Minha conta
    "Sem isso, todo mundo sofre": Diretores de Homem-Aranha - Através do Aranhaverso explicam por que animações são imprescindíveis para Hollywood
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Cineastas estão preparando terceiro filme estrelado por Miles Morales.

    Homem-Aranha: Através do Aranhaverso foi um dos grandes filmes do último ano. Dirigido por Joaquim Dos Santos, Kemp Powers e Justin K. Thompson, o longa chegou a ser cotado para as principais categorias do Oscar 2024, mas recebeu apenas uma indicação à estatueta de Melhor Animação. Em entrevista à Variety, durante a participação no podcast do veículo, o trio de cineastas responsável pelo longa abordou a forma como as animações são tratadas em Hollywood. De acordo com o Yahoo Finance, o mercado global de animações atingiu mais de 400 bilhões de dólares no final de 2023, um aumento em relação ao ano anterior (391 bilhões de dólares).

    Um dos melhores personagens de Através do Aranhaverso QUASE ficou de fora: Roteiristas o salvaram por causa do ator

    Projetos animados também não estão no escopo do sindicato dos roteiristas, o WGA, contam com regras diferentes no sindicato dos diretores, o DGA, e são constantemente esnobados em premiações em categorias que não sejam específicas à linguagem cinematográfica. “Acho que vale repetir: a animação é um grande negócio para a indústria”, diz Dos Santos. “Trazemos uma tonelada para a mesa; sem elas, todo mundo sofre. Também quero acrescentar que fazer um filme de animação não deveria ser um sacrifício para o artista que o faz.” Powers acrescenta: “Eu faço as duas coisas [escrita e animação], e é difícil convencer um escritor que está na WGA a escrever sobre um filme de animação pela simples razão de que isso não contribui para seu seguro médico", disse.

    Sony Pictures

    "Espero que a indústria entenda que a animação é importante para todo esse ecossistema cinematográfico. Tem havido uma ótima narrativa sobre 'o que vai salvar os filmes e quando eles voltarão?' A verdade é que os filmes nunca poderão voltar a menos que a animação volte”, completa ele. Próximos de lançarem Homem-Aranha: Além do Aranhaverso, terceiro capítulo da franquia estrelada por Miles Morales, os cineastas contam com sucessos em suas carreiras - de indicações ao Oscar e prêmios por projetos variados. Entretanto, há alguns meses, relatórios revelaram supostos problemas na produção de Através do Aranhaverso - tanto que o novo filme foi adiado indefinidamente.

    De onde surgiu o meme do Homem-Aranha? Dica: surgiu décadas antes do Aranhaverso

    Ainda que existam muitas questões sobre o desenvolvimento de animações em Hollywood, as declarações dos realizadores fazem coro com nomes como Guillermo del Toro, que venceu o Oscar no ano passado por Pinóquio, e a dupla de produtores do Aranhaverso, Phil Lord e Chris Miller.

    “Animação é cinema. Animação não é um gênero. A animação está pronta para ser levada para a próxima etapa. Mantenha a animação na conversa”, disse o cineasta mexicano durante a cerimônia da Academia.

    Homem-Aranha: Através do Aranhaverso
    Homem-Aranha: Através do Aranhaverso
    Data de lançamento 1 de junho de 2023 | 2h 21min
    Criador(es): Joaquim Dos Santos, Kemp Powers, Justin Thompson
    Com Shameik Moore, Hailee Steinfeld, Oscar Isaac
    Imprensa
    3,8
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora em Max

    Em um embate interessante contra O Menino e a Garça, Nimona, Elementos e Meu Amigo Robô, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso pode levar a estatueta neste ano. O longa está disponível no catálogo da HBO Max.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top