Minha conta
    Quase ninguém conhece essa aventura atmosférica de faroeste, apesar dos 3 vencedores do Oscar na frente e atrás da câmera
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Uma série de estrelas, uma história empolgante e panoramas épicos - nada disso impediu que Desaparecidas fosse um fracasso rapidamente esquecido.

    Desaparecidas conta com um elenco mais do que impressionante de atores mundialmente famosos e altamente condecorados, um mestre de sua arte na cadeira do diretor e, muitas vezes, imagens lindas e atmosféricas de tirar o fôlego.

    Você nunca ouviu falar do drama de faroeste baseado em um romance de Thomas Eidson e estrelado por Cate Blanchett (Oscar por O Aviador e Blue Jasmine) e Tommy Lee Jones (Oscar por O Fugitivo)? Não é de se admirar, pois o filme foi um fracasso total nas bilheterias quando foi lançado em 2003/2004 e, portanto, foi rapidamente esquecido.

    Também não ajuda que o filme não esteja disponível na maior parte das plataformas digitais modernas. A única forma de assisti-lo no Brasil, até o momento desse texto, é por meio de compra digital, por um preço pouco convidativo nos serviços Apple TV e Amazon.

    Além dos vencedores do Oscar, Blanchett e Jones, o filme também apresenta uma série de outras atrizes populares. Fazem parte do elenco: Aaron Eckhart (Batman - O Cavaleiro das Trevas), a estrela de Westworld Evan Rachel Wood, Jenna Boyd de Atypical e Val Kilmer (Top Gun - Ases Indomáveis) em papéis importantes.

    Também participam: Elisabeth Moss (The Handmaid's Tale), Clint Howard (Apollo 13), Eric Schweig (O Último dos Moicanos), Ray McKinnon (E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?), Sergio Calderón (Homens de Preto) e Max Perlich (Drugstore Cowboy).

    Desaparecidas
    Desaparecidas
    Data de lançamento 12 de março de 2004 | 2h 17min
    Criador(es): Ron Howard
    Com Tommy Lee Jones, Cate Blanchett, Evan Rachel Wood
    Usuários
    3,9

    Novo México no inverno de 1885: Maggie Gilkeson (Blanchett) leva uma vida difícil em uma pequena fazenda com suas filhas Lilly (Wood) e Dot (Boyd). Embora ganhe alguns dólares extras como curandeira e dentista local, a mulher resoluta depende de injeções financeiras de seu amante Brake (Eckhart).

    Um dia, seu pai Samuel (Jones), que deixou a família quando Maggie ainda era criança, aparece inesperadamente. Ela não quer ter nada a ver com ele e expulsa o homem da fazenda. Mas então Brake é brutalmente assassinado por apaches renegados e Lilly é sequestrada. Como o xerife (C. Howard) não faz nada, Maggie pede ao pai, com o coração pesado, que a ajude a encontrar a adolescente antes que ela seja vendida ao México como escrava sexual...

    Sony Pictures Entertainment

    Aterrissagem forçada nas bilheterias

    Quando Desaparecidas foi lançado nos cinemas dos EUA, no final de novembro de 2003, o filme não teve chance contra os sucessos de bilheteria de ação Mestre dos Mares - O Lado Mais Distante do Mundo e Matrix Revolutions, que foram exibidos lá ao mesmo tempo, bem como os sucessos de animação Um Duende em Nova York, O Gato e Irmão Urso, que já haviam feito um grande sucesso durante a temporada.

    Nem mesmo metade do orçamento de produção de 60 milhões de dólares foi recuperado nas bilheterias dos EUA. O projeto foi considerado um fracasso colossal, que, obviamente, foi difícil de vender no resto do mundo e continuou sendo um fracasso correspondente.

    É claro que a história, que é empolgante por longos trechos, escorrega em alguns clichês do gênero e também pode provocar uma eventual careta quando se trata de lógica. O que é inegável, no entanto, é que as filmagens feitas pelo diretor Ron Howard (dois Oscars por Uma Mente Brilhante) em conjunto com seu diretor de fotografia habitual, Salvatore Totino, em um cenário natural de inverno rigoroso e posteriormente devastado, são épicas de tirar o fôlego e contribuem enormemente para a atmosfera autêntica.

    Sony Pictures Entertainment

    O trabalho de câmera também é excelente nas cenas de ação, diálogos e personagens, sempre oferecendo ângulos incomuns e apoiando as atuações totalmente críveis do elenco de uma forma sutilmente emocional. Os fãs dos astros mencionados, bem como de filmes dramáticos de faroeste e aventura, devem encontrar algo que valha a pena em Desaparecidas.

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top