Minha conta
    O filme de ficção científica que traumatizou Denis Villeneuve antes de Duna: "Um dos projetos mais difíceis que já fiz"
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Denis Villeneuve empolgou os fãs de ficção científica com as adaptações de Duna, mas não é sua primeira experiência no gênero.

    Denis Villeneuve conquistou ainda mais respeito e admiração dos fãs de ficção científica com Duna (2021) e agora Duna: Parte 2 (2024), adaptando a aclamada obra de Frank Herbert para o cinema. Mas, antes disso, o diretor teve outras experiências com ficção científica nas telonas – e uma delas lhe deixou, de certa forma, traumatizado.

    "É o filme que nasci para fazer": Duna 2 é mais ambicioso que o primeiro filme e realiza sonho de Denis Villeneuve

    Estou falando de Blade Runner 2049 (2017). O filme é considerado um dos projetos mais difíceis da carreira de Denis Villeneuve, já que se trata de nada menos que uma sequência para o clássico Blade Runner, o Caçador de Andróides (1982), de Ridley Scott.

    Em entrevista ao Hollywood Reporter, Villeneuve falou sobre a responsabilidade que foi fazer uma sequência para Blade Runner. "Blade Runner é um dos meus filmes favoritos e é absolutamente uma obra-prima. Ridley Scott é um dos meus cineastas favoritos e, embora ele tenha dado sua bênção, foi muito importante para mim ouvir e ver em seus olhos que ele estava bem comigo fazendo o filme na época. Mas eu estava constantemente pensando no filme original enquanto fazia Blade Runner 2049. Era impossível não fazer isso".

    [Blade Runner] 2049 foi realmente uma carta de amor para o primeiro filme, mas foi de longe um dos projetos mais difíceis que já fiz, e acho que nunca mais irei abordar o universo de outra pessoa. Ainda acordo às vezes à noite e pergunto: 'Por que fiz isso?' Já havia recusado alguns outros projetos dessa escala, mas na época disse para mim mesmo: 'É um projeto maluco, mas vale a pena correr o risco de perder tudo'

    No final das contas, Blade Runner 2049 foi aclamado pela crítica, atualmente com 88% de aprovação no Rotten Tomates, apesar de não ter ido tão bem em bilheteria (com pouco mais de US$ 259 milhões em bilheteria). O filme ainda recebeu cinco indicações ao Oscar, saindo vitorioso em duas delas, como Melhor Fotografia e Melhores Efeitos Visuais. Além disso, o trabalho bem-sucedido de Denis Villeneuve na sequência de Blade Runner o credenciou para comandar uma nova (e grandiosa) adaptação de Duna no cinema.

    Blade Runner 2049
    Blade Runner 2049
    Data de lançamento 5 de outubro de 2017 | 2h 44min
    Criador(es): Denis Villeneuve
    Com Ryan Gosling, Harrison Ford, Ana de Armas
    Imprensa
    4,5
    Usuários
    4,0
    Adorocinema
    4,0
    Assistir em streaming

    Em Blade Runner 2049, após os problemas enfrentados com os Nexus 8, uma nova espécie de replicantes é desenvolvida, de forma que seja mais obediente aos humanos. Um deles é K (Ryan Gosling), um blade runner que caça replicantes foragidos para a polícia de Los Angeles. Após encontrar Sapper Morton (Dave Bautista), K descobre um fascinante segredo: a replicante Rachel (Sean Young) teve um filho, mantido em sigilo até então. A possibilidade de que replicantes se reproduzam pode desencadear uma guerra deles com os humanos, o que faz com que a tenente Joshi (Robin Wright), chefe de K, o envie para encontrar e eliminar a criança.

    Quem vai ganhar o Oscar 2024? Vote aqui no seus favoritos e acompanhe a super live do AdoroCinema no domingo, 10 de março, a partir das 18h30.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top