Minha conta
    7 filmes e série em que uma fotografia muda tudo
    Lucas Berretta
    Lucas Berretta
    -Redator
    Jornalista apaixonado pela crônica. É aficionado por reality show, adora se aventurar pela história do cinema, rir com The Office e se encantar com os filmes de Wong Kar-Wai.

    De Christopher Nolan a Alfred Hitchcock veja como a fotografia está presente no cinema

    A fotografia é algo muito importante na história do cinema, muitos diretores criaram suas próprias assinaturas cinematográficas por meio das técnicas imagéticas disponíveis. Não à toa é uma das categorias mais importantes das grandes premiações, como: Oscar, Globo de Ouro e outras.

    As fotos, também, são algo muito especial para a maioria das pessoas. Elas captam e registram momentos que só ficariam gravados na memória de quem os vivenciou se não fosse por elas.

    Com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, a fotografia também evoluiu, deixando essa arte mais democrática, acessível e aprimorada. Por exemplo, hoje com um bom editor de fotos, qualquer pessoa pode manipular imagens e deixá-las perfeitas para seu gosto. Pode retirar elementos que não deseja na imagem, usando recursos para remover fundo de imagem, usar IA para corrigir a iluminação e muito mais.

    Divulgação Internet

    É o caso do CapCut Online, um editor 100% gratuito, que não necessita de download e que é muito fácil de usar. Com ele, qualquer pessoa pode manipular vídeos e imagens, melhorar os elementos, transformar foto em desenho, converter vídeos para diversos formatos e postar direto nas redes sociais ou canal do YouTube, por exemplo.

    Sendo assim, essa é uma ferramenta que ajuda profissionais e amadores das artes visuais a aprimorarem arquivos e exercerem sua paixão em um novo patamar.

    Essa tecnologia, porém, não retira o crédito das técnicas mais antigas ou mesmo dos fotógrafos que operam por meio dessas técnicas. Muito pelo contrário: elas são um complemento bem-vindo para um arte que já é por si só perfeita.

    Com isso, vejamos 7 obras que não só focam na fotografia em sua construção imagética, mas a usam como o centro de seus enredos.

    O Sal da Terra (2014)

    Este é um documentário sobre a vida e a obra do fotógrafo Sebastião Salgado, na qual as imagens retratam temas sociais e políticos importantes ao redor do mundo. Com uma narrativa envolvente e emocionante, o filme mostra como o fotógrafo abraçou esta arte como uma forma de documentar as mazelas da sociedade e de sensibilizar o público sobre questões importantes.

    Além disso, ele também apresenta a relação de Salgado com sua esposa e parceira Lélia Wanick Salgado, que é responsável por sua produção e estilo de vida simples e centrado na natureza. O Sal da Terra foi dirigido por Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, filho do fotógrafo, e foi indicado ao Oscar de melhor documentário.

    O Sal da Terra
    O Sal da Terra
    Data de lançamento 26 de março de 2015 | 1h 50min
    Criador(es): Wim Wenders, Juliano Ribeiro Salgado
    Com Sebastião Salgado, Wim Wenders, Juliano Ribeiro Salgado
    Imprensa
    4,0
    Usuários
    4,5
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora

    O Fotógrafo de Mauthausen (2018)

    O Fotógrafo de Mauthausen é um filme espanhol que retrata a história real de Francisco Boix, um fotógrafo daquele país que foi preso no campo de concentração nazista de Mauthausen durante a Segunda Guerra Mundial.

    Desse modo, ele conseguiu registrar imagens do campo, escondendo sua câmera e suas fotos, e essas imagens foram usadas como provas em julgamentos posteriores. O filme expõe como a fotografia pode ser uma forma poderosa de documentação e denúncia. A direção dessa obra ficou por conta de Mar Targarona e tem no elenco principal Mario Casas, Richard van Weyden e Alain Hernández.

    O Fotógrafo de Mauthausen
    O Fotógrafo de Mauthausen
    Data de lançamento 8 de abril de 2020 | 1h 50min
    Criador(es): Mar Targarona
    Com Mario Casas, Richard van Weyden, Alain Hernández
    Usuários
    4,0
    Assistir em streaming
    Netflix

    Citizenfour (2014)

    Vencedor do Oscar de melhor documentário de longa-metragem, Citizenfour é um thriller documental sobre a história do hacker e ativista Edward Snowden, que vazou informações confidenciais da NSA. O filme acompanha o encontro entre Snowden e jornalistas em Hong Kong, onde ele revelou suas informações.

    A fotografia é um elemento importante, mostrando como as imagens são usadas para contar histórias e denunciar ações ilegais. O documentário foi dirigido por Laura Poitras, que aliás também foi uma das jornalistas que entrevistou Snowden. Já o elenco conta com o próprio Edward Snowden, Glenn Greenwald e William Binney.

    Cidadãoquatro
    Cidadãoquatro
    1h 54min
    Criador(es): Laura Poitras
    Com Edward Snowden, Laura Poitras, Jeremy Scahill
    Usuários
    3,8
    Adorocinema
    4,0

    A Fotografia (2020)

    Romance e drama se misturam no filme A Fotografia. O longa conta duas histórias de amor paralelas, uma no passado e outra no presente, ligadas por uma fotografia. Mae (Issa Rae) é uma curadora de arte que herda uma caixa de fotos de sua mãe, Christina (Chanté Adams), uma fotógrafa que morreu sem revelar muito sobre sua vida.

    Entre as fotos, Mae encontra uma que desperta sua curiosidade sobre o passado de sua mãe e seu relacionamento com Isaac (Y’lan Noel), um pescador que ela deixou para trás. Enquanto investiga a história de sua mãe, Mae se envolve com Michael (Lakeith Stanfield), um jornalista que está escrevendo uma matéria sobre Christina.

    A Fotografia
    A Fotografia
    Data de lançamento 7 de dezembro de 2020 | 1h 47min
    Criador(es): Stella Meghie
    Com Issa Rae, Lakeith Stanfield, Chanté Adams
    Usuários
    3,5
    Universal Studios

    Tales by Light (2015)

    Se você gosta de ver os bastidores por trás de fotos profissionais vencedoras de prêmios, confira a série documental Tales by Light, de Abraham Joffe. Ela acompanha fotógrafos renomados pelo mundo, mostrando seus processos criativos e seus desafios.

    A série foi inteira filmada em 4K e explora diversos ambientes como fundo dos oceanos, desertos e cidades. Darren Jew, Art Wolfe, Krystle Wright e outros artistas tem seu trabalho mostrado nessa obra.

    Janela Indiscreta (1954)

    Um clássico do cinema dirigido por ninguém menos que Alfred Hitchcock, em Janela Indiscreta, acompanhamos um fotógrafo que fica confinado em seu apartamento após quebrar a perna. Ele passa a observar a vida dos seus vizinhos pela janela, usando sua câmera e sua lente teleobjetiva. Eis que ele testemunha um possível crime, e se envolve numa trama de suspense e mistério.

    O filme é uma obra-prima da direção, da fotografia e da montagem, que cria uma atmosfera de tensão e curiosidade. O elenco de peso traz nomes como James Stewart, Grace Kelly e Raymond Burr.

    Janela Indiscreta
    Janela Indiscreta
    Data de lançamento 11 de fevereiro de 1955 | 1h 50min
    Criador(es): Alfred Hitchcock
    Com James Stewart, Grace Kelly, Wendell Corey
    Usuários
    4,4
    Assista agora
    D.R.

    Amnésia (2000)

    Dirigido por Christopher Nolan, Amnésia é um filme de suspense e drama com um enredo que acompanha um homem que sofre de amnésia anterógrada, ou seja, ele não consegue formar novas memórias. Durante esse processo, ele está em busca do assassino de sua esposa, e usa fotos polaroides e tatuagens para se lembrar das pistas que encontra. O filme tem no elenco principal Guy Pearce, Carrie-Anne Moss e Joe Pantoliano.

    Amnésia
    Amnésia
    Data de lançamento 31 de agosto de 2001 | 1h 56min
    Criador(es): Christopher Nolan
    Com Guy Pearce, Carrie-Anne Moss, Joe Pantoliano
    Usuários
    4,3
    Assista agora

    *Parceria paga com Bytedance.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top