Minha conta
    “Não é um filme convencional de viagem no tempo”: Finalmente, Christopher Nolan explica Tenet de uma forma que qualquer um pode entender
    Júlia Barbosa
    Júlia Barbosa
    Criada no palco, sempre foi movida pela arte. Defensora ferrenha de Crepúsculo e Ricardo Darín, fala pelos cotovelos sobre as histórias que vemos nas telas e nos bastidores.

    O filme de ficção científica está sendo relançado em IMAX nos cinemas estadunidenses.

    Christopher Nolan está focado na campanha do Oscar de Oppenheimer, mas também tirou um tempo para promover o relançamento de Tenet nos cinemas americanos. O diretor reconhece que é plausível que alguns espectadores tenham ficado frustrados e chegou a admitir que nem ele conseguia entender tudo, mas agora deu uma explicação bem clara que qualquer um pode compreender.

    Em uma entrevista ao apresentador Reece Feldman, Nolan se mostrou aberto a explicar como funciona o mecanismo narrativo usado no filme, que muitos acabam associando ao recurso clássico da viagem no tempo. Porém, o diretor de Dunkirk enfatizou que é mais elaborado que isso:

    “Tenet não é um filme de viagem no tempo de forma convencional. É um filme sobre a direção do tempo, algo que se define pela entropia. Todas as leis da física são simétricas, são as mesmas independentemente da direção do tempo, com exceção da entropia”.

    Oppenheimer e Tenet têm conexão? Christopher Nolan relembra referência no filme de 2020 (Entrevista)

    O cineasta prosseguiu, utilizando pipocas para demonstrar seu argumento, justificando que as máquinas de Tenet não servem para ir ou voltar no tempo. Ao invés do padrão que estamos acostumados em outras produções de ficção científica, os aparelhos fazem com que as linhas temporais se sobreponham, avançando e retrocedendo simultaneamente.

    @guywithamoviecamera official #tenet explainer vid from the man himself #christophernolan 🫡 (it’s back in theaters this week!!) #wbpartner ♬ Solas X Interstellar - Gabriel Albuquerqüe

    Christopher Nolan “escondeu” a explicação de Tenet no próprio título do filme

    Warner Bros. Pictures

    Nolan usa o conceito da física para guiar o longa-metragem para aproximar a ficção à ciência de verdade o máximo possível. Ainda que não existam máquinas capazes de modificar a entropia, as teorias descrevem como isso poderia acontecer:

    “Há um debate no mundo da física sobre se a entropia define a direção do tempo ou simplesmente a mostra, se é a causa ou a consequência. Tenet assume a ideia de que a entropia é a causa. (...) Na cena em que o protagonista segura sua mão e a bala invertida salta em direção a sua mão, você fez isso acontecer, não importa o que aconteça. Isso acontece porque sua entropia foi invertida”, exemplifica.

    O diretor ainda complementa a “aula” mostrando que o próprio título do filme demonstra o fio condutor da trama. Assim como as linhas temporais que se cruzam, “Tenet” é um palíndromo. Isso significa que a palavra pode ser compreendida da mesma forma independente do sentido de leitura, como “arara”, por exemplo.

    No SAG Awards , a atriz Ayo Edebiri, de The Bear, mostrou que entendeu a base conceitual da obra de Nolan ao ser questionada sobre o que diria a sua versão do passado, caso a encontrasse:

    “Eu não diria nada a ela, por causa das regras da viagem no tempo. Nunca fui visitada por mim mesmo no futuro, então se isso acontecesse comigo, eu não tomaria as decisões que tomei. É a lógica de Tenet”, declarou ao Access Hollywood.

    Tenet
    Tenet
    Data de lançamento 29 de outubro de 2020 | 2h 30min
    Criador(es): Christopher Nolan
    Com John David Washington, Kenneth Branagh, Robert Pattinson
    Usuários
    3,7
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top