Minha conta
    O que aconteceu com a menina de O Exorcista? Linda Blair queria ser veterinária quando viveu o fenômeno dos filmes de terror
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Desde comerciais de chicletes até O Exorcista - O Devoto, há uma carreira de sucessos, fracassos e acusações que merece ser analisada.

    Há atores que não têm escolha a não ser viver no mesmo papel pelo resto de suas vidas, não importa o quanto tentem mostrar que são outra coisa. Macaulay Culkin e Kevin McCallister, Adam West e Batman, Anthony Perkins e Norman Bates... E, é claro, Linda Blair e Regan MacNeil.

    A atriz, que em mais de uma ocasião declarou que não passava um dia sem falar sobre O Exorcista, está de volta à boca de todos graças à sua participação em O Exorcista - O Devoto. Mas por onde ela esteve até agora, e será que podemos descobrir o que aconteceu com Linda Blair?

    Do talento ao demônio

    Warner Bros./Reuters

    Linda Denise Blair nasceu em St. Louis, Missouri, em 22 de janeiro de 1959 (o que significa que agora ela tem 64 anos). Sua mãe era corretora de imóveis e seu pai era um piloto do exército que se tornou técnico de recursos humanos. Desde o início, ficou claro para o casal que sua filha poderia ser atriz, e eles mexeram alguns pauzinhos em Nova York para que ela conseguisse pequenos trabalhos como modelo de catálogo aos cinco anos de idade.

    Pouco depois, ela faria comerciais como os das esquecidas bonecas Kerry e Mia, que tentavam competir com a Barbie com cabelos extensíveis, ou para a goma de mascar Carefree, uma das primeiras gomas de mascar sem açúcar ainda hoje no mercado.

    Em 1968, aos nove anos de idade, Blair apareceu pela primeira vez na novela diária Hidden Faces, da qual restam apenas três minutos e meio de seus 127 episódios. Em seguida, ela estreou com algumas pequenas aparições em filmes esquecidos como The Way We Live Now e The Sporting Club, mas o que ninguém esperava era que ela se tornaria um ícone internacional aos 14 anos, depois de passar em um teste de elenco com mais de 600 candidatos. William Friedkin a escolheu para estrelar o filme O Exorcista.

    E foi por acaso, porque a agência que a representava enviou trinta outras garotas para o casting em vez de Blair. Sua mãe, não desistindo, a levou pessoalmente. Na primeira reunião com Friedkin, ele lhe perguntou se ela sabia o que significava a palavra "masturbação".

    Ela respondeu, rindo um pouco: "É como se masturbar, não é?". "Você já fez isso?", ele perguntou novamente, de uma forma que pode ser vista com outros olhos hoje em dia. "Claro, você já fez?", ela respondeu. E então ela soube que havia encontrado sua Regan, a única atriz mirim em toda Nova York que não ficaria traumatizada com a experiência.

    O resto, nós já sabemos: até o próprio Max Von Sydow ficou com medo depois de ver a atriz repetindo seu discurso carregado de palavrões pela primeira vez. A princípio, a voz da demoníaca Regan seria a da própria Blair, mas o resultado não convenceu Friedkin e ele acabou contratando Mercedes McCambridge, vencedora do Oscar em 1950 por Todos os Homens do Rei. E, como punição, isso quase lhe custou a indicação.

    Warner Bros.

    De indicada a esquecida

    É isso mesmo: Linda Blair foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, embora, se a mudança de voz tivesse sido conhecida a tempo, ela talvez nunca tivesse sido indicada, pois isso era contra as regras da Academia. A garota perdeu para Tatum O'Neal (então com dez anos de idade) por Lua de Papel, mas na época esse foi o menor de seus infortúnios.

    Entre os tabloides espalhando mentiras (foi dito até que, depois do filme, ela foi parar em uma clínica psiquiátrica) e ameaças de morte de grupos ultrarreligiosos que acreditavam que ela estava glorificando Satanás, Blair tentou continuar com sua vida normal enquanto tinha seus primeiros casos amorosos (seu namorado na época disse que eles compartilhavam o amor por "sexo e cachorros, não juntos").

    Bem, toda a "vida normal" que se pode ter com um policial vigiando a porta da frente todos os dias para o caso de alguém sentir vontade de fazer alguma loucura.

    Embora, é preciso dizer, sua filmografia posterior não tenha sido muito espetacular. Ela conseguiu entrar sorrateiramente em um dos maiores sucessos de bilheteria do ano seguinte, Aeroporto 1975 e encontrou seu lugar em filmes polêmicos para a TV, um dos quais a reuniu com Anthony Hopkins, Kirk Douglas e Burt Lancaster, Victory at Entebbe. E então, quatro anos após a primeira parte, chegou a hora da inevitável sequência.

    Warner Bros.

    O O Exorcista II - O Herege foi um pesadelo para a atriz no pior ano de sua vida: ela teve que lidar com o divórcio dos pais, dois rompimentos amorosos e um vício em álcool. Logo após as filmagens, seus amigos do Lynyrd Skynyrd morreram em um acidente de avião e, para completar, logo após o funeral, ela foi acusada de posse (de metanfetaminas) e tráfico de drogas.

    De acordo com Blair, ela não tinha interesse na cocaína comprada por um amigo, mas nos filhotes de cachorro com pedigree aparentemente vendidos por traficantes. Veja bem: sempre orbitando em torno dos filhotes.

    E no final, o que acontece? Bem, a sequência de O Exorcista foi considerada um horror, embora tenha tido um lucro pífio. Pelo menos ela se safou e não precisou usar maquiagem demoníaca, que era sua única exigência para um retorno.

    A partir daí, entre os fracassos acorrentados e sua vida pessoal, sua filmografia caiu drasticamente em qualidade, com trabalhos como Roller Boogie, Ruckus ou Fiery bars, pelos quais ela começou a ser conhecida como símbolo sexual. De fato, ela acabou aparecendo na capa da Playboy quando Deus (talvez esse não seja o melhor exemplo) a trouxe ao mundo. Felizmente, não se preocupe: a história tem um final feliz.

    “O filme mais assustador já feito”: Durante 11 anos, O Exorcista foi banido no Reino Unido e aqui está o motivo

    Resgatadora de cães

    Nos anos seguintes, Linda Blair fez o conceituado Stranger in Our House com Wes Craven, ganhou um Razzie por sua atuação em Night Patrol, um Framboesa de Ouro de Pior Atriz por Savage Streets (hoje um filme cult, aliás), estrelou ao lado de David Hasselhoff em Witchcraft e até se aventurou como produtora com o filme de arte Grotesque. E, no final, ela teve que parodiar a si mesma para expiar seus pecados em A Repossuída, com Leslie Nielsen, que foi lançado apenas um mês depois de O Exorcista 3, com pura maldade.

    Nos últimos anos, Blair se tornou apresentadora e, por assim dizer, uma estrela. No ano passado, por exemplo, ela apareceu no programa Mask Singer com uma única função: promover seu trabalho de caridade com animais de estimação e sua associação, a Linda Blair WorldHeart Foundation, à qual ela se dedicou nos últimos vinte anos. Sim, Blair, uma vegana convicta desde 2001, agora se dedica quase que em tempo integral à defesa dos direitos dos animais e usa sua fama para conscientizar o público.

    É preciso dizer que seu amor pelos animais vem de longa data: quando criança, ela aprendeu a montar cavalos e se tornou uma amazona quase profissional, usando outro nome para não ser reconhecida nas pistas de corrida. Na verdade, ela queria ser veterinária antes de O Exorcista mudar sua vida para melhor ou pior. E, no fim das contas, a vida a uniu novamente à saga que ela não tem escolha a não ser amar e odiar ao mesmo tempo, mesmo que nessa sequência ela tenha sido contratada inicialmente apenas como consultora, certificando-se de que as crianças não seriam afetadas por seus papéis.

    O Exorcista - O Devoto
    O Exorcista - O Devoto
    Data de lançamento 12 de outubro de 2023 | 1h 52min
    Criador(es): David Gordon Green
    Com Leslie Odom Jr., Ellen Burstyn, Ann Dowd
    Usuários
    2,3
    Adorocinema
    2,5
    Assista agora

    Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top