Minha conta
    “Foi muito libertador”: Após ser rejeitado pela Disney, filme da Netflix indicado ao Oscar 2024 teve poucas mudanças - exceto por esse ponto crucial
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Na corrida pela estatueta de ouro, serviço de streaming liberou Nimona no Youtube.

    Disponibilizado gratuitamente no Youtube da Netflix há pouco tempo, Nimona é uma das grandes apostas do Oscar de Melhor Animação na 96ª edição da honraria. Baseado na graphic novel de N. D. Stevenson, a trama acompanha uma metamorfa que deseja se tornar a comparsa perfeita do (suposto) maior vilão de todos os tempos.

    Dirigido por Nick Bruno e Troy Quane, o longa passou por um tortuoso caminho até chegar nas mãos do serviço de streaming - começou a ser produzido pela Blue Sky e foi cancelado quando a Disney adquiriu a extinta Fox e fechou o estúdio responsável por A Era do Gelo e Rio.

    De rejeitada pela Disney a forte concorrente ao Oscar 2024; entenda por que animação foi engavetada antes de atingir sucesso

    Em entrevista ao Cartoon Base, Troy revelou as principais mudanças do longa após o seu “salvamento” pelas mãos da plataforma. “O design dos personagens e o estilo visual do filme são os mesmos que estabelecemos na Blue Sky. Em termos de história, o filme é cerca de 90% igual aos rolos que colocamos na época em que o estúdio foi fechado!”, explica ele.

    “Para novos parceiros, Megan Ellison, da Annapurna e na Netflix, as únicas mudanças que fizemos foram focar mais na temática da aceitação e em quem eram os personagens em relação aos elementos LGBTQ+ da história. Foi muito libertador ter parceiros tão solidários!”, revelou ele.

    Netflix

    O diretor ainda destacou a importância de lutar por variadas produções queer utilizando a linguagem da animação. “Cabe a nós, como cineastas, continuar lutando por histórias honestas e inclusivas. Precisamos resistir às expectativas sobre o que os filmes de animação podem ser e os tipos de histórias e personagens que trazemos para a tela", refletiu.

    Apesar de não ter uma sequência confirmada, já que o filme é baseado em uma graphic novel única, com história encerrada, o cineasta afirma que “depois de passar tanto tempo criando esses personagens e construindo o mundo do futuro medieval, você não consegue evitar se apaixonar por eles”. Ele acrescenta: “Eu ficaria feliz em passar mais tempo com esses novos amigos que fizemos e descobrir que aventuras os aguardam além dos muros do Reino. Com alguém como Nimona as possibilidades são literalmente infinitas!"

    Oscar 2024: Escute todos os indicados na categoria de melhor canção original

    Para o futuro, Tony disse ao Cartoon Base que deseja continuar adaptando histórias para o audiovisual. "Existem alguns livros que estou interessado em possivelmente adaptar. O truque de trabalhar em PI [propriedade intelectual] existente é ter certeza de que há algo novo e fresco que você pode trazer para ele, para agregar valor. Eu ainda gostaria de ser capaz de expressar minha voz ou visão criativa, e não apenas refazer o que já foi feito. Caso contrário você acaba não deixando ninguém feliz, você mesmo ou os fãs do material!"

    Nimona
    Nimona
    Criador(es): Nick Bruno, Troy Quane
    Com Chloë Grace Moretz, Riz Ahmed, Eugene Lee Yang
    Data de lançamento 30 de junho de 2023
    Assistir em streaming

    Na disputa pelo Oscar 2024 de Melhor Animação contra O Menino e a Garça, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, Meu Amigo Robô e Elementos, Nimona está disponível no catálogo da Netflix e no Youtube.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top