de elite percebe que é o único que pode salvar o amigo.

    Carolco Pictures

    O filme também foi mal avaliado pela crítica, e Stallone, que não apenas estrelou a produção como também escreveu o roteiro, ganhou o prêmio Framboesa de Ouro de Pior Ator. Como resultado do fracasso, a saga chegou ao fim... pelo menos, momentaneamente.

    Em 2008, 20 anos depois, ela foi ressuscitada com um novo longa-metragem intitulado Rambo 4, que funcionou como uma sequência do terceiro filme e que o próprio Stallone dirigiu. Em 2019, veio um quinto filme, Rambo: Até o Fim, que também foi um fracasso de bilheteria, mas conseguiu dar o toque final à saga de filmes de ação.

    *Tradução de site parceiro do AdoroCinema.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top