Minha conta
    No streaming: Uma obra-prima que transcende seu gênero e continua sendo o cenário dos piores pesadelos meio século após seu lançamento
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Com O Exorcista, William Friedkin assinou o que provavelmente é sua maior obra-prima.

    Um daqueles filmes que, quando criança, nós morríamos de medo só de ver o comercial na TV. Uma produção essencial do terror e do cinema em geral. Aquele tipo de filme para assistir quando precisamos recuperar a esperança no gênero e todas as possibilidades que ele oferece. O Exorcista é provavelmente a obra-prima do falecido William Friedkin, e cada revisita ao clássico o deixa tão impressionante quanto a primeira vez.

    Terror em sua forma mais pura

    É claro que o fato de ser rotulado como "o filme mais assustador de todos os tempos" e manter esse status desde 1973 não é por acaso. A adaptação do igualmente magnífico romance de William Peter Blatty dispensou algumas das conversas mais profundas do original para se concentrar em proporcionar uma experiência tremendamente visceral e hostil que transcendeu e se tornou um ícone duradouro da cultura pop, em parte graças à sua capacidade de não discriminar com base na fé do espectador.

    E se algo brilha nessa produção sombria além dos aspectos técnicos e formais, além dos mitos que cercam suas filmagens convulsivas e um elenco no qual a muito jovem Linda Blair conseguiu eclipsar talentos como os de Max von Sydow, Ellen Burstyn ou Jason Miller, é a maneira como ela consegue torcer as entranhas do espectador, independentemente de suas crenças e espiritualidade; transmitindo a sensação de estar diante de um longa-metragem profano que não deveria existir.

    Warner Bros.

    Além de seus óbvios resultados estritamente cinematográficos, se algo conseguiu manter o prestígio de O Exorcista foi a forma como ele inovou no Oscar, que sempre tendeu a ignorar o gênero, recebendo 10 indicações - incluindo as de melhor filme e direção - e conseguindo arrebatar os Oscars de melhor roteiro adaptado e melhor som, além de ganhar o Globo de Ouro de melhor filme de drama.

    Desde o seu lançamento, e por meio de suas múltiplas exibições nos cinemas, o investimento de 12 milhões de dólares da Hoya Productions se traduziu em 441 milhões em todo o mundo, dos quais 193 milhões vieram do lançamento original e outros 112 milhões do relançamento do diretor em 2000. Números vertiginosos para um dos melhores filmes da história, independentemente do gênero, que você pode assistir no serviço de streaming Max.

    O Exorcista
    O Exorcista
    Data de lançamento 29 de julho de 1974 | 2h 01min
    Criador(es): William Friedkin
    Com Linda Blair, Ellen Burstyn, Max von Sydow
    Usuários
    4,5

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top