Minha conta
    No streaming: O primeiro filme de uma saga de fantasia que sonhou alto, mas falhou miseravelmente e criou polêmica junto à Igreja
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Astros como Daniel Craig, Nicole Kidman, Eva Green e mais estão presentes.

    Apaixonado pela obra do escritor Philip Pullman e conhecido por ter assinado a direção de American Pie; em meados dos anos 2000, Chris Weitz conseguiu convencer os executivos da New Line Cinema a adaptar a aclamada franquia literária, His Dark Materials. O diretor contou com Pullman em todos os momentos da saga, dando à luz, em 2007, o longa-metragem A Bússola de Ouro.

    Na trama, acompanhamos um universo onde uma poderosa instituição religiosa, chamada Magistério, controla estritamente as crenças da população. Nesse mundo, o espírito de cada pessoa existe fora do corpo, assumindo a forma de um animal chamado daemon que permanece próximo ao seu humano.

    Nesse contexto, conhecemos a história de Lyra Belacqua (Dakota Blue Richards), uma órfã de 12 anos que foi criada no Jordan College, um prédio da Universidade de Oxford. Seu parente mais próximo é o tio, Asriel (Daniel Craig), um explorador que está em busca de uma misteriosa partícula cósmica. Assim, após encontrar o que procura, Asriel mudará para sempre a ordem da sociedade.

    Autor de Game of Thrones revela seus 10 filmes de fantasia favoritos: “Se você não gosta desses filmes, você não gosta de fantasia”

    UMA ESTREIA DECEPCIONANTE

    Com um investimento na casa dos 180 milhões de dólares, podemos dizer que The Golden Compass (no original) foi um grande fracasso para os cofres da New Line Cinema. Para se ter ideia, o longa-metragem arrecadou “apenas” 372 milhões de dólares mundialmente, ficando bastante aquém do esperado.

    Da mesma forma, as críticas também não foram nada gentis, surgindo, o filme, com meros 42% de aprovação no Rotten Tomatoes. O consenso do site afirma que a produção não tem a mesma pegada do material de origem, sendo reduzida a “efeitos especiais até bons mas que desmoronam com uma narrativa frouxa”.

    New Line Cinema

    Segundo especialistas, um dos maiores problemas com o longa é que a direção foi forçada a remover temáticas importantes do livro. Aparentemente, a New Line Cinema interveio e censurou determinadas cenas durante a pós-produção, cenas essas que reforçavam o abuso de poder da Igreja ou mesmo a rejeição à religião. O objetivo era evitar uma polêmica com a Igreja Católica.

    No fim das contas, a controvérsia veio da mesma forma após o lançamento, alegando, algumas pessoas religiosas, que o longa servia como um movimento para denegrir o cristianismo.

    Desta forma, quem quiser conferir A Bússola de Ouro com os próprios olhos, vale ressaltar o filme está disponível na HBO Max.

    A Bússola de Ouro
    A Bússola de Ouro
    Data de lançamento 25 de dezembro de 2007 | 1h 53min
    Criador(es): Chris Weitz
    Com Nicole Kidman, Daniel Craig, Dakota Blue Richards
    Usuários
    3,8
    Assista agora em Max

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top